Rádio Laranjeiras FM

FALANDO AO TEU CORAÇÃO

FALANDO AO TEU CORAÇÃO - Não andeis ansioso por coisa alguma, tudo será resolvido no tempo de Deus!!!... 🎧Ouça o áudio❤️Abaixo, seja abençoado(a) e fortalecido(a) na fé nesta sexta-feira e tenha um🙏 bom final de Semana na graça e paz do Senhor Jesus.

26 janeiro 2011

Chamas de Escorpioes em Laranjeiras, saúde não pode fazer nada!

Estivemos na Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal de Laranjeiras e levamos dois escorpioes encontrado em uma casa na Vila Ione - próximo ao Hospital São João de Deus. A família solicitava dedetização na casa e a funcionária que nos recebera disse não poder fazer nada a não ser entregar um folheto explicativo com ilustrações. Segundo a funcionária "a Prefeitura Municipal de Laranjeiras anos passado por intermédio da Vigilância Sanitária quando tinha problemas assim nas casas era feito a dedetização mas o problema não era resolvido. Com isso, quem acabava sendo infectado com o remédio eram as crianças das casas dedetizadas. Então resolveram para com a dedetização", e acrescentou a nossa reportagem que não podia fazer nada.! Então perguntamos o que fazer, uma vez que faz medo esses tipos de insetos peçonhentos e que podem matar principalmente crianças que não se defendem, e a mesma disse que deve-se limpar todo tipo de entulho, telhas e objetos de construção velhos armazenados entre outros. Verificando identificamos as informaçoes passadas pela mesma, mão a Vigilância de Saude não poder fazer nada a respeito é um absurdo, pois o problema existe e tem pessoas que podem comprar inseticidas e outras não! Voltaremos lá na Vigilãncia Sanitária da Prefeitura de Laranjeiras para saber mais sobre esse e outtros assuntos tais como cobras - que também vem aparecendo muito por lá.  Claro que esses insetos não são somente na Vila Ione, mas tomos como exemplo os que vem aparecendo também por essa rua. Fazendo algumas pesquisas sobre escorpiões constamos que “Os escorpiões tem o habito noturno, pois durante a noite mais fresca e umida sai para caça sendo um predador carnívoro, alimenta-se de insetos como baratas, grilos , mariposas e outros, e durante o dia  esconde-se debaixo de tijolos, telhas, pedras, rachaduras em paredes, também por ser mais fresco eles procuram  abrigo em casa e por esse motivo que acontecem os acidentes com pessoas, os escorpiões podem viver vários meses sem água e alimento em seus esconderijos. Seu aparecimento é causado pela presença de outros insetos, como a barata , são sensíveis a qualquer tipo de  inseticida, desde que este inseticida a base de querosene seja pulverizado diretamente no escorpião, e é por esse motivo que torna-se a eliminação do inseto difícil, pois eles sempre estão escondidos, e o fato de o escorpião respirar o veneno a longa distância não o mata,  nem ele se alimentando de insetos mortos pelos inseticidas. Portanto para a eliminação dos escorpiões passa pela conscientização,  limpar caixas de gorduras onde há presença de baratas e outros insetos, não deixar entulhos no quintal, eliminar telhas, tijolos velhos e tudo que possa servir de abrigo para o escorpião.
Seus principais predadores  são pássaros, lagartixas, galinhas d”angola, galinhas e alguns mamíferos insetívoros
A espécie do gênero tityus é a mais numerosa no país e a que tem o  maior o índice de acidentes no Brasil, o  estado de Minas Gerais, é onde se encontra a maior população de Tityus Serrulatus ( escorpião amarelo) e onde temos a maior incidência de acidentes no país.
Alguns inseticidas a base de querosene, são eficazes para matar o escorpião , desde que a aplicação seja direto no esconderijo ou no inseto tais como
PENETROL é um cupinicida a base de querosene e deltametrina potentes inseticidas de amplo espectro,  FORMILIXPK3 este ultimo tem que ser feita a diluição em querosene para maximização do veneno, todos tem ação residual prolongada.” (www.dedetizacaodepragas.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário