Rádio Laranjeiras FM

FALANDO AO TEU CORAÇÃO

FALANDO AO TEU CORAÇÃO - Não andeis ansioso por coisa alguma, tudo será resolvido no tempo de Deus!!!... 🎧Ouça o áudio❤️Abaixo, seja abençoado(a) e fortalecido(a) na fé nesta sexta-feira e tenha um🙏 bom final de Semana na graça e paz do Senhor Jesus.

30 julho 2014

Representantes de cooperativa, governo municipal, empresas e a sociedade debatem a implantação da Coleta Seletiva em Laranjeiras

Todos já sabem que o dia 2 de agosto está marcado para fim dos lixões em todo Brasil. Um assunto que já vem sendo discutido há anos e foi nesta segunda-feira, dia 28/07, que várias pessoas representando segmentos da sociedade e governos debateram no auditório da Secretaria de Turismo sobre a Implantação da Coleta Seletiva no município de Laranjeiras.
Talita de Oliveira, representante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, é que vem palestrando em diversas cidades sobre o assunto. Nos disse que Laranjeiras está sendo contemplada também, e que é a quinta cidade visitada e receber as orientações devidas e falou sobre a elaboração do Plano Municipal da Coleta Seletiva para que seja implantado o serviço e toda maneira que venha dá ênfase no processo que estabeleça a Coleta Seletiva como uma questão de educação para que haja não somente a ação do poder público, mas também a participação de toda sociedade, empresas e etc juntos nessa parceria. Evaldino – Secretário Geral da prefeitura de Laranjeiras enfatizou seu interesse em dar total apoio e “o prefeito Juca está disposto a colaborar e servir de maneira que o problema seja resolvido”. 
Um vídeo foi apresentado focando a cidade de Tibagi, no Paraná, como uma cidade modelo de como é realizado todo trabalho de coleta e reciclagem através de projeto do Recicla Tibagi. Esse projeto motivou e mobilizou toda uma comunidade para a separação do lixo e reciclagem. “Serve de exemplo a ser aproveitado”, cita a palestrante.
O lixão acabando, a forma de coleta e reciclagem sendo bem desenvolvidos e realizados com eficiência, vários benefícios serão levados para a cidade e um desse é a diminuição da poluição. Nesse sentido, a Assessora de Meio Ambiente da Votorantim Cimentos Unidade Laranjeiras, Amélia Esper, disse ter já reunido com o pessoal da cooperativa e representantes da prefeitura para tratar do assunto e que também se coloca a disposição para ajudar, como tem feito isso na cidade de Nossa Senhora do Socorro.

Existem leis que garante o apoio e cobram a execução desses serviços através de órgãos públicos e, consequentemente, a contratação de cooperativas e/ou associações para ajudarem na limpeza por meio da coleta seletiva e no processo de reciclagem. Representantes da Cooperativa Montes Claro, de Laranjeiras, estiveram presentes e discutiram o assunto e foram questionados de que haverá a criação de um Comitê com a participação do governo municipal, empresas e entidades representativas. E que depois de implantado a Coleta Seletiva como preza a Lei, deverá ser realizado a inauguração com a participação de toda sociedade governamental e não governamental.
Entre toda discussão o Secretário Evaldino, rodeado pelos demais secretários Paulo Leite e Emanuela, sensibilizado com o pessoal que trabalha no lixão disse que está disposto a encontrar maneiras que possam favorecê-los, uma questão bastante discutida já no final da reunião.

Muitos que estava na reunião indagaram a questão do pessoal do lixão não estarem presentes e serem da Cidade de Nossa Senhora do Socorro. Um assunto delicado e que deverá ser resolvido! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário