Rádio Laranjeiras FM

FALANDO AO TEU CORAÇÃO

FALANDO AO TEU CORAÇÃO - Não andeis ansioso por coisa alguma, tudo será resolvido no tempo de Deus!!!... 🎧Ouça o áudio❤️Abaixo, seja abençoado(a) e fortalecido(a) na fé nesta sexta-feira e tenha um🙏 bom final de Semana na graça e paz do Senhor Jesus.

04 junho 2013

O Secretário Adjunto de Turismo e o Secretário de Cultura de Laranjeiras foram entrevistados pela Revista GOL



“Laranjeiras é tombada como patrimônio histórico nacional e considerada berço da cultura afro no Estado”

A Revista GOL é levada para todas as aeronaves dessa organização onde pessoas do mundo inteiro que viajam  nos aviões da GOL passam maior parte do tempo lendo essas revistas. “Laranjeiras é tombada como patrimônio histórico nacional e considerada berço da cultura afro no Estado”, esse tema vai e vem pelo Brasil e os entrevistados Irineu – Secretário de Cultura e Marcos – Secretário Adjunto de Turismo, tiveram a oportunidade de falar mais um pouco de Laranjeiras. Segundo Marcos “por conta da matéria apresentada na revista que fala da cultura e do turismo da cidade um casal de turista de Florianópolis esteve em Laranjeiras por curiosidade do que viu na revista e ficou conhecendo não somente o que teoricamente viu, mas na pratica presenciando ao vivo pontos culturais de Laranjeiras”. Para Marcos a entrevista foi muito proveitosa, até porque a Revista ficará circulando por 30 dias nas aeronaves o que poderá levar mais turistas para o município.

Interessante é que o escritor da um ponto de partida por onde e como chegar a Laranjeiras: “... a dica é pegar a BR-235 e seguir apenas 23 quilómetros rumo ao norte de Aracaju...” e prossegue: “Os folguedos (ritos e danças popula­res) são variados. Ao todo são 24 grupos tradicionais, a maioria deles amando com a autenticidade dos tempos do império, período em que Laranjeiras era a maior produtora de açúcar cristal de Sergipe, com dezenas de engenhos às margens do rio Cotinguiba. O colorido, musical e perfonnático combate Lambe Sujo x Caboclinho, que retraia a perse­guição dos índios catequisados pelas missões jesuítas aos escravos refugiados nos quilombos, acontece todo mês de outubro desde o final do século 19”.
O que nos deixa pasmo é exatamente a forma de como falam dos grupos e das artes exatamente para chamar a atenção dos turistas para que sintam o desejo de realmente conhecer a cultura de Laranjeiras. São Gonçalo, Reisado, Samba de Coco, Chegança e Cacumbi são citados como grupos ou pessoas que tiveram fortes influencia africana ou mesmo indigena. Ademar é citado como o artesão das grandes esculturas a exemplo da escultura de São Jorge, onde a novela da noite tem destacado esse santo.
Na verdade muitas pessoas pelo mundo inteiro vão ficar informados dessa história pois a revista como já dissemos, ficará por um mes voando no avião da GOL. Desta forma muitos turistas aparecerão em Laranjeiras curiosos em conhecer tanta cultura que tem Laranjeiras fala por Marcos e Irineu. Um do Turismo, ou outro da cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário