Rádio Laranjeiras FM

FALANDO AO TEU CORAÇÃO

FALANDO AO TEU CORAÇÃO - Não andeis ansioso por coisa alguma, tudo será resolvido no tempo de Deus!!!... 🎧Ouça o áudio❤️Abaixo, seja abençoado(a) e fortalecido(a) na fé nesta sexta-feira e tenha um🙏 bom final de Semana na graça e paz do Senhor Jesus.

23 janeiro 2012

Qual a importância da planta Alecrim para sua saúde?

Os atributos do alecrim são tão impor­tantes como os da aspérula-odorífe-ra; datam do século XVII e vêm da Europa Central. Diz-se que a rainha Isabel da Hun­gria, septuagenária e debilitada pela doen­ça, recuperou a saúde e rejuvenesceu graças ao alecrim. A receita da água da juventude, a água da rainha da Hungria, que ela pró­pria preparava, está ao alcance de todos, pois para obtê-la basta juntar e misturar os alcoolatos de alfazema, alecrim e tomilho.
Como muitas outras labiadas, o alecrim atua sobre o sistema nervoso, pois estimula os astênicos, fortalece a memória e eleva o moral dos deprimidos. Sua ação terapêutica inicia-se com a colheita, que pode ser efe-tuada em qualquer época do ano nas colinas meridionais da Europa. O estado espontâ­neo e a liberdade da planta conferem-lhe vigor; transplantado para um jardim, man-tém-se bonito, conserva as características aromáticas que justificam seu uso na culi­nária, mas é menos eficaz que o alecrim espontâneo. As abelhas que o visitam pro­duzem um excelente mel, de gosto intenso, denominado mel-de-alecrim


É fundamental cumprir as doses e o tempo de duração dos tratamentos.

HABITAT: Europa, litoral mediterrâneo; charnecas e pinhais do centro e do sul de Portugal; aclimatada no Brasil, cultivada em hortas e jardins; até 1.500 m.

IDENTIFICAÇÃO: De 50 cm a 1,50 m de altura. Arbusto; caules lenhosos e folhosos; folhas sésseis, coriáceas, estreitas, com bordos enrolados, e persistentes; flores azul-daras e esbranquiçadas, em pequenos cachos axilares. Cheiro de incenso e cânfora; sabor aromático.

USOS & PROPRIEDADES: Antiespasmódico e antiáddo são empregados no tratamento de problemas digestivos, sobretudo em afecções que acometem o fígado. Por suas virtudes tónicas e estimulantes, atua sobre o sistema nervoso. É também anti-séptico, colagogo, diurético e cicatrizante. O óleo de alecrim misturado com azeite de oliva é utilizado em massagens contra o reumatismo. (Segredos e Virtudes das Plantas Medicinais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário