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11 maio 2012

Novo código de barras ajuda o consumidor a não comprar produtos vencidos


por Fabiana Pimentel

Consumidor será informado sobre o prazo de validade no momento que estiver passando o produto pelo caixa do supermercado

A partir desta semana, os consumidores brasileiros vão contar com mais um aliado no controle da validade dos alimentos. Um novo código de barras, desenvolvido pela Toledo do Brasil, informará ao consumidor a data de vencimento do produto na hora do pagamento no caixa.

De acordo com a nova tecnologia, os consumdiores terão um controle maior sobre a validade dos alimentos fracionados, geralmente os perecíveis. “Produtos fracionados são aqueles manipulados pelo próprio supermercado, em geral no setor dos perecíveis. Pelo curto tempo de validade, esses produtos são os que oferecem maior probabilidade de erros operacionais e de serem comercializados com prazos de validade vencidos. Esta é a grande importância do novo sistema: evitar erros”, explica o gereznte nacional de Vendas da Toledo do Brasil, Mario Pandolfo.
Segundo a desenvolvedora do código, o novo sistema permitirá que o produto seja rastreado e o gerente do estabelecimento avisado da aproximação do período de validade, assim será possível tomar providências necessárias para não prejudicar os consumidores.

Campanha
Desde o início de outubro do ano passado, o consumidor do estado de São Paulo que encontrar algum produto com prazo de validade vencido nos supermercados terá o direito de receber gratuitamente um produto igual, dentro da validade. Caso o fornecedor não tenha outro produto igual, deverá entregar um similar e de igual valor.

A campanha de Olho na Validade é válida para os produtos que forem encontrados no ponto de venda, antes de passar pelo caixa. Caso o consumidor encontre mais de um produto com o prazo de validade vencido, terá o direito de receber a mesma quantidade de produtos.

Fonte: Infomoney

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