Rádio Laranjeiras FM

FALANDO AO TEU CORAÇÃO

FALANDO AO TEU CORAÇÃO - Não andeis ansioso por coisa alguma, tudo será resolvido no tempo de Deus!!!... 🎧Ouça o áudio❤️Abaixo, seja abençoado(a) e fortalecido(a) na fé nesta sexta-feira e tenha um🙏 bom final de Semana na graça e paz do Senhor Jesus.

21 janeiro 2012

Plantas que curam, começamos pelo Agrião. Saiba um pouco sobre essa planta

A partir de hoje, publicaremos sempre uma matéria que fale sobre as plantas que curam. Tudo está sendo retirado de um livro "Segredo e Virtudes das Plantas Medicinais". São mais de 28 plantas encontrada no Brasil e aí você ficará sabendo como elas são importantes para a saude de homem nas quais elas são usadas para curar doenças, aliviar dores, cicratizar feridas e tratar contusões. A primeira que lalaremos é da Planta do Agrião.

Para aproveitar ao máximo as importantes propriedades do agrião, é necessário utilizá-lo muito fresco e verde e lavá-lo pre¬viamente, pois é suscetível de transmitir ao homem uma doença parasitária, a distoma-tose. Se essas regras forem devidamente cumpridas, sem dúvida a planta merece a designação de "saúde do corpo", que lhe é atribuída nos meios rurais da França. É uma pequena planta perene, aquática, cujo cheiro picante determinou seu nome científico Nas¬turtium, que deriva da expressão latina nasus tortus, nariz torcido.

O agrião é uma planta de grande valor medicinal, pois sua riqueza em vitaminas e sais minerais confere-lhe propriedades de excelente estimulante e antiescorbútico. A espécie cultivada tem as mesmas proprieda¬des. Para encontrá-lo em locais onde não é cultivado, são necessários longos percursos pêlos prados úmidos, até conseguir colhê-lo numa nascente, fonte ou pequeno regato. É frequente encontrar próximo deste o falso-agrião, uma umbelífera semelhante ao aipo (Heloscyadium nodiflorum) que não é vene-nosa, embora seja aconselhável eliminá-la logo que identificada. Suas flores estão dispos-tas em umbelas, e os seus folíolos dentados adelgaçam-se progressivamente. Ao prová-lo, é fácil distingui-lo do agrião.
A utilização do agrião deve ser interrompida se surgir irritação dolorosa da vesícula.

HABITAT: Europa; aclimatada no Brasil; locais úmidos, nascentes, regatos, valas; até 2.000 m.

IDENTIFICAÇÃO: De 10 a 80 cm de altura. Perene, caule prostrado, redondo, carnudo, glabro, parte inferior rastejante na água; folhas verde-escuras, carnudas, glabras, pinuladas, com folíolos arredondados ou ovais, sendo o terminal frequen¬temente maior; flores brancas, pequenas, em cacho denso. 4 sépalas iguais, 4 pétalas em cruz, 4 estames compridos e 2 curtos, siliqua curta contendo 4 fileiras de sementes, raízes, adventicias nas zonas rasteijanetes dos caules. Cheiro picante, sabor picante

Uso & Propriedade: Rico em vitaminas, além de conter fósforo, ferro, iodo e cálcio, é utilizado como depurativo, diurético, estimulante e antitérmico, indicado também contra afecções dermatologicas, como acne, sarda e dermatose.

2 comentários:

  1. Gostei :) se valorizássemos as plantas viveríamos mais, pois Deus as criou para que tivéssemos vida em abundância, possamos levar essa matéria para a nossa mesa de refeição, sabendo os nutrientes das plantas e seus benefícios. Parabéns Carlos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Vania por acessar nosso blog e deixar comentários. Abraços

      Excluir