Rádio Laranjeiras FM

FALANDO AO TEU CORAÇÃO

FALANDO AO TEU CORAÇÃO - Não andeis ansioso por coisa alguma, tudo será resolvido no tempo de Deus!!!... 🎧Ouça o áudio❤️Abaixo, seja abençoado(a) e fortalecido(a) na fé nesta sexta-feira e tenha um🙏 bom final de Semana na graça e paz do Senhor Jesus.

Geral

Povoado Machado tem Laboratório Popular de Informática atendendo a comunidade com Internet e Wi-Fi gratuitamente

O projeto desenvolvido por Carlos denominado de Rumo ao Desenvolvimento, foi aprovado pela Votorantim Cimentos juntamente com a BrazilFundation. Nesse projeto criou-se o Laboratório Popular de Informática que atende a mais de 50 alunos no curso de informática e durante um ano, serão mais de 120 alunos formados pelo laboratório. Tem  aluno que paga uma taxa de 10 reais quando pode, e os que não podem (de baixa renda), não pagam nada. Com o pagamento a associação procura manter pagamentos da manutenção do prédio e materiais para o curso.
Um grande público participou da inauguração e esteve presente o presidente da associação, Sabrina - como representante da Votorantim Cimentos, Ludovico - consultor do projeto, os educadores Carlos e Juciana Santana (moradora do Povoado Machado). Nessa inauguração detalhou-se mais sobre a forma do projeto e do curso, e todos gostaram. 
O curso iniciou desde o dia 18 de abril e tem funcionado pela parte da manhã e tarde. Só do Povoado Machado são trinta pessoas que estão cursando e isso já atende os requisitos que o projeto propôs visando um maior público do próprio povoado. Muitas pessoas já têm dado depoimentos da alegria de se ter um projeto como esse no povoado bem como alunos que falam entusiasmados com a iniciativa. 
O curso vem sendo desenvolvido de segunda a quinta, e na sexta entra em ação o Dia da Comunidade, onde o Laboratório é aberto as sextas para atender a toda comunidade de forma gratuita. Nesse dia eles tem acesso a internet  e Wi-Fi onde concentra-se grade público em sua maioria de jovens dentro da sede da Associação. O Centro Social Amintas Vieira Souza já desenvolveu várias atividades no povoado a exemplo de outubro rosa, palestras e reuniões educativas. Sem falar em reformas da cabine onde abriga a bomba-motor que abastece a comunidade com água gratuita para os moradores. Recentemente com o apoio da Votorantim, calçou a baixada da rua do povoado nas proximidades da gruta de Pedra Furada até as margens do antigo campo (dona Titina).

A Associação vem desenvolvendo essas atividades com o apoio da Votorantim e outros parceiros




Saúde: Remédio de graça é responsabilidade da União, estados e municípios

União, estados, Distrito Federal e municípios são igualmente responsáveis quando o assunto é garantir aos pobres o acesso grátis a remédios. Este é o entendimento da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que levou em consideração que todos esses entes federativos formam o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Os ministros do colegiado julgaram recurso especial que chegou ao STJ contra o estado do Paraná e a União para a aquisição, em caráter de urgência, de medicação especial para tratamento de um agricultor diagnosticado com linfoma não-hodgkin, que é um tipo de câncer.

A União argumentou que a responsabilidade para a aquisição do medicamento seria do Paraná, principalmente porque o repasse de verbas do Ministério da Saúde é feito para que os governos estaduais comprem e forneçam os medicamentos.

Já o estado do Paraná alegou que o medicamento solicitado seria excepcional e que não faz parte do rol de medicamentos fornecidos pelo SUS.

Entraves desnecessários

O relator do recurso, ministro Herman Benjamin, não acolheu nenhuma das duas argumentações. Segundo ele, a responsabilidade dos entes federativos, no cumprimento dos serviços públicos de saúde prestados à população, é solidária, ou seja, todos são responsáveis.

“A responsabilidade em matéria de saúde, aqui traduzida pela distribuição gratuita de medicamentos em favor de pessoas carentes, é dever do Estado, no qual são compreendidos aí todos os entes federativos”, disse o ministro.

Em relação ao remédio necessário ao tratamento do agricultor não constar no rol daqueles distribuídos pelo SUS, uma perícia comprovou a inexistência de outro medicamento que pudesse substituí-lo. O laudo comprovou também a eficácia do remédio no tempo de sobrevida do paciente.

Para a Segunda Turma, por ser a saúde um direito fundamental, previsto na Constituição, os entes federativos deveriam mover esforços para cumprir o que é estabelecido na Carta Maior e não criar entraves para que o cidadão tenha acesso àquilo que lhe é garantido constitucionalmente.


Fonte: STJ - Superior Tribunal de Justiça - 23/12/2015

41% dos brasileiros que compram por impulso estão inadimplentes, diz SPC Brasil


Pesquisa mostra que alimentos e bebidas são os produtos mais comprados por impulso. Promoções e preços atrativos são os fatores que mais influenciam
O que leva alguém a adquirir produtos desnecessários, chegando a comprometer o orçamento pessoal ou familiar? As compras por impulso estão presentes no dia a dia de todos os brasileiros, em diferentes graus de intensidade, mas quando a situação faz com que os consumidores se endividem e fiquem inadimplentes, algo deve ser feito para frear essa impulsividade. Uma pesquisa inédita do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) traçou um panorama das compras impulsivas no país. Os dados mostraram que 55,3% dos entrevistados garantem ter o hábito de planejar suas compras, porém quatro em cada dez (41,0%) consumidores têm contas atrasadas, sendo que 23,3% estão com o nome sujo em serviços de proteção ao crédito - percentual que chega a 40,1% entre as pessoas altamente impulsivas.

De acordo com o levantamento, todos os consumidores entrevistados cedem às compras por impulso de pelo menos um dos 45 produtos investigados, sendo que o que muda é a frequência destas compras: 46,6% dos consumidores possuem um grau médio de impulsividade. Em relação a como os consumidores se veem em relação às compras não planejadas, observa-se que nem sempre a autoimagem condiz com a realidade das atitudes: 26,5% daqueles que apresentam alto grau de impulsividade disseram que nunca compram produtos dos quais não precisam.

Dois em cada dez consumidores ouvidos (21,8%) realizam compras por impulso frequentemente, sendo que os locais mais recorrentes para esse tipo de compra são as lojas de rua (34,6%), o shopping-center (21,5%), o supermercado (15,2%) e as lojas virtuais (11,6%). Para o educador financeiro do SPC Brasil e do Portal Meu Bolso Feliz, José Vignoli, pessoas com tendência a um alto grau de comportamento impulsivo devem evitar frequentar lojas e shoppings. "É justamente nessa hora que esses consumidores estão mais vulneráveis e cedem às compras por impulso, uma vez que são mais suscetíveis aos apelos do consumo", explica.

Alimentos e bebidas são os produtos mais comprados por impulso

A pesquisa do SPC Brasil mostra também que os produtos mais frequentemente adquiridos por impulso são do setor de alimentação: pães (42,1%), leite (39,6%), cafés (36,4%), sucos (31,2%) e biscoitos (27,6%). O local mais usual para a compra de itens desse segmento é o supermercado (84,5%).

Para o educador financeiro, não é surpresa que esses produtos liderem a lista de produtos comprados por impulso. "A compra de alimentos e bebidas, principalmente no supermercado, está quase sempre relacionada com valores financeiros menores e uma maior frequência de compras pelas necessidades do dia a dia. Isso impacta diretamente na hora da compra impulsiva", alerta.

Segundo Vignoli, o impacto dessas compras sobre o orçamento mensal, no médio prazo, pode se tornar considerável. "Ainda que no dia a dia o gasto seja pouco significativo, os consumidores precisam lembrar-se que se trata de uma despesa realizada constantemente", afirma. "Assim, ao final de um mês, por exemplo, o percentual da renda comprometido com as compras desnecessárias pode vir a ser relevante, desequilibrar as finanças e extrapolar o orçamento."

Após os alimentos e bebidas aparecem produtos do segmento de eletrônicos, como os celulares (24,8%) e os computadores e tablets (21,8%). Já entre o segmento de roupas, calçados e acessórios, os itens mais adquiridos são bolsas e mochilas (20,9%) e calçados (20,1%). O levantamento mostra ainda que os estabelecimentos de rua são os preferidos para as compras de produtos de cama, mesa e banho (54,7%), roupas, calçados e acessórios (50,3%), brinquedos (42,4%), e cosméticos e perfumaria (38,3%).

Promoção e preços atrativos são os fatores que mais influenciam

Os fatores externos que mais influenciam as compras por impulso são a promoção (25%) e o preço atrativo (21%), as facilidades para o pagamento (10%), a variedade de produtos disponíveis (7%) e poder experimentar, degustar e/ou testar o produto na loja (7%).

O tempo disponível para realizar compras por impulso também é outro fator influenciador. Considerando as compras de menor valor do dia a dia, 43,4% dos consumidores compram menos quando têm mais tempo para refletir e adquirir somente o necessário.

Por outro lado, parte dos entrevistados admite que ter tempo acaba gerando mais compras: 34,6% afirmam que acabam comprando mais devido à maior disponibilidade para ver produtos e ofertas interessantes que em uma compra apressada não perceberiam. Quando questionados sobre as compras de roupas e calçados, 29,1% dizem que ter mais tempo também acaba gerando mais compras, em função de poder passear prazerosamente pelas lojas, conversar com vendedores e analisar os produtos que em uma compra apressada não poderiam.

Classes A e B são mais propensas a gastar por impulso

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, os resultados indicam que o consumo impulsivo muitas vezes está ligado à possibilidade de gratificação imediata. Quando avaliados sobre a tendência a atitudes impulsivas no momento da compra, quatro em cada dez (41,0%) concordaram com a expressão "às vezes compro coisas no calor do momento", aumentando para 50,1% entre aqueles com alto grau de impulsividade. Também merecem menção as frases "costumo comprar coisas espontaneamente" (38,1%) e "às vezes sou imprudente da forma como compro" (37,9%).

A economista explica: "Quanto maior o grau de impulsividade dos entrevistados, maior a concordância com a maior parte das frases apresentadas. Quanto mais impulsivos são os consumidores, mais são sensíveis à busca de satisfação imediata e dificuldades de resistir às compras, que podem, inclusive, ser incompatíveis com a realidade financeira do consumidor".

A pesquisa mostra que os entrevistados com renda maior, pertencentes às classes sociais A e B, se mostraram mais propensos a concordar com algumas atitudes relacionadas a compras por impulso, o que pode ser comprovado em frases como "costumo comprar coisas sem pensar" (31,6%, contra 21,6% nas classes C, D e E); "se vejo, compro - é uma expressão que me descreve" (22,2%, contra 15,0% nas classes C, D e E); "compro agora e penso nisso mais tarde" (31,5%, contra 27,1% nas C, D e E); e "ao ver colegas ou amigos com coisas novas fico com tanta vontade que também acabo comprando mesmo sem poder" (18,8%, contra 6,7%).

Sair de casa sem o cartão de crédito pode ser boa estratégia

Apesar dos diferentes graus de impulsividade, praticamente nove em cada dez pessoas ouvidas (86,7%) garantem possuir estratégias para evitar o consumo de produtos não muito necessários. A economista-chefe afirma que algumas das estratégias mais aconselháveis para evitar as compras por impulso foram identificadas na pesquisa: analisar a situação financeira (28,7%), pensar muito antes de comprar (22,2%) e sair de casa sem o cartão de crédito ou débito (19,8%). A maioria dos entrevistados (67,5%) acredita que os métodos funcionam, mas para 25,5% da amostra, algumas vezes as estratégias funcionam, outras não.

De acordo com o educador financeiro do Meu Bolso Feliz, José Vignoli, é importante que o consumidor encare a compra como uma ação planejada. "O ideal é ter objetivos claros. Ir às compras sabendo o que se quer é um meio de evitar as aquisições desnecessárias", indica. "Além disso, o consumidor pode estabelecer metas significativas e de longo prazo, como adquirir um carro ou fazer uma viagem, já que são úteis para manter o foco e ter maior controle sobre a impulsividade nas despesas do dia a dia."
Entretanto, só o planejamento não basta. A economista também alerta que o consumidor deve estar ciente de sua condição financeira: "Conhecendo os limites do próprio orçamento fica mais fácil resistir às tentações da compra por impulso, e quanto mais o consumidor se conscientiza da própria situação, mais ele consegue lidar com os apelos do marketing de consumo", diz Kawauti. "É necessário entender que nem sempre uma oferta significa uma boa oportunidade. Quando se adquire algo desnecessário e que compromete o orçamento, nenhum desconto realmente vale à pena."

Metodologia

O SPC Brasil entrevistou 745 consumidores de ambos os sexos e acima de 18 anos, de todas as classes sociais em todas as regiões brasileiras. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para um intervalo de confiança a 95%.

Cada entrevistado foi questionado quanto à frequência de compras não planejadas de 45 produtos distintos, pertencentes aos segmentos de alimentos e bebidas, eletroeletrônicos, vestuário, cosméticos e perfumaria, brinquedos e bares e restaurantes, considerando uma escala de seis pontos que variou entre "Nunca" a "Sempre". Aqueles entrevistados que apresentaram baixa frequência de compras foram classificados como "baixa impulsividade"; os que mostraram média frequência equivalem à "média impulsividade", e os entrevistados com alta frequência de compra por impulso correspondem aos de "alta impulsividade".

Fonte: Administradores - 15/12/2015






Pediatras dão dicas de como proteger as crianças da zika


Casas equipadas e kit de proteção dentro da bolsa. A rotina de quem tem filho pequeno mudou desde que o zika vírus começou a circular no Rio e foi relacionado a casos de microcefalia e a uma síndrome que causa paralisia. Os pais têm ficado cada vez mais atentos para evitar a picada do mosquito Aedes aegypti.
Na casa da professora Cris Pereira Lopes, de 35 anos, grávida de seis meses e mãe de uma menina de 1 ano, foi montada uma “operação de guerra” contra o mosquito. Além de utilizar repelente de tomada, ela também passou a vestir a filha com roupas que protegem braços e pernas.
— Há duas semanas, tive uma virose e corri para o médico para fazer todos os exames. Graças a Deus, não foi nada de mais. Já estou ciente de que não podemos nos descuidar com essa doença — diz ela.
A enfermeira Paula Elias, de 31 anos, mãe de Thiago, de 3 meses, recorre a mosquiteiro e a fraldas para proteger seu bebê durante os passeios:
— Peguei zika há um mês e, agora, estou redobrando os cuidados com meu filho. Coloquei um mosquiteiro no berço e, quando vou para a rua, cubro as perninhas dele com uma fralda.
O casal Aline e Fernando Cruz, de 36 e 42 anos, respectivamente, levaram o filho de 2 anos para brincar na Praça Xavier de Brito, na Tijuca, neste domingo. Além de lanche e brinquedos, na bolsa deles havia repelente.
— A gente fica com medo de ele ser picado, mas não podemos deixar de sair. Por isso, passamos o repelente umas duas vezes por dia, nas pernas e nos braços dele — conta Fernando.
O engenheiro Eduardo Salomão, de 44 anos, conta os filhos Bernando, de 3 anos, e Caroline, de 6, têm usado calça comprida para evitar picadas de mosquito.
— Desde que comecei a ouvir sobre o zika vírus, passei a mandar meus filhos para a escola com calças compridas. Essa doença é muito séria, e os pais precisam ficar atentos — diz ele.
Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, o médico Eduardo Vaz ressalta que o principal cuidado deve ser combater focos do mosquito. Além disso, ele recomenda proteger a criança com roupas, telas nas janelas, mosquiteiro e repelentes:
— Os pais não devem passar repelentes nas mãos, boca, nariz e olhos da criança. Como o mosquito é repelido pelo odor, usar o produto nas outras partes do corpo é suficiente.
O infectologista e pediatra da UFRJ Edimilson Migowski alerta que, apesar de raro, o zika pode evoluir para síndrome de Guillain-Barré, entre dez e 42 dias após o fim da doença:
— Caso os pais observem a criança com dificuldade de engatinhar ou andar, devem procurar um médico imediatamente.
Desde 23 outubro, quando a notificação de casos de zika tornou-se obrigatória na cidade do Rio, a Secretaria municipal de Saúde registrou 339 gestantes com os sintomas da doença. A prefeitura também investiga 32 casos de bebês que nasceram com microcefalia em maternidades do Rio este ano, para descobrir se as mães contraíram zika. Até o último domingo, a cidade tinha 930 casos notificados da doença.

Fonte: Extra - 15/12/2015

Laranjeiras poderá ter casos de microcefalia? Pode, se nós não fizermos nada contra esse mal do século XXI.

Nada confirmado, mas estive conversando com uma autoridade em Laranjeiras nesta sexta-feira, 11/12, e ele me disse que tem mais de 400 pessoas grávidas na cidade. Destas, uma grande parte já foi picada pelo mosquito causador da dengue, chikungonya e zika. Como a epidemia está tomando conta de uma grande parte do país e especialmente do nordeste, terra onde situação nosso Sergipe e, consequentemente Laranjeiras, há uma preocupação de que essas mulheres possam ter crianças com microcefalia.
Razão disso, todos nós independente de sexo, raça, credo religioso ou cor, temos que agir em nossa cidade para que casos como esses que ainda não aconteceram, não venham acontecer.
Convido a todos para olhar o quintal e os lados de sua casa para detecção de copos descartáveis, latas e outros meios que agreguem esses mosquitos.
O interesse deve partir de todos nós pois o que está acontecendo com os outros poderá acontecer com você também.
Veja abaixo um texto que pesquisei para clarear mais sobre esse assunto. Estarei sempre postando algo sobre o tema...  

Você sabe qual a diferença entre Dengue, Zika e Chikungunya

Muitos médicos e demais profissionais da saúde ainda se confundem com as diferenças dos sintomas dos vírus. A transmissão das três doenças ocorre pela picada do mosquito Aedes aegypti.(o mesmo que transmite a dengue).Os Vírus são clinicamente muito parecidos.

SINTOMAS:

Vírus ZIKA:
Febre, diarreia, dores e manchas no corpo, prurido (coceira) mais intensa na pele acompanhada de conjuntivite, dor de cabeça constante, dor nas articulações, especialmente nas mãos e pés, Cansaço excessivo, Dor na barriga, náuseas, diarreia ou prisão de ventre.

CHIKUNGUNYA:
Início súbito de intensa artralgia e febre acima dos 39 graus, dor de cabeça leve, dor muscular, cansaço, dor de garganta e dor abdominal; o vírus causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor nas articulações,especialmente dos pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos, dor nas articulações chega a ser tão forte que impede os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.
As dores articulares costumam surgir nas primeiras 48 horas e acometem cerca de 90% dos pacientes com febre chicungunha.

DENGUE:
Dores de cabeça, dor por trás dos olhos, febre alta, tonturas e dores das articulações, além de sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes.
É a mais perigosa e pode levar até a óbito, se nao diagnosticada e tratada.

DIAGNÓSTICO:
Uma avaliação clínica cuidadosa e do resultado de alguns exames laboratoriais. O resultado do exame sorológico, tem segurança de 100% (diferentemente do teste rápido), as amostras de sangue para análise devem ser enviadas para os laboratórios de referência nacional e é apresentado em cinco dias.
TRATAMENTO:
Como nas outras viroses, o tratamento visa o alívio dos sintomas com analgésicos, anti-inflamatórios não-esteroides e antitérmicos que não contenham ácido acetilsalícico.
É muito importante manter o paciente bem hidratado e procurar um médico;
Quando a febre desaparece, mas a dor nas articulações persiste, podem ser introduzidos medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia.
PREVENÇÃO:
Não existe vacina contra esses vírus.
A prevenção consiste em adotar medidas simples no próprio domicílio e arredores que ajudem a combater a proliferação do mosquito transmissor da doença.
A CHIKUNGUNYA e ZIKA a sintomatologia é mais branda do que a Dengue.

Fonte: Facebokk Dermonew


Como fechar sua conta corrente

A melhor maneira de encerrar uma conta é solicitar formalmente por escrito ao banco. É importante também guardar uma cópia do requerimento para que sirva de comprovante da solicitação e resguarde o ex-correntista de futuras cobranças indevidas
De acordo com normas do Banco Central (resolução 2747/2000), depois do pedido a instituição financeira deve ter como compromisso encerrar a conta em até 30 dias. Além disso, deve entregar ao consumidor um termo de encerramento com as informações relacionadas à conta a ser fechada.
É importante lembrar que a conta não será encerrada enquanto houver saldo devedor ou débitos com o banco, logo, o cliente deve quitar todas as suas dívidas com a instituição antes de encerrar sua conta.
A partir do pedido de encerramento, a instituição deve cessar a cobrança de tarifa de manutenção, podendo, no mês em que ocorrer a solicitação, cobrar tarifa proporcional ao tempo de utilização da conta.
Depois de concluído o processo, o banco deve enviar aviso ao correntista, informando a data do efetivo encerramento da conta corrente.
Veja abaixo outras dicas importantes para encerrar a conta bancária:
> A solicitação de encerramento pode ser feita em qualquer agência do banco de que o consumidor é cliente, não necessariamente na que a conta foi aberta.
> Algumas instituições podem oferecer um formulário específico para o encerramento da conta. Nesse caso, solicite uma cópia. Mas, na dúvida, leve seu próprio documento com o pedido.
> Além da carta, o consumidor deve levar as folhas de cheque e cartões relacionados àquela conta ao banco e solicitar que sejam destruídos (quebrados, rasgados) em sua presença.
> Caso queira encerrar a conta mas manter o cartão de crédito vinculado à instituição financeira, o ex-correntista deve indicar essa intenção ao banco, que poderá aceitar ou não o pedido.
> Caso tenha débito automático, é recomendável que o correntista vá, ao longo do mês, suspendendo os serviços assim que os pagamentos forem realizados.
> Se não tiver tomado essa precaução antes de encerrar a conta, o consumidor precisa deixar saldo suficiente para cobrir o pagamento. O mesmo vale para cheque pré-datado.
No ato do fechamento, é obrigação do banco entregar um termo de encerramento com todas as informações relacionadas à conta a ser encerrada, demonstrativo de compromissos e valores a serem quitados. Esse termo também deve conter compromisso expresso do banco de encerramento da conta em até 30 dias. Depois de concluído o processo, o banco deve enviar aviso (por carta ou e-mail) ao correntista, informando a data do efetivo encerramento da conta corrente.
A partir do pedido de encerramento, o banco deve cessar a cobrança de tarifa de manutenção, podendo, no mês em que ocorrer a solicitação, cobrar tarifa proporcional ao tempo de utilização da conta.
O pedido de encerramento deve ser aceito mesmo que haja cheques sustados, à contraordem ou cancelados por qualquer motivo. Porém, caso sejam apresentados dentro do prazo, os cheques serão devolvidos pelos respectivos motivos, mesmo com a conta encerrada, e o emitente, quem passou o cheque, deverá arcar com suas obrigações legais.
A conta não poderá ser encerrada enquanto existir saldo devedor ou débitos de obrigações contratuais que o correntista mantenha com o banco, cujos pagamentos estejam vinculados à conta que pretende encerrar. O encerramento só poderá ser efetivado depois de equacionada, de comum acordo, a forma de baixa dessas obrigações. O banco deve manter um registro da ocorrência relativa ao encerramento da conta pelo prazo de cinco anos.
Saiba ainda que os bancos são obrigados a fornecer todas as informações a respeito das exigências para o encerramento da conta corrente (rescisão do contrato), seja por iniciativa do banco ou do consumidor. As exigências mínimas para encerramento de conta corrente devem, obrigatoriamente, constar da ficha-proposta, desde a abertura da conta.

Não deixe sua conta inativa!
Se a conta não for movimentada pelo cliente por mais de 90 dias, o banco deverá comunicar a situação ao correntista, alertando-o de que a tarifa de manutenção continua incidindo sobre a conta e avisando que, se o período de inatividade chegar a seis meses, ela poderá ser encerrada.
Durante esse período de seis meses, as tarifas de manutenção e encargos continuarão incidindo sobre a conta. Após esse prazo, caberá ao banco suspender a cobrança das tarifas e encargos sobre saldo devedor.
Após seis meses sem movimentação, o banco poderá optar por manter a conta aberta e paralisada ou, ainda, contatar o usuário para que ele decida, em 30 dias, se voltará a movimentá -la ou se prefere encerrá -la. Não havendo manifestação do consumidor, o banco cessará a cobrança de tarifas e débitos sobre a conta após os 30 dias.
Fonte: Idec - 08/12/2015














Juros do cartão de crédito atingem em outubro 368% ao ano, afirma Anefac


Os juros médios cobrados no rotativo do cartão de crédito —quando o consumidor deixa de pagar a fatura integral— subiram para 368,27% ao ano em outubro, segundo pesquisa da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) divulgada nesta quinta-feira (12). É o maior nível desde março de 1996.

A taxa cobrada do consumidor na modalidade passou de 13,59% ao mês (ou 361,40% ao ano) em setembro para 13,73% ao mês (ou 368,27% ao ano) em outubro.

A associação atribui o aumento à recessão econômica do país, que eleva o risco de calote, e também à elevação do juro básico (Selic) pelo Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) ao longo do ano —embora o comitê mantenha a taxa estável há duas reuniões.
clique na imagem para ampliá-la

Em outubro, os juros médios para pessoa física atingiram 7,30% ao mês (ou 132,91% ao ano), maior nível desde abril de 2009. Em setembro, a taxa era de 7,23% ao mês (ou 131,10% ao ano). Foi a 13ª alta seguida dos juros médios.

Os juros no cheque especial atingiram 10,36% ao mês (ou 226,39% ao ano), o maior patamar desde setembro de 1999.

Segundo Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor da associação, os juros devem voltar a ser elevados nos próximos meses por causa da perspectiva de aumento da inadimplência no país.

As seis linhas de crédito pesquisadas pela Anefac tiveram aumentos nos juros em outubro (confira abaixo):
clique na imagem para ampliá-la


PESSOA JURÍDICA

Os juros médios cobrados de empresas registraram alta em outubro, passando para 4,12% ao mês (ou (62,33% ao ano).

As três linhas de crédito analisadas viram seus juros subirem.

No capital de giro, os juros subiram de 2,44% ao mês em setembro para 2,48% em outubro.

Já a taxa de desconto de duplicatas avançou para 2,89% ao mês. A conta garantida passou de 7,03% ao mês em setembro para 7,10% ao mês em outubro.

Fonte: Folha Online - 12/11/2015

33% dos devedores não saem do calote antes de 2017

Inadimplência: 46,7% dos inadimplentes não sabem o quanto devem 
33% dos devedores não saem do calote antes de 2017
Inadimplência: 46,7% dos inadimplentes não sabem o quanto devem

São Paulo - Mesmo com as inúmeras campanhas de renegociação de dívidas que estão ocorrendo este mês, boa parte dos brasileiros inadimplentes não vai se livrar tão cedo das pendências.

Um terço dos consumidores com dívidas em atraso acredita que não consegue quitar as dívidas antes de 2017, revela pesquisa do Instituto Geoc.

O instituto reúne 16 empresas de cobrança que, mensalmente, entram em contato com 18 milhões de brasileiros inadimplentes.

"A situação se agravou e até mesmo o incremento de renda por conta do pagamento de 13.º salário, que poderia ajudar na renegociação de dívidas, neste ano será menor", diz Jair Lantaller, diretor do Instituto Geoc e responsável pela pesquisa que será apresentada nesta quarta-feira, 11, em São Paulo, no 11.º Congresso Nacional de Crédito e Cobrança.

A enquete nacional, feita no mês passado, consultou 300 mil consumidores que, nos últimos 12 meses, tiveram alguma dívida não paga. Destes, oito em cada dez voltaram a ter dívidas em atraso.

Dos inadimplentes reincidentes, 24,9% têm mais de quatro dívidas. Na média, o número de pendências oscila entre três e quatro, sendo maior entre os desempregados.

Um dado surpreendente, segundo Lantaller, é que, em média, 46,7% dos inadimplentes não sabem o quanto devem. Essa parcela é maior nas faixas de menor renda. Exemplo: 57,4% dos inadimplentes com renda mensal de até R$ 1.449,99 desconhecem o valor da pendência.

Motivos

Problema inesperado, com 48,9% das respostas, e perda de renda, com 41,8%, são os principais motivos apontados pelos entrevistados para deixar de quitar os débitos em dia.

O descontrole de gastos, com 16,7% das respostas, ocupa a terceira posição entre os fatores de inadimplência. Até pouco tempo atrás, quando as famílias viviam um boom de consumo, com crédito farto, inflação contida e juros baixos, o descontrole de gastos liderava o ranking de motivos do calote.

As dívidas no cartão de crédito e no crédito pessoal, com 66,6% e 43%, respectivamente, continuam sendo apontadas como as principais linhas de financiamento que levaram à inadimplência.

Mas um dado preocupante é que os débitos com serviços obrigatórios, que reúne contas atrasadas de luz, água e telefone, foram responsáveis por 33,8% das dívidas que levaram à inclusão na lista de devedores.

O resultado pode parecer contraditório, já que 80,2% dos entrevistados disseram que jamais deixariam de pagar essas contas. No entanto, a recessão atual, combinada com o aumento das tarifas, apertou de tal maneira o orçamento das famílias que elas se tornaram inadimplentes até nessas despesas.

Estatísticas

Apesar de o último dado do Banco Central, o de setembro, não apontar um aumento significativo da inadimplência, Lantaller acredita que essa alta vai aparecer nas estatísticas dos próximos meses.

Além dessa defasagem de dados, o diretor do Instituto Geoc observa que a exigência da assinatura do consumidor do Aviso de Recebimento (AR) para incluí-lo no cadastro de inadimplentes, obrigatória para São Paulo, que é o maior mercado de crédito do país, acabou subestimando os indicadores de calote recentemente.
 
Fonte: Exame Online - 12/11/2015

SEM MEIAS PALAVRAS...

por Otoniel

Cada vez mais é difícil ser honesto. Não devido às "tentações" da vida, que saltam aos olhos e causam ambições a tantas pessoas. Não! Porque caráter ou se tem, ou não se tem. Quem possui a qualidade da honestidade, não se desvirtua por mixaria, nem por grandes quantias. Aliás, por que a honestidade tem que ser uma "qualidade"? Deveria ser um valor inerente ao ser humano... Está difícil ser honesto porque a desonestidade está massacrando. Está difícil ser honesto, porque gente assim se ferra o tempo todo! Honestidade agora dói, causa sofrimento. Isso porque o honesto é geralmente ingênuo; não por falta de conhecimento ou de inteligência, mas por falta de esperteza! Porque os "espertos" estão aí, à solta... prontos para dar um golpe, prontos para enganar, ludibriar... ou o mundo não é dos espertos?! O dito popular já previa... Gente honesta, tende a confiar no ser humano...tende a ver o lado humano das coisas... quer acreditar que no mundo ao redor há mais bondade do que maldade... O que dói mais não é a perda financeira quando confiamos nos "espertos"... o que dói é o sentimento de impotência... é a descrença em algumas atitudes alheias (que enganam e ferem só para obter vantagem, é a tristeza de se perceber que muitas pessoas usam máscaras... é a decepção de ver o lado feio do ser humano...  Quem já teve esses sentimentos, provavelmente é um honesto (mais um honesto enganado, quem não vê sentido nessas palavras, cuidado! A insensibilidade à opinião alheia, ao clamor social, às desventuras do próximo, é um forte indício de deficiência de caráter, de frieza de atitudes... um meio passo para o mundo dos "espertos". Tal mundo pode ser mais atrativo, mais divertido, mais fácil, para determinadas pessoas; mas, para outras, nada disso compensa a paz interior, a satisfação de saber intimamente que se trilhou o caminho do bem... que não se utilizou ninguém de escada... que cada pedra e cada bênção encontradas no caminho foram por merecimento próprio. Ser honesto é difícil... mas vale a pena; afinal, quando houve conquista, quando houve vitória sem lutas, sem determinação, sem sacrifícios? Cada um escolhe o caminho que quer trilhar... e suas consequências. Deus nos deu um dom maravilhoso, mais muitos usa para só tira dos outros o que acha que tem direito, direito mesmo é vc busca com honestidade o que é seu.


Otoniel: Escrevi essas poucas palavras para desabafar, por motivo de algum tempo ver que damos e fazemos de tudo por alguém, mais dê repente descobrimos, que esse alguém, só quis de vc o valor que ele nunca teve.

Mais de 90 pessoas se concentraram na sede da Associação do Povoado Machado participando do Outubro Rosa

O evento foi realizado pela Associação de Moradores do Povoado Machado nesta quarta-feira, 14/10, na sede da associação onde mais de 90 pessoas se concentraram e participaram de toda as atividades realizadas. Foram palestras, teatros entregas de brindes as crianças bem como exames de glicemia, pressão arterial e um auto exame sobre detecção do câncer da mama. 
Tudo isso aconteceu na associação com o apoio da Faculdade de Sergipe que disponibilizou uma equipe de formando na área de enfermagem dirigida por uma professora. Essa turma apresentou uma peça teatral para todos e conscientizou a todos dos sintomas sobre a doença e logo em seguida foram fazer os exames de glicemia e pressão. A Votorantim Cimentos de Laranjeiras também apoiou o evento disponibilizando toda estrutura para o acontecimento. Representando a fábrica estiveram Ana Angélica, Sabrina e tantos outros funcionários que também incentivaram as mulheres a participarem dos exames propostos.
Foi uma tarde diferente e jamais acontecida no Povoado Machado. A doutora Selma Alves – que é médica do trabalho da fábrica, fez uma palestra explicando todas as modalidades do câncer de mama e no final várias perguntas foram feitas as participantes que, ao acertarem, recebiam um kit informativo com materiais para uso preventivo sobre o câncer da mama e doenças sexualmente transmissíveis. Flores foram entregues e tudo findou com um lanche para todas as participantes.
Segundo o presidente da associação, Carlos Alberto, o evento atendeu a expectativa numérica e superou a quantidade prevista que era sessenta pessoas. “Mas agora estaremos voltados para o Novembro Azul – que é para os homens”, disse.
Veja todas as fotos no evento do Outubro Rosa realizado pela Associação do Povoado Machado, na quarta-feira, dia 14 de outubro de 2015, clique aqui Fotos do Outubro Rosa na Associação do Povoado Machado

Acesse ainda aos vídeos clicando nos links abaixo... Vídeo Peça TeatralVídeo da Palestra com a doutora SelmaRealização dos exames.

Dia das Crianças foi comemorado pela Associação de Moradores do Povoado Machado, em Laranjeiras

O evento aconteceu neste sábado, dia 10/10, com a presença de dezenas de crianças e ex-presidentes da entidade que fizeram a entrega de presentes.
A secretária Lídia, que dirigiu o evento preparou todos os presentes dentro de uma bolsinha com o nome de cada criança cadastrada anteriormente e começou a chama-las pedindo aos ex-presidentes que fizessem a entrega com direito a fotos. Os presentes foram brinquedos para meninas e meninas de acordo com suas idades, onde também elas recebiam uma roupinha e em seguida um lanche foi ofertado para todas essas crianças.
Foi dia festivo e houve  uma participação maior da comunidade incluindo as mães que logo cedo já estavam na porta da associação.
O presidente Carlos Alberto, que fez a abertura agradeceu a grande quantidade de crianças, e falou no Outubro Rosa que acontecerá na quarta-feira, dia 14, a partir das 14h30 na própria sede da associação. Pediu a essas mulheres que pegassem as senhas e pudessem fazer o exame nesse dia.
A mesa foi composta pelos ex-presidentes: Pedro Casiano Freire, Cristiane, Everton (Pantera), José Carlos dos Santos (Preto), e Almir Leite Aragão. Ambos participaram com muito entusiasmo e agradeceram ao evento. Todo evento contou com o apoio da Votorantim Cimentos Unidade Laranjeiras

Clique no link para acessar todas as fotos...Fotos do evento





Estado Islâmico planeja decapitar o papa e causar o Armagedom em até dez anos, diz especialista

Os extremistas do Estado Islâmico já estariam colocando em andamento seu plano de dominação mundial e atentos a um cronograma, planejam oextermínio de cristãos e judeus. Dentro desse plano, construído a pretexto de se fazer cumprir profecias de Maomé, planejam decapitar o papa e promover a batalha do Armagedom até 2015.
As revelações foram feitas pelo escritor Robert Spencer, um pesquisador e estudioso do islamismo, em seu novo livro, “Infidel’s Guide to ISIS” (“Guia do infiel para entender o Estado Islâmico”, em tradução livre). Segundo informações da emissora Christian Broadcasting Network,  o autor apresenta e explica em detalhes os planos dos extremistas.
Para os integrantes do Estado Islâmico, a “batalha final” – evento a que os cristãos se referem como Armagedom – acontecerá daqui a dez anos, em 2025. Nesse meio tempo, eles vêm se dedicando a cumprir profecias, como por exemplo, a previsão de Maomé sobre a conquista das maiores cidades do Império Romano.
Quando Maomé deixou essa tarefa aos muçulmanos, referia-se a Roma e Constantinopla, que hoje é a cidade turca de Istambul, e já é dominada pelo islamismo. Nesse cenário, o símbolo da conquista de Roma – vista como a “capital” do cristianismo, por sua importância durante os primeiros anos da Igreja Primitiva e por ser sede, nos dias atuais, da Igreja Católica – seria a decapitação do papa em praça pública, com transmissão via internet.
Na visão dos extremistas, essa seria a principal condição para o retorno de Mahdi, figura equivalente ao Messias no islamismo. Junto da conquista de Roma, o Estado Islâmico planeja sua expansão também no Oriente Médio, conquistando o Irã e a Arábia Saudita.
“O Estado Islâmico trabalha com um calendário onde em 10 anos, perto do ano 2025, ocorrerá o Armageddon, a luta final entre o bem e o mal, ou entre os muçulmanos e os não-muçulmanos”, explica o autor, lembrando que a conquista de Roma é planejada para daqui a cinco anos, 2020.
Para Spencer, a atual crise de refugiados tem sido aproveitada pelos extremistas para enviar soldados à Europa e áreas do norte da África. Esse palpite do escritor se baseia na publicação online do Estado Islâmico chamada “Bandeiras Negras de Roma”, em que são revelados partes do plano de ação para tomada da Europa.
Nesse documento, o Estado Islâmico revela que usará células terroristas “adormecidas” na Europa, que ao longo dos anos vêm reunindo muçulmanos que serviram nas forças armadas do continente, além de atrair novos fiéis.
No cronograma construído pelos extremistas a partir de suas crenças sobre a profecia de Maomé, todo esse planejamento resultará em uma batalha entre muçulmanos e não-muçulmanos na região de Dabiq, na Síria, que já está sob seu controle.
“Essa é a sua versão do Armagedom”, pontua o autor. “Então Jesus se unirá ao profeta muçulmano, o Mahdi, e juntos irão conquistar e islamizar o mundo”, acrescenta, apontando o motivo do planejamento tão detalhado por parte dos extremistas.
Fonte: Gospel mais


No dia 14 a Associação do Povoado Machado estará realizando o Outubro Rosa

A reunião aconteceu nesta quinta-feira, 08, na sede da Associação onde seus diretores decidiram realizar no dia 14, uma quarta-feira, o Outubro Rosa para seus moradores. Nesse dia haverá exames gratuitos de mamografias, Glicemia, Pressão e detecção do câncer de mama e do colo de útero. Nesse dia mais de 60 mulheres moradoras do Povoado Machado estarão fazendo esses exames pensando no bem estar delas.
A iniciativa é da Associação de Moradores do Povoado Machado que fez um cronograma de atividades contando para esse mês essas atividades bem como inúmeras outras que serão desenvolvidas ainda esse ano.
Todas as mães estão sendo consultadas previamente e a associação deverá a partir de segunda-feira distribuir folhetos ilustrativos e convites para que elas possam participar do evento.
“É um evento diferente dentro do povoado e todos nós nos sentimos orgulhosos por conta dessa necessidade no bairro”, disse o presidente Carlos Alberto acreditando que tudo faz parte do cronograma da associação e da busca de parcerias como foi o caso da Faculdade de Sergipe, a FaSe. Para Carlos Alberto, que já foi aluno desta instituição, “é uma honra poder ser servido por essa escola de nível superior”.
Todas as mães serão bem recepcionadas pela equipe da associação e da faculdade que estará levando os profissionais e voluntários para o Outubro Rosa na sede da Associação. Elas receberão um lanche para poder esperar com mais conforto dentro da sede o momento de ser atendida. “Tudo está sendo preparado pensando na mulher que vive uma luta árdua no Povoado Machado”, finaliza o presidente fazendo o Convite a todas as mulheres do Povoado Machado que procurem a associação antes do dia 14/10, para o agendamento. Tudo é gratuito!
Depois da reunião os diretores mostraram a sede da associação sendo preparada para a festa do Dia da Criança, que acontecerá neste sábado a partir das 15 horas. Mais de 80 crianças receberão presentes, roupas e lanches. 

Votorantim Cimentos ganha Prêmio Época Negócios 360 na categoria Materiais de Construção e Decoração

A Votorantim Cimentos é a grande vencedora do Prêmio Época Negócios 360 na categoria Materiais de Construção e Decoração. A empresa foi a melhor do setor por apresentar, além de desempenho financeiro sólido, boas práticas de governança corporativa, recursos humanos, responsabilidade socioambiental, capacidade de inovar e visão de futuro.
O Prêmio, que conta com patrocínio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), foi entregue durante cerimônia em São Paulo, e foi recebido pelo presidente da empresa, Walter Dissinger.
A Votorantim Cimentos se destacou dentre os critérios da premiação por sua estratégia de atuação global, com respeito às características dos mercados onde está presente.

Nos últimos anos, a companhia vem atuando no sentido de gerar valor não só para o próprio negócio, mas para o setor da construção e as comunidades onde está presente, em 14 países de atuação, seguindo o conceito One Team, One Company.

Sobre a Votorantim Cimentos
Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 54.5 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12.9 bilhões em 2014. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.


Depois de anos em que o final da Rua do Povoado Machado ter ficado na lama, hoje ela é uma outra rua

Uma parceria entre a Associação de Moradores e a Votorantim Cimentos em Laranjeiras
Depois, como ficou!!!
Há anos a Rua Carisvado José de Santana, no Povoado Machado foi pavimentada e calçada até as margens da entrada da Gruta da Pedra Furada. O morador Marcos – um jovem taxista, colocou até na justiça por não aguentar mais tanto sofrimento relatando que quando chove é lama que toma conta até das casas uma vez que quando passa veículos até a parede das casas são afetadas; e quando faz sol, a poeira é demais.  O presidente da associação resolveu então fazer uma solicitação a Votorantim Cimentos em Laranjeiras para que fosse calçada essa rua e minimizar a situação desses moradores. O pedido foi atendido de imediato e dias após, já podia se ver as máquinas realizando os serviços. 
Antes, como estava!!!
Uma história de sofrimento que antes havia e uma história de alegria e paz, que hoje se pode dizer. Como agradece a todos o jovem taxista Marcos e todos os moradores desse final de rua. A Votorantim Cimentos mandou colocar aterro de cimento da Gruta da Pedra Furada – que é um ponto turístico nacional, até o final da rua em problema. 
E assim toda comunidade dessa rua acabou ganhando com essas ações que ajudou em muito e minimizou todo sofrimento que há anos sofriam esses moradores. A Associação de Moradores do Povoado Machado agradece a Votorantim por essa parceria que tem dado certo e ajudado centenas de pessoas em Laranjeiras – um pequeno município do Estado de Sergipe. 
As fotos são provas fieis desses acontecimentos mas que, segundo seu presidente, Carlos Alberto, não para por aí não. Vai até o DER/SE solicitar que esse departamento possa jogar uma camada de borra de asfalto em todo esse local e que a prefeitura local possa fazer o meio fio. 

Acesse o Antes (clique no link ou copie e cole-o)
https://www.facebook.com/carlos20122/posts/1121936587820651?pnref=story

Acesse o Depois (clique no link ou copie e cole-o)
https://www.facebook.com/carlos20122/posts/1121783124502664?pnref=story





No ano em que o município comemora 183 anos de emancipação política, a fábrica completa 32 anos

Localizada numa região de ativos ambientais e históricos importantes de Sergipe, a unidade da Votorantim Cimentos em Laranjeiras – na Região Metropolitana de Aracaju – é uma das maiores da empresa no país e a maior na região Nordeste. No ano em que o município comemora 183 anos de emancipação política, a fábrica completa 32 anos, conta com 360 funcionários diretos e capacidade produtiva de 2,8 milhões de toneladas/ano de cimento Poty.
O município de Laranjeiras, com 28,9 mil habitantes, se localiza na Zona Litorânea do estado de Sergipe, possui sua economia baseada na arrecadação de impostos das indústrias e cultivo de cana-de-açúcar. A cidade possui muitos povoados e bairros na área rural do município. A fábrica da Votorantim Cimentos, por exemplo, está localizada no Povoado do Machado, ocupando cerca de 30 hectares e está dentro de uma fazenda com edificações construídas no século XVIII.
A Votorantim Cimentos é uma parceira antiga de Sergipe e pioneira na produção de cimento no estado. Dois fatores foram decisivos para a decisão da empresa de investir no Estado: melhor condição logística para distribuição no mercado interno, custo operacional privilegiado e disponibilidade de matérias primas em quantidade e qualidade necessárias para o processo de produção.
Na unidade Laranjeiras, a Votorantim Cimentos produz quatro tipos de cimento da marca Poty: Cimento CP II F 32 (uso geral), Cimento CP II Z 32 (para ambientes agressivos, com aditivo de pozolana), CP IV 32 (para ambientes agressivos, principalmente próximos do mar, também com aditivo de pozolana) e CPP (especial para poços de petróleo).
A fábrica também atende a parte da demanda de clínquer (uma das matérias primas do cimento) das outras unidades da Votorantim Cimentos no Nordeste, produzindo 2 milhões de toneladas anuais. Em Sergipe, a Votorantim Cimentos também opera um Centro de Distribuição de Cimentos em Aracaju, com reposição diária da fábrica. Além deste, a empresa possui outros centros em Feira de Santana e Salvador (BA), Petrolina (PE), Maceió (AL) e Teresina (PI).

Sustentabilidade
A fábrica está equipada com a mais eficiente tecnologia de controle ambiental. Seus fornos utilizam filtros que obedecem as mais exigentes legislações ambientais internacionais. Só nos últimos cinco anos, a empresa investiu R$ 7,5 milhões em melhorias ambientais. A unidade monitora a qualidade do ar no entorno da fábrica por meio de HI-VOL - avançados equipamentos de monitoramento de emissões. São Três equipamentos ao todo, instalados em lugares definidos pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). Realiza ainda monitoramento sismográfico das detonações em sua mina, para garantir a segurança das estruturas dos patrimônios históricos e no entorno da unidade.

Responsabilidade social
A fábrica de Laranjeiras realiza investimentos em projetos nas comunidades próximas, com destaque para o Conselho Comunitário (Desenvolvimento Local), Programa Evoluir (que oferece cursos de qualificação técnica profissional para jovens de 17 a 29 anos) e o Programa Redes Para o Desenvolvimento Sustentável (ReDes).

Uma das iniciativas do ReDes na região é o Entreposto de Pesca, que recebeu investimentos de R$ 557 mil. O entreposto, inaugurado em setembro de 2014, é o espaço para uma rede de comercialização do pescado no município e regiões próximas, fortalecendo o associativismo entre os pescadores locais e o poder de negociação do pescado que eles negociam. Para que esse objetivo seja concretizado, o Programa ReDes investiu na construção do entreposto, equipamentos e adequação da infraestrutura para a pesca e comercialização dos peixes com maior valor agregado, além de oferecer consultoria em gestão de negócios para preparar os associados a tocarem o entreposto de maneira sustentável e independente.

Além de Laranjeiras, o Programa ReDes está presente em dois outros munícipios de Sergipe, totalizando R$ 2,5 milhões de investimentos, além de apoio técnico e em gestão, sempre tendo como foco os princípios de autogestão e cooperativismo.

Sobre a Votorantim Cimentos
Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 54,5 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12,9 bilhões em 2014. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.




Votorantim Cimentos abre inscrições para Trainees 2016

A Votorantim Cimentos abre as inscrições para o seu Programa Trainee 2016. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 30 de julho e 31 de agosto, via internet, em www.produzindofuturos.com.

Ao todo, estão sendo oferecidas 36 vagas para recém-formados, para atuarem na equipe da holding do Grupo Votorantim e nas empresas Votorantim Cimentos, Votorantim Metais, Votorantim Siderurgia e Votorantim Energia.

O Programa Trainee 2016 está aberto a jovens formados entre 2013 e dezembro de 2015 e não há restrição de cursos superiores para a inscrição. O Grupo Votorantim busca jovens com potencial de crescimento e que se identifiquem com a cultura de gestão de negócios da companhia, visão estratégica e foco em alto desempenho.

 “O Programa de Trainees é uma das portas de entrada da empresa, que permite a seleção daqueles jovens profissionais com potencial para serem a futura liderança do Grupo”, diz Nilma Ribeiro, gerente geral de desenvolvimento humano e organizacional do Grupo Votorantim. “A companhia possui outras portas de entrada, como o programa Jovens Engenheiros e o Líderes do Cimento, mas o interessante é que profissionais de diversos perfis têm a oportunidade de encontrar, em alguma dessas portas de entrada, a rota de carreira com a qual mais se identificam”, completa Nilma.   

A campanha de divulgação do Programa Trainee 2016 foi desenvolvida pela 99Jobs, consultoria especializada canais de relacionamento entre os jovens profissionais e as empresas. Com o mote “Nós produzimos histórias” e a mensagem “Suas experiências não deviam ser medidas por anos, mas sim por histórias”, a campanha traz exemplos reais da trajetória de profissionais da empresa que começaram como trainees, mostrando alguns projetos desenvolvidos por eles, as funções ocupadas, até a posição atual deles na companhia. “Como a nova geração não quer mais um emprego, mas quer ser empreendedora, procuramos mostrar que é possível transformar seu trabalho no Grupo Votorantim em uma startup, que há espaço para empreender novos projetos, com o aval das empresas”, diz Eduardo Migliano, sócio-fundador do 99Jobs. 

“A campanha é uma forma legítima de mostrar como é trabalhar no Grupo Votorantim, exemplificando as possibilidades de desenvolvimento de carreira e o espaço que a companhia oferece para que os jovens profissionais apresentem ideias e contribuampara a transformação dos negócios”, explica Nilma Ribeiro.

Processo de seleção

O processo de seleção será dividido em três fases, todas eliminatórias. A primeira parte é online, quando serão avaliados o currículo e o perfil de cada candidato, que deve ter aderência às crenças do Grupo Votorantim. Nessa fase online, o jovem profissional passa por testes de lógica e inglês. Na transição da etapa online para presencial, os candidatos participam de ações de engajamento, incluindo um videochat com os presidentes das empresas e contato telefônico direto com gestores das empresas. A segunda fase é uma dinâmica de grupo, na qual os candidatos serão avaliados em testes presenciais. Está prevista a participação, nessa fase, de 7 a 10 candidatos por vaga. A terceira fase, final, é um painel de discussões e entrevistas com os executivos da companhia, da qual participam 3 candidatos para cada vaga. A previsão é de que todo o processo de seleção seja finalizado em outubro de 2015.

 

O programa

O programa Trainee 2016 terá duração de 14 meses, com início em janeiro de 2016. Durante esse período, o trainee mesclará o trabalho diário, na holding ou em uma das empresas, com uma sólida formação em gestão e planejamento, e a participação em novos projetos, contato direto com a alta liderança e job rotation. Nesse período, os trainees participam ainda do Programa Potenciar, em que se juntam a outros jovens talentos da companhia em grupos multidisciplinares para desenvolver projetos concretos de novos negócios ou transformações em processos da companhia. Durante o Potenciar, contam com o mentoring de especialistas e seus planos de negócio são submetidos a quatro bancas de avaliação formadas por diretores e presidentes das empresas do Grupo. Esse programa é desenvolvido pela universidade corporativa da companhia, a Academia de Excelência Votorantim.

Ao final do programa Trainee 2016, esse profissional terá a possibilidade de desenvolver sua carreira na própria área em que atua, em outras áreas, ou ainda em outras empresas do Grupo Votorantim.

 

Serviço

Programa de Trainees 2016

Inscrições: 30 de julho a 31 de agosto de 2015


CÂNCER... como tentar escapar de uma das doenças que mais matam no mundo?

Uma classe de novas drogas vem salvando pacientes com tipos de câncer que, muitas vezes, não podem ser tratados pela medicina convencional. Quinze anos após o sequenciamento do genoma humano, as chamadas terapias-alvo proporcionam vida normal a pessoas que já haviam perdido todas as suas esperanças.
Mas o preço proibitivo desses medicamentos – em geral, um único comprimido que deve ser consumido, rigorosamente todos os dias - ainda é um grande obstáculo no combate a uma das doenças que mais matam em todo o mundo. A rotina é para a vida inteira e o custo médio é de R$ 31 mil mensais.
O comprimido de aparência corriqueira faz parte de uma classe de remédios que transformou o tratamento do câncer. Salva gente para quem a medicina convencional nada oferece. Quinze anos após o anúncio do sequenciamento do genoma humano, drogas assim começam a tornar realidade promessas deste que é considerado um dos maiores feitos científicos da Humanidade.
As terapias-alvo não são garantia de cura. São indicadas para os casos em que o tumor apresenta mutações que a ciência aprendeu a controlar. Bloqueiam vias de proliferação do tumor e, por isso, são específicas, com poucos efeitos colaterais. Se não curam, podem manter o tumor sob controle.

Entrevista com a advogada

Em sua edição de ontem (09) o jornal O Globo, no corpo de matéria produzida pela jornalista Ana Lúcia Azevedo, publicou uma elucidativa entrevista com a advogada gaúcha Tamara Granitoff, integrante do Escritório Anzanello Stifelman, de Porto Alegre.

Taxa de desemprego sobe para 8,1% no trimestre encerrado em maio, diz IBGE

por BRUNO VILLAS BÔAS

A taxa média de desemprego no país aumentou para 8,1% no trimestre encerrado em maio, informou o IBGE nesta quinta-feira (9).
A taxa de desemprego era de 7% no mesmo período do ano passado e de 7,4% no intervalo imediatamente anterior (dezembro a fevereiro).
Os dados são da Pnad Contínua mensal, pesquisa de abrangência nacional sobre mercado de trabalho divulgada pelo IBGE. Trata-se da maior taxa de desemprego da série histórica da pesquisa, iniciada em janeiro de 2012.
O desemprego aumentou porque 1,566 milhão de pessoas entraram no mercado de trabalho, mas apenas 297 mil encontraram emprego.O número de pessoas desempregadas no país aumentou assim em 1,269 milhão na comparação ao mesmo período do ano passado.

Com a desaceleração da economia -o PIB encolheu 0,2% no primeiro trimestre deste ano-, o mercado não está sendo capaz de absorver esses trabalhadores.
A população desempregada no trimestre encerrado em maio cresceu 18,4% frente ao mesmo período do ano passado. São 8,157 milhões de desempregados.
Na comparação com o trimestre encerrado em fevereiro, o aumento foi de 10,2%.
O número de pessoas ocupadas, por sua vez, teve um crescimento de 0,3% frente ao mesmo período de 2014, considerado estabilidade pelo IBGE.

São 92,104 milhões de brasileiros empregados.

Houve queda de 0,2% na comparação ao período encerrado em fevereiro, também considerado estabilidade pelo IBGE.
Já as pessoas fora do mercado de trabalho –em idade para trabalhar, mas que não procuram emprego– aumentaram 1,4%, para 63,696 milhões.

RENDA

Uma das razões para o aumento da procura por emprego no país é a queda da renda. Mais e mais pessoas voltam ao mercado de trabalho buscando recompor a renda da família.
O rendimento médio dos trabalhadores do país ficou em R$ 1.863 nos três meses encerrados em maio, com queda de 0,7% em relação ao período terminado em fevereiro.
Na comparação com o período terminado em maio de 2014, houve queda de 0,4%. Em ambos os casos, há estabilidade para o IBGE.
A massa de rendimento real habitualmente recebido em todos os trabalhos para o trimestre encerrado em maio (R$ 166,1 bilhões) não apresentou variação significativa.

GOVERNO

Para tentar conter o aumento do desemprego, o governo encaminhou ao Congresso nesta segunda (6) uma medida provisória que permite a redução da jornada de trabalho em até 30%, com redução do salário.

Chamada de PPE (Programa de Proteção ao Emprego), a proposta prevê que, no caso da redução de 30% do salário, o trabalhador receberá na prática 15% a menos, já que outros 15% serão complementados pelo governo com recursos do FAT.

ATRASO

A Pnad Contínua é a mais abrangente pesquisa de emprego do IBGE. A PME (Pequisa Mensal de Emprego) investiga as seis principais regiões metropolitanas. A Pnad Contínua coleta dados em todo o país.
Por se tratar de uma pesquisa nova, iniciada em 2012, a Pnad Contínua tem sido incrementada ao poucos pelo instituto, com novos temas absorvidos pela pesquisa com o tempo.
O IBGE informou na terça-feira (7) que vai atrasar a divulgação da Pnad Contínua de junho deste ano a janeiro do ano que vem. O tempo de atraso vai variar de 14 dias a 43 dias, dependendo do mês de referência.
Pelas novas datas, a taxa de desemprego de junho, por exemplo, será conhecida em 25 de agosto, e não mais em 6 de agosto. A de julho sairá em 29 de setembro, em vez de 3 de setembro.
O IBGE informou que o atraso ocorre por causa de novos temas que serão incorporados à pesquisa (trabalho infantil, habitação, migração e fecundidade) e troca do tablet que os técnicos usam no campo.

No ano passado, o instituto atrasou a divulgação da Pnad Contínua após uma greve de funcionários por maiores salários que durou dois meses. 

Fonte: Folha Online - 09/07/2015

Associação do Machado em Laranjeiras distribui Móveis e Eletros a moradores locais

Na tarde desta quinta-feira, 09/07, a Associação de Moradores do Povoado machado, na presidência de Carlos Alberto, mais de 50 móveis e eletrodomésticos foram distribuídos para a comunidade mais carente. Segundo Carlos Alberto que foi nas casas pessoalmente juntamente com a secretária Cibele Regina, a pergunta antes de oferecer o material forçava a pessoa dizer exatamente o que estava precisando. “Se você está cozinhando em lenha, então você precisa de que?”, a resposta já esperada era um fogão. “se você está dormindo no chão ou algo assim, então você precisa de que?”, claro que a resposta seria uma cama. E foi exatamente isso que aconteceu. Moradores direcionados pelas perguntas respondiam o que estava necessitando em sua casa, e, de acordo com suas carências, foram cadastrados e conduzidos a receberem o material de sua necessidade.
Foram mais de quatro Camas box, duas Geladeiras, dois Fogões, Ventiladores, Liquidificadores, Sofás, quatro Guarda roupas, Estantes, Máquinas de lavar, Mesas de cozinha, Rack, duas Televisão LEDs de 21, Armários e tantos outros produtos que foram oferecidos.
Todo esse material foi concedido pela Votorantim Cimentos de Laranjeiras que procurou a associação de moradores do Povoado Machado e propôs essa doação. A comunidade foi acionada e todos saíram maravilhados com o presente.
Segundo o presidente da Associação, Carlos Alberto, depois de seu retorno a associação muita coisa vem acontecendo no Povoado a exemplo do Cabine que abriga a bomba-motor que jorra água para o machado. Essa cabine será toda reformada; o Calçamento da baixada da rua do povoado que será melhorado por conta da alagação da lama que se espalha pela rua e a reforma da sede. “Tudo isso vem acontecendo e muitas outras coisas estão por acontecer”, disse.

Foi uma tarde movimentada no Povoado Machado, pois pessoas entravam e pessoas saiam da sede da Associação carregando os assessórios de cozinha, e elétricos. Muitos levavam seus materiais na cabeça outros fretaram uma carroça e a movimentação foi grande. De parabéns a todos moradores do Povoado Machado. O presidente da associação Carlos Alberto disse que isso é apenas o começo! 
Veja todas as fotos, clique no link: Galeria de Fotos

Justiça além da conta

Editorial do jornal Folha de S. Paulo, edição de 02.07.2015
O líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), logo avisou, e o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, confirmou: a presidente Dilma Rousseff (PT) vetará o projeto que concede a servidores do Judiciário um reajuste salarial que varia de 53% a 79%, a depender da classe do funcionário.

Espera-se que Dilma não os desminta, pois a medida implica gastos adicionais de R$ 25,7 bilhões divididos nos próximos quatro anos. Como afirmou Barbosa, o aumento é incompatível com um momento em que a "sociedade brasileira está passando por ajustes, em que várias empresas estão passando por dificuldades e o desemprego sobe".

A canetada presidencial por certo não apagará mais essa falha na articulação política do governo, assim como não tornará menos condenável a atitude inconsequente dos congressistas, mas, do ponto de vista prático, poderá preservar os exauridos cofres públicos.

O mesmo não se pode dizer, no entanto, de outras prodigalidades relacionadas ao Poder Judiciário. Tome-se recente resolução do Conselho da Justiça Federal, que generalizou o pagamento de um bônus de até um terço dos vencimentos a todos os magistrados federais que recebam mais de mil processos novos por ano ou acumulem funções.

Cópia de instrumento criado pelo Ministério Público Federal, a gratificação, em sua forma original, não chegava a representar grave violência contra a lógica administrativa. Em tese, deveria ser utilizada apenas em casos excepcionais.

A ideia, porém, terminou desvirtuada. A pretexto de tornar as varas com grande número de ações mais atrativas, o adicional foi banalizado. O que era exceção se tornou regra –segundo dados disponíveis, mais de 80% dos juízes receberão o extra–, e a iniciativa demandará até R$ 100 milhões por ano.

Em termos de valores, esse bônus fica muito aquém do reajuste aos servidores, mas vai muito além no quesito indecência. Trata-se, no fundo, de uma maneira sub-reptícia de elevar ao máximo (R$ 33.763) o salário dos membros de uma carreira de Estado repleta de vantagens, inclusive a de ser a mais bem remunerada do país.

Chama a atenção o fato de esta não ser a primeira nem a maior arapuca que servidores públicos com poder de decidir vencimentos ou distribuir subsídios armam para pegar o dinheiro dos contribuintes.

Pode-se apostar, infelizmente, que tampouco será a última –salvo se vier a se estabelecer maior equilíbrio no sistema de freios e contrapesos na definição de reajustes e na concessão de benefícios.

Não faz sentido que a decisão fique inteiramente a cargo de pessoas com interesse direto na matéria; e muito menos que qualquer vantagem seja ampliada para todos os que exerçam atividade com parentesco, ainda que remoto, com a função a princípio contemplada.

Fonte: Folha Online - 02/07/2015

Votorantim Cimentos é a campeã da indústria da construção em exame Melhores & Maiores


Premiação é a segunda consecutiva da companhia. Solidez financeira e internacionalização são destaques
 
Pela segunda vez consecutiva, a Votorantim Cimentos foi a vencedora do Prêmio Exame Melhores e Maiores - Categoria Indústria da Construção, promovido pela principal revista de negócios do País. O anuário está em sua 42ª edição em 2015 e elege as 1.000 principais empresas do País, em parceria com a FIPECAFI e a FEA/USP. 
Contaram a favor da Votorantim Cimentos os bons resultados de 2014, ano no qual a companhia apresentou solidez financeira, com receita líquida de R$ 12,9 bilhões, EBITDA de R$ 3,49 bilhões e lucro líquido de R$ 1,1 bilhão. Outro fator de destaque em 2014, foi a obtenção de grau de investimento, em escala global, das três principais agências de classificação de riscos: Standard & Poor’s (rating BBB, perspectiva estável), Moody’s (Baa3, perspectiva estável) e Fitch Ratings (BBB, perspectiva negativa). 
Em 2015, a Fitch Ratings reafirmou sua classificação de riscos para a Votorantim Cimentos (BBB) e alterou sua perspectiva negativa para estável, decorrente da forte posição de liquidez da companhia.
“A manutenção do plano de investimentos de R$ 5 bilhões até o fim de 2018, apesar do cenário econômico desafiador, traduz nossa perspectiva de longo prazo, com a construção de novas linhas de produção no centro-norte e nordeste do País, além de novas unidades nos Estados Unidos, Bolívia e Turquia”, afirma o diretor-presidente da Votorantim Cimentos, Walter Dissinger.
Também pesaram a favor da companhia a implementação de uma nova governança corporativa global, abrangendo os 14 países onde está presente, com impactos diretos nos resultados internacionais da Votorantim Cimentos, e a adoção de um novo modelo comercial, estruturado a partir do perfil e necessidades dos segmentos no mercado da construção (autoconstrução, imobiliário, industrial e infraestrutura), proporcionando a oferta de produtos inovadores, que aumentam a eficiência e produtividade nas obras de seus clientes.
Sobre a Votorantim Cimentos

 Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 54,5 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12,9 bilhões em 2014. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Reforma da Cabine que acoberta a bomba-motor que jorra água no Povoado Machado deverá iniciar na próxima semana



Votorantim Cimentos em Laranjeiras a pedido da Associação de Moradores do Povoado Machado libera material para reforma da Cabine da Bomba-motor
No final da tarde de ontem, 02/07, chegaram os blocos que estavam faltando para iniciar a reforma da Cabine que acoberta a Bomba-motor no Povoado Machado município de Laranjeiras. Essa bomba-motor jorra água que abastece todas as casas do povoado, Todo o  material para a reforma foi doado pela Votorantim Cimentos em Laranjeiras. A Associação de Moradores do Povoado Machado agora vai juntar a comunidade para em mutirão realizar a mão de obra. Segundo o presidente da entidade, a reforma deverá iniciar a partir da próxima semana.





Dirigentes da Associação do Povoado Machado irão participar de reunião com o gerente da Votorantim Cimentos

Os dirigentes da Associação de Moradores do Povoado Machado realizaram na noite de terça-feira, 30/06, uma reunião e discutiram sobre diversas pautas e uma delas foi sobre a reunião que terão com o gerente norte/nordeste da Votorantim Cimentos Unidade Laranjeiras, o Sr. Danillo... . Nesta reunião os representantes da associação apresentarão o plano anual das atividades da entidade onde na oportunidade solicitarão apoio para essas atividades. Eles também poderão nesta reunião apresentar um projeto de calçamento na baixada do povoado que vai da entrada da Gruta da Pedra Furada até os moradores que fazem fronteiras com o antigo banho de dona Titina.
Os diretores também trataram do 2º encontro de Líderes da BrazilFundation que acontecerá  de 19 a 22 de julho em São Paulo. Como no primeiro encontro Carla e Cibele Regina participaram, a reunião entendeu que elas duas poderão participar novamente do 2º Encontro. O diretor Elieverton – que já foi presidente da associação, foi citado para participar, mas que preferiu optar para o próximo e deixar as meninas irem.
No final da reunião os membros decidiram tratar da manutenção do prédio da associação onde será feito uma pequena reforma com pinturas e alguns retoques a exemplo do calçamento do corredor da associação. O presidente Carlos Alberto abrirá a conta bancária nesta quarta e enviará todas as documentações faltantes para receber o repasse do projeto junto a BrazilFundation e Votorantim Cimentos. 



Lâmpada incandescente de 60 watts deixa de ser vendida em 1º de julho


Já as de 25 e 40 watts deixarão de ser vendidas em julho de 2016. Opções são mais caras, mas gastam menos energia e duram mais.

O consumidor não encontrará mais as lâmpadas com filamento incandescente de 60 watts para comprar a partir de 1º de julho. Já as de 25 e 40 watts deixarão de ser produzidas em 30 de junho, mas poderão ser comercializadas apenas por mais um ano. As lâmpadas incandescentes acima de 75W e 100W deixaram de ser comercializadas em 30 de junho de 2014.
A mudança atende a cronograma estabelecido pela Portaria Interministerial 1007 dos Ministérios de Minas e Energia, da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, de dezembro de 2010, que fixou índices mínimos de eficiência luminosa para fabricação, importação e comercialização das lâmpadas incandescentes de uso geral em território brasileiro.
O consumidor tem três opções de lâmpadas domésticas: lâmpadas fluorescentes compactas, lâmpadas incandescentes halógenas e lâmpadas LED. Apesar de mais caras que a incandescente, gastam menos energia e duram mais.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux), outra alternativa é substituir o soquete de rosca e instalar conjuntos (luminárias e fontes de luz) mais eficientes como, por exemplo, luminárias com lâmpadas fluorescentes tubulares ou compactas e luminárias com LEDs.
A mudança leva em conta a eficiência energética, principalmente no momento em que o Brasil atravessa uma escassez de chuvas que deixa os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis críticos. "O consumidor brasileiro se adaptou na crise energética de 2001 quando passou a consumir mais fluorescentes compactas do que incandescentes", diz Isac Roizenblatt, diretor técnico da Abilux.
De acordo com a Abilux, as fluorescentes compactas são quatro a cinco vezes mais eficientes do que as incandescentes, economizam cerca de 70 a 80% de energia para produzir o mesmo volume de luz e têm uma vida de 6 a 10 vezes maior. Já as lâmpadas LED têm uma eficiência de 80 a 90% superior às incandescentes e uma vida de 25 a 30 vezes maior. As incandescentes halógenas têm uma eficiência cerca de 20% maior e cerca do dobro de vida.
Lâmpadas fluorescentes compactas têm uma vida mediana superior a 6 mil horas, lâmpadas a vapor de sódio em alta pressão chegam a uma vida mediana de 32 mil horas e lâmpadas LED podem chegar a uma vida útil superior a 50 mil horas.

Fonte: G1 notícias - 26/06/2015

Contas de luz disparam e cresce a suspeita de fraude

Veja como saber se o aumento se deve a furto ou perda de energia por falha na rede elétrica 

O DIA - O valor das contas de luz deu susto em muita gente nos últimos meses. Os reajustes da energia elétrica aumentaram o custo médio do serviço em até 42% no estado, e isso fez com que os índices de inadimplência com empresas do setor de energia também subissem 11% nos primeiros quatro meses do ano. Mas é preciso ficar atento para saber se o valor cobrado está de acordo com o que foi consumido ou se o cliente paga mais do que deve, seja por furto ou perda de energia.
O DIA recebeu denúncia de leitor que pagou, em abril, R$ 341,21 de conta de luz. Em maio, o valor foi de R$ 105,71. Mas este mês foi cobrada a quantia 780% maior: R$930,67. A Light respondeu ao cliente que era preciso fazer o teste do medidor, para descartar a possibilidade de problema interno (saiba como fazer o teste no quadro ao lado). E recomendou procurar um eletricista, caso fosse encontrado algum problema.

Iris e o namorado Leonardo estranharam o aumento do valor da conta
 de luz ocorrido no inverno, quando os ventiladores estão desligados
Foto:  Uanderson Fernandes / Agência O Dia

Procurada pela reportagem, a Light informou que é preciso verificar se há alguma fuga de energia ou se houve mudança nos hábitos de consumo do cliente. “A simulação do consumo pode ser verificada em nosso site, com o simulador: www.light.com.br/para-residencias/Simuladores/consumo.aspx”, informou a concessionária em nota. Caso haja suspeita de furto de energia, a orientação da empresa é para que o cliente procure a polícia.
O motorista Leonardo Carvalho, 29 anos, percebeu diferença no valor das contas de luz da Light e da Ampla. “Tenho uma casa em Caxias, que está vazia, não vou há muito tempo, e a última conta veio cobrando R$ 40. A concessionária é a Ampla. No Centro, onde moro, a conta da Light chegou apenas R$ 30 mais cara, R$ 70. Sendo que uso muito mais energia elétrica”, conta.
Namorada de Leonardo, a recepcionista Iris Nascimento, 39, se diz desconfiada das medições de energia elétrica na sua residência. De abril para maio, a conta de luz teve uma variação de R$ 30. “Para minha casa, achei alto, pois não tenho gastos que justifiquem esse aumento. Daqui a pouco vamos entrar nas estações mais quentes e aí é que me preocupa, porque serão ventiladores e ar condicionado ligados à noite”, desabafa.

SAIBA MAIS

TESTE DO MEDIDOR

Apague todas as lâmpadas, retire todos os equipamentos da tomada e aguarde de 15 a 20 minutos. Se após esse tempo o medidor continuar girando, a recomendação da Light é procurar um eletricista particular para verificar toda a instalação interna do local. Caso não sejam identificados problemas, o cliente pode ligar para o telefone 116 informando o resultado do teste e com a leitura atual, para que a concessionária possa verificar o erro.

CONSUMO

A Light orienta que o cliente observe alguns aspectos para acompanhar o seu consumo. É importante avaliar a rede elétrica interna da residência, ou verificar se houve mudança nos hábitos de consumo com a aquisição de novos equipamentos eletroeletrônicos.

DÚVIDAS

A Light informou que o cliente que tiver dúvidas pode entrar em contato pelo telefone 0800-282-0120. Já a Ampla disponibiliza o número 0800-28 00-120. Também há canais de atendimento nos sites das operadoras.

DICAS DE ECONOMIA

Ao comprar lâmpadas e eletrodomésticos, dê preferência aos que possuam o Selo Procel. Desligue a TV quando ninguém estiver usando. Evite banhos demorados e em horários de pico, das 18h às 21h. Mantenha o filtro do ar condicionado sempre limpo.

Inadimplência está alta nas residências

De acordo com estudo divulgado ontem pela Serasa, nos quatro primeiros meses de 2015, houve aumento de 11% na inadimplência do consumidor com empresas do setor de energia. Janeiro foi o período que apresentou a maior alta: 15,7% em relação ao mesmo mês de 2014. Em seguida, fevereiro (14,7%). Março apresentou alta de 8,5% e abril fechou com aumento de 4,5%.
Mesmo em alta, a inadimplência no setor de energia está subindo menos que nos demais segmentos. Segundo os economistas da Serasa, isso acontece porque, normalmente, a penalidade por falta de pagamento neste setor gera corte de fornecimento de energia.
A Ampla informou que no dia 4 de julho fará um feirão de parcelamento de contas com condições especiais em cinco lojas do estado, nos municípios: Niterói, São Gonçalo, Cabo Frio e Teresópolis. As demais lojas de atendimento do estado também fazem parcelamento de contas com atraso a partir de 60 dias.
Mais de quatro milhões de consumidores residenciais dos 31 municípios atendidos pela Light no estado passaram a pagar desde março mais 21,06% pela tarifa. Já os 2,8 milhões de consumidores de 66 municípios atendidos pela Ampla Energia e Serviços tiveram aumento médio de 42,19% na conta.




Desembargador é afastado após operação da PF no TJ/CE


PF cumpriu 28 mandados de busca e apreensão no Tribunal cearense.
O desembargador Carlos Feitosa, do TJ/CE, foi afastado do cargo na manhã de segunda-feira, 15, pelo período de 90 dias, em uma operação da Polícia Federal, acompanhada pelo juiz federal Gabriel José Queiroz Neto, auxiliar do ministro do Herman Benjamin, do STJ.
Além da busca e apreensão no gabinete e residência do magistrado, a PF cumpriu outros 27 mandados de busca e 13 de prisão preventiva (depois transformados em condução coercitiva), na sede do Tribunal cearense.
Em nota, o TJ/CE informou que objeto da diligência não pode ser revelado, ante o caráter sigiloso das investigações. Porém, segundo o jornal local O Povo, o STJ investiga suposto esquema de venda de liminares em habeas corpus, uso irregular de veículos oficiais e "rachadinha" de gratificação envolvendo desembargadores, juízes, advogados e servidores.
A operação "Expresso 150", da Polícia Federal, recebeu esse nome em alusão ao valor supostamente cobrado (R$ 150 mil) por liminares que teriam sido negociadas pelos magistrados investigados.


Ramificações


O suposto esquema também estaria sendo apurado no CNJ desde fevereiro de 2014. No Conselho, a investigação, que ainda não foi concluída, envolveria dois desembargadores e advogados. Segundo ′O Povo′, o órgão confirmou que Carlos Feitosa é um dos investigados, mas manteve sigilo quanto à identidade do outro magistrado.
Em abril de 2014, o então presidente do TJ/CE, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, admitiu haver um esquema de venda de habeas corpus durante os plantões judiciários. De acordo com o magistrado, a venda ocorria desde 2011.
No mesmo mês, a OAB/CE solicitou a Brígido e ao então presidente do CNJ, Joaquim Barbosa, os nomes dos advogados envolvidos na concessão de liminares e soltura de presos, bem como as provas existentes, para que fosse adotado procedimento administrativo interno. O TJ não respondeu à solicitação e o Conselho informou que não havia nenhum pedido de investigação por parte do então presidente Brígido.
Assim, na última quinta-feira, 11, a seccional decidiu interpelar judicialmente o desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido para apresentação das provas. Também instaurou, junto ao MP/CE, investigações internas.
Em coletiva de imprensa realizada ontem, o presidente da seccional, Valdetário Andrade Monteiro, afirmou que "as medidas adotadas no inquérito sigiloso instaurado no STJ, tendo a frente o ministro Herman Benjamin, permite um avanço na produção de provas, apontando a participação individualizada dos envolvidos". 



Fonte: migalhas.com.br - 17/06/2015

Criança ′engolida′ por buraco na rua será indenizada pela administração pública

A 4ª Câmara de Direito Público do TJ manteve decisão que condenou prefeitura do interior ao pagamento de indenização por danos morais e materiais, no valor de R$ 12,5 mil, em favor de uma criança "engolida" por um buraco aberto em via pública. O buraco se formou com a quebra da tampa de um bueiro, localizado em logradouro com movimento considerável de pessoas.
Com nove anos de idade, em 2007, a criança passou pelo canteiro central da avenida, caiu no buraco e teve ferimentos graves. Um corte profundo na perna, com cicatrização muito difícil, foi piorado pelo fato de a família não dispor de meios ou recursos para arcar com cirurgia plástica corretiva. O município, em apelação, disse que a culpa pelo evento foi exclusivamente da autora e que não houve danos materiais, muito menos morais ou estéticos.
A família, contudo, trouxe até orçamentos da reparação cirúrgica das sequelas do tombo. O relator do recurso, desembargador Edemar Gruber, observou ser necessária a intervenção estética, inclusive por conta de recomendação médica juntada aos autos. A decisão foi unânime (Apelação Cível n. 2013.071100-0).

Fonte: TJSC - Tribunal de Justiça de Santa Catarina - 16/06/2015

′Marola virou uma onda′, afirma Dilma sobre a inflação


A presidente Dilma Rousseff afirmou em Bruxelas que a inflação de maio, de 8,47% em 12 meses, é "atípica" e "preocupa bastante". Para ela, porém, essa alta não deve levar a população a reduzir o consumo.

"Pelo contrário, acho que a população tem de continuar consumindo", disse, após participar da cúpula entre a União Europeia e a Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribe).

Embora o BC cite os aumentos de preços administrados pelo governo entre os motivos de preocupação (leia na pág. 21), Dilma isentou sua gestão de responsabilidade pela aceleração dos preços. "A inflação deste ano é atípica, é fruto de várias correções. É um objetivo que temos de derrubar e logo." A presidente citou setores que têm influenciado esse crescimento inflacionário, entre eles a seca no Nordeste e a crise na falta de água no Sudeste.

Saiba mais, clique no link ao lado... ′Marola virou uma onda′, afirma Dilma sobre a inflação









Mais 2 milhões de brasileiros entram para lista de inadimplentes

Informação foi divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito

Mais 2 milhões de brasileiros entraram para a lista de inadimplentes, entre dezembro de 2014 e maio deste ano, de acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) divulgados nesta quarta-feira. A alta nos cinco meses do ano chegou a 4,63%. A estimativa era que ao final de maio havia cerca de 56,5 milhões de brasileiros com o CPF negativado no Brasil.
Em maio, comparado com o mesmo mês do ano passado, o crescimento ficou em 4,79%. Esse crescimento é o maior desde agosto do ano passado. De acordo com o SPC Brasil, os brasileiros estão com dificuldades para fazer o pagamento até mesmo de contas básicas. 
Saiba mais, clique no no link ao lado:  Lista de inadimplentes

Jovens da associação do Povoado Machado fazem um resumo do que viram na Capacitação em São Paulo, promovida pela BrazilFundation

As jovens Cibele Regina e Ana Carla ambas diretoras da Associação do Povoado Machado em Laranjeiras explanaram na noite desta quinta-feira, 11/06, na sede da associação, tudo que aconteceu no Encontro de Líderes BrazilFundation realizado em São Paulo de 27 a 30 de maio. Durante todo encontro elas participaram de capacitações e treinamentos que preencheram mais seus conhecimentos.
Mais de 47 entidades e instituições puderam participar do encontro somando mais de “300 pessoas que estavam lá”, disse Regina.  “A Associação do Machado, tida como Centro Social Amintas Vieira Souza foi bem representada”, disse o presidente da associação, Carlos Alberto, que reconhece todo o encontro como de suma importância para adquirir novos conhecimentos e colocar em prática no povoado para melhor desenvolvimento local.  O objetivo do encontro que aconteceu em São Paulo foi gera estímulo nas lideranças de maneira que possam refletir crítica e construtivamente alinhamentos nas regiões com visão, foco e estratégias institucionais aprimorando suas práticas, construção de projetos e observando a sustentabilidade local.
“Foi muito proveitoso”, disse Ana Carla – que participou do encontro. Ela juntamente com Cibele Regina fizeram um resumo onde citaram no encontro as dificuldades da comunidade e a associação e que o projeto planejado pela associação foi uma indicação da comunidade. “O projeto não é inclusão digital, mas social também”, disse Carla. Ela aproveitou e sugeriu que a associação possa buscar novos parceiros a exemplo da Secretaria de Saúde, Educação, Jornais, Igrejas, Poder Público, Seguranç Pública, Guarda Municipal, Senai/Sesc, Universidades. Elas citaram esses órgãos como forma de mobilizar a comunidade e esclarecer temas que a população desconhece e possa através de palestras ser mais esclarecida. Por exemplo, A Secretaria de Saúde, para palestrar sobre dengue, doenças sexualmente transmissíveis e etc; a Guarda Municipal, para que possa expor o que ela faz bem como sua competência na cidade e fazer rondas no povoado... São idéias que podem ajudar e muito no desenvolvimento do Povoado Machado e que garante seu presidente “tudo isso vai ser acionado”, finalizou.
Dos nove diretores, oito estava presentes a reunião e ouviram atentamente as jovens e o que elas trouxeram de bom do Encontro de Líderes promovido pela BrazilFundation, numa parceria com a Votorantim Cimentos.


Presidente da ASPALA vai até o Mesa Brasil a fim de cadastrar a entidade e obter alimentos para assistir sua comunidade

Reginaldo visitando o Mesa Brasil
Na quinta-feira, 11/06, o presidente da Associação Social da Paróquia de Laranjeiras, ASPALA, o senhor Reginaldo Andrade Silva, foi ao Programa Mesa Brasil em Aracaju para cadastrar sua entidade e passar a receber alimentos conforme prevê o próprio Programa, que “existe há mais de 14 anos em alguns estados da federação e foi criado em São Paulo com o intuito de reduzir a fome e a desnutrição através de alimentos excedentes ainda próprios para o consumo”.
Reginaldo foi recepcionado pela a atendente que posteriormente o encaminhou para Flávia, que é assistente social do Programa. Ela consultou as entidades cadastradas e disse não haver cadastro anteriormente da ASPALA, mas pegou toda a documentação que o presidente levou e disse fazer o cadastro dessa entidade nos dados do Mesa Brasil. “Vou cadastrar, mas só vai passar a receber alimentos quando eu for fazer uma visita na sede e comprovar os trabalhos desenvolvidos pela a associação”, disse Flávia. 

A ASPALA sendo beneficiada pelo Mesa Brasil passará a atender mais de 500 pessoas que, segundo Reginaldo “são pessoas carentes”. 

Tarifa de energia vai subir para compensar melhoria dos serviços


por JULIA BORBA
O consumidor vai ter de pagar —por meio de aumentos na tarifa de luz— a melhoria da qualidade dos serviços de energia elétrica que estão sendo exigidos pelo governo federal na renovação das concessões das distribuidoras.
A informação, da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), divulgada nesta terça-feira (9), é exatamente o oposto do que defendeu, na última semana a área técnica do Ministério de Minas e Energia.
As novas regras para renovação também não permitirão a remuneração dos acionistas quando a empresa estiver fora dos padrões saudáveis de gestão financeira e de qualidade. Assim, ficam mantidos os pagamentos apenas no mínimo estabelecido por Lei.


PROCESSO
As empresas de distribuição são aquelas responsáveis por entregar energia nas casas dos consumidores.
Apenas este ano, 36 empresas poderão renovar seus contratos por mais 30 anos. Outras duas devem passar pelo processo no ano que vem e uma última em 2017 –totalizando 39 concessões que precisam renovar as concessões ou passar por nova licitação.
Nesta lista estão companhias como a Celg (GO), CEB (DF), Copel (PR), CLFSC (SP) e CNEE (SP) e a Cemig (MG).
As novas regras contratuais deverão passar por audiência pública, entre 10 de junho e 13 de julho. A expectativa é de que sejam feitas mudanças mínimas no texto, que foi estruturado de maneira ampla, justamente para nortear a renovação de todas as empresas de uma só vez.
O texto traz obrigações para que seja mantido um plano de manutenção dos equipamentos e instalações, para o alcance das metas de qualidade, participação no planejamento e implementação de novas obras e para disponibilização do acesso remoto de informações, de forma a facilitar a fiscalização da agência.
Cada contrato, porém, será ajustado com base nessas regras, criando metas específicas de qualidade e melhoria da gestão financeira em um prazo de cinco anos.

QUALIDADE
As distribuidoras foram divididas em três grupos: as que cumprem as atuais metas de qualidade impostas; as que possuem padrão superior de qualidade e as que estão abaixo do limite, com nível de serviço inferior ao tolerável pela Aneel.
Essa avaliação foi feita tendo como base os índices apurados pela fiscalização da agência em 2014.
No caso das empresas que atualmente cumprem seu papel no padrão determinado ou das que estão acima das metas, a Aneel exigirá apenas que o serviço continue sendo entregue com eficiência.
Já as distribuidoras que foram identificadas com serviço ruim, terão de se ajustar a uma trajetória de melhorias, reduzindo a quantidade de interrupções no fornecimento e o tempo de duração dessas falhas. Assim, gradualmente, ao final de cinco anos elas deverão chegar ao padrão desejado.
Todo o investimento feito será analisado pela agência reguladora anualmente. No momento do reajuste tarifário, o consumidor terá um aumento na conta de luz para remunerar o esforço da empresa na melhoria do serviço.
"Se ele [o concessionário] fez um investimento pudente e necessário para prestação do serviço nós, como sempre, vamos considerá-lo na revisão ordinária e remunerar o investimento feito", defendeu o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino.
O Ministério de Minas e Energia disse, na última quarta-feira (3), que esse investimento teria de ser absorvido pelo caixa das próprias empresas, sem onerar o consumidor.
A Aneel, que é a encarregada de regulamentar o processo de renovação das concessões, diz que o repasse será feito apenas no momento de reajuste das tarifas, que já é previsto por calendário anual. E que não haverá aumentos extraordinários por este motivo.

FINANÇAS
Para se certificar que as concessões mantém situação financeira saudável e sustentável, a agência também propôs a restrição do pagamento de dividendos quando identificada má prestação dos serviços para os usuários.
Ou seja, se a qualidade não estiver dentro da meta, a concessionária não poderá remunerar o acionista acima do que é estabelecido pela legislação atual.
"Muitas vezes os administradores fazem e cumprem metas de curto prazo para apresentar um bom desempenho em um ano que acaba comprometendo o futuro da empresa", explicou Rufino.
Ao longo dos próximos cinco anos, e a cada ano, as distribuidoras terão de comprovar a evolução de seu desempenho técnico e financeiro, sob pena da perda da concessão.
Essa medida, extrema, só será adotada caso a empresa não atinja os objetivos traçados em dois dos primeiros cinco anos da nova concessão ou caso não alcance a meta estabelecida para o quinto ano.
Fonte: Folha Online - 09/06/2015





Grupo de Capoeira Luz do Mundo realiza evento na Orla da Atalaia e Sullivan sente-se honrado pela as apresentações

O grupo de capoeira Luz do Mundo realizou no sábado, 10, o 3º Encontro de capoeiristas na Orla da Atalaia, (Aracaju/SE), onde a comunidade e praticante da arte de todo o Estado de Sergipe abrilhantaram o evento participando de cada detalhe da apresentação dos capoeiristas.
Segundo o fundador da Capoeira Luz do Mundo, o jovem capoeirista Sullivan Oliveira,  – que tem praticado a capoeira há mais de 17 anos, o 3º Encontro ainda é o início de tudo que se pretende fazer pela frente acreditando que esse esporte está se espalhando em todo Sergipe de maneira que os praticantes tem sentido orgulho de poder estar nesse grupo. Sullivan na Capoeira é conhecido como Professor Rapina, que tem levado o nome da cidade de Laranjeiras por onde tem passado e se apresentado nos mais diversos lugares do Brasil. “A intenção e também chegar nos países afora levando ao conhecimento de todos que a arte como luz do mundo é saudável, é vida como esporte, como cultura procurando resgatar e valorizar trabalhos como esse”, disse o professor Rapina.  
Sullivan falou que a instituição já existe há mais de quatro anos sem situação de projeto e que se firmou como grupo no início desse ano. Ele tem projetado a arte e o esporte como prioridade e tem lutado pelo fortalecimento do grupo através de suas apresentações como projeto. 








Votorantim Cimentos promove capacitação para lideranças comunitárias de Sergipe

Diretoras da Associação do Povoado Machado, em Laranjeiras, participam do workshop nacional do Programa de Qualificação das Organizações Locais, em São Paulo
membros da diretoria da associação do Machado/Laranjeiras-SE
O primeiro módulo do workshop nacional de capacitação promovido pelo Programa de Qualificação das Organizações Locais tem a participação de duas representantes do Nordeste, Ana Carla da Silva e Cibele Regina Santos, que integram a diretoria da Associação do Povoado Machado, no município de Laranjeiras (SE), na Região Metropolitana de Aracaju.
O Programa de Qualificação das Organizações Locais é coordenado pelo Instituto Votorantim e Votorantim Cimentos. A comunidade, vizinha à maior fábrica da Votorantim Cimentos nos estados nordestinos, tem um histórico de mobilização e desafios de inclusão social. “A Votorantim Cimentos prioriza o fortalecimento da comunidade e a valorização de quem vive aqui, as lideranças comunitárias desempenham um importante papel no desenvolvimento socioeconômico”, destaca o gerente da fábrica de Laranjeiras, Danilo Valadares.
O fórum acontece de 27 a 30 de maio na cidade de São Paulo (SP). “As lideranças comunitárias convidadas em todo o Brasil têm todas as despesas de viagem, hospedagem, alimentação e treinamento custeadas pelas empresas do Grupo Votorantim”, explica Valadares.
“Nunca nem sonhamos que pudéssemos ter uma oportunidade como essa”, afirma o presidente da Associação do Povoado Machado, Carlos Alberto Santos. Ele acredita que a capacitação “traz mais conhecimento para o trabalho da entidade”. “Combinamos com as diretoras escolhidas para nos representar que elas repassem tudo o que aprenderam para os outros integrantes da associação e para os moradores”, acrescenta.
Para o Povoado Machado, onde vivem 70 famílias, o desenvolvimento das lideranças comunitárias é considerado um fator decisivo para a melhoria dos indicadores sociais na localidade, o que explicita a importância do Programa de Qualificação das Organizações Locais na região.
 Conheça o Programa de Qualificação das Organizações Locais
Executado em parceria com a Votorantim Cimentos, o Programa de Qualificação das Organizações Locais contempla três eixos principais: fortalecimento institucional, capacitação em gestão e elaboração de projetos. O eixo inicial visa o fortalecimento institucional das entidades participantes. Nessa etapa, é analisado o nível de maturidade e de organização, além de elaborado um plano de trabalho customizado visando o incremento dessas instituições.
O segundo é a capacitação em gestão, comunicação e captação de recursos. Cada comunidade indica duas lideranças comunitárias para serem capacitadas. O treinamento conta com dois módulos anuais, realizados em São Paulo. Em 2015, o workshop do modulo um é justamente o que acontece na próxima semana. No dia 27, haverá a abertura, às 14h, no Auditório Bloomberg (Itaim Bibi). A programação dos dias 28 a 30 será realizada no Hotel Refúgio Cheiro de Mato, em Mairiporã (Grande São Paulo). O módulo seguinte será realizado no segundo semestre.
O último eixo corresponde à elaboração de um projeto pelas próprias comunidades, que definem as suas prioridades e recebem consultoria na produção e estudo de viabilidade. Após a aprovação do projeto, a Votorantim Cimentos doa o chamado recurso-semente para a execução inicial. Vale ressaltar que o objetivo é que as iniciativas sejam autossustentáveis no médio e longo prazo.
Sobre o Instituto Votorantim
O Instituto Votorantim é o agente propulsor das práticas de responsabilidade social do Grupo Votorantim. A instituição foi criada em 2002 para qualificar o investimento social da empresa, a partir da identificação de oportunidades que gerem valor para a sociedade e para os negócios do grupo. O instituto orienta as empresas do grupo, presente em mais de 300 municípios brasileiros e 20 países, em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos da infância e da juventude, entre outros. Saiba mais em: www.institutovotorantim.org.br e twitter.com/instvotorantim.
Sobre a Votorantim Cimentos
Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 54,5 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12,9 bilhões em 2014. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.






Angélica e Luciano Huck agradecem a Deus pela vida: “Ontem passamos por um milagre”

O casal Angélica e Luciano Huck agradeceram a Deus de forma reiterada pelo livramento que receberam no último domingo, 24 de maio, quando o avião em que viajavam sofreu uma pane e fez um pouso forçado num pasto, a 30 KM de Campo Grande (MS).
Em entrevista à jornalista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, Angélica afirmou que considera o dia 24 de maio como a data do novo nascimento de sua família: “Estamos nos recuperando física e emocionalmente. Foi um milagre o que aconteceu. Deus nos salvou. As crianças estão bem e já tiveram alta, graças a Deus! Eu e Luciano passamos a noite fazendo exames e estamos bem. Nada grave, dores de pancada por todo o corpo. O cinto machucou um pouco. Estamos muito emocionados com o dia do nosso renascimento. Nem sei como vou poder agradecer a Deus por salvar minha família”.
Antes de receber alta, o apresentador Luciano Huck divulgou um comunicado e seguiu a mesma linha da esposa, classificando o fato de estarem vivos como um milagre: “Antes de qualquer coisa, queremos agradecer a Deus. Ontem passamos por um milagre, foi uma situação muito difícil a que vivemos. Mas o que importa é que estamos todos bem. As crianças estão ótimas, o que é o mais importante. Eu e Angélica estamos apenas aguardando o tempo de voltarmos para casa”, afirmou.
Luciano acrescentou que estava grato pela manifestação de carinho das pessoas: “Quero agradecer também às milhares de orações que a gente vem recebendo de todos os cantos. É um conforto enorme. Podemos dizer que renascemos e vamos comemorar uma nova data de aniversário: dia 24 de maio”, disse.
Angélica, que também se manifestou por um comunicado, destacou sua gratidão às pessoas que atuaram de forma decisiva durante e depois do acidente: “Também quero agradecer todo mundo que ajudou lá na Santa Casa de Campo Grande, agradecer ao Wilson e à sua esposa, que foram os primeiros a nos acolher e acalmar. E ao piloto, porque ele foi um verdadeiro anjo. E, claro, a todos que estão rezando e torcendo por nós. Estamos muito emocionados com todo esse carinho”, frisou a apresentadora.
Gospel mais







Prefeito de Laranjeiras visita locais afetados pelas chuvas juntamente com secretários e agentes da Defesa Civil


Como choveu muito nos últimos três dias, alguns pontos da cidade de Laranjeiras ficaram tomados por água. O prefeito Juca de Bala foi visitar de perto essas locais e percebeu crateras que se formaram por conta das fortes chuvas desde sexta-feira. Neste domingo, 24, choveu menos e possibilitou curioso e moradores da cidade checar o estrago causado nas ruas e povoados.  
O prefeito também foi juntamente com secretários e agentes da defesa civil e algumas medidas foram tomadas visando minimizar a situação problemática dos moradores principalmente da ponte de acesso à Capela Santaninha (Ponte do Mulungu) e às comunidades da Rua do Mulungu, Loteamento Denise Fontes e Quintalé de Baixo. Esses locais foram interditados e uma nova avaliação está sendo planejada junto aos técnicos da Defesa Civil do Estado.
Moradores do Povoado Machado também foram afetados e questionado pelo presidente da associação, o prefeito Juca de Bala disse que irá projetar algo para solucionar o problema dos locais atingidos e aguardar o fim das chuvas para poder agir. 
Com informações do homepage da prefeitura. Fotos: Evaldo Moura


“Deus ajudou”, diz piloto sobre pouso forçado de avião que transportava Angélica e Luciano Huck

 
O acidente aéreo envolvendo os apresentadores Angélica e Luciano Huck não se transformou em tragédia por intervenção divina, segundo o piloto da aeronave, Osmar Frattini.
Uma pane em um dos motores fez o avião Embraer 820C, matrícula PT-ENM, perder altitude, o que motivou a decisão da tripulação – piloto e copiloto –  em fazer um pouso de emergência numa área de pasto.
Com apenas um dos motores funcionando, o piloto avisou à torre de controle e ao esquadrão de resgate da Força Aérea Brasileira (FAB) que iria buscar uma área plana onde pudesse fazer um pouso de emergência, pois estava a dez minutos do aeroporto de Campo Grande (MS).
Ao encontrar o local, Frattini optou por desligar o motor que restava e não acionar o trem de pouso da aeronave. O piloto temeu que, com o motor funcionando, houvesse uma explosão no momento do impacto com o solo, e com o trem de pouso baixado, o avião pudesse capotar já que a aterrissagem era feita num pasto, e não em uma pista.
“Quando o avião pousou, foi preciso retirar todo mundo às pressas porque cheirava combustível”, relatou Lucilene Vaz, esposa do piloto. “A preocupação dele era principalmente com as crianças. Ele precisou ter calma […] Ele pediu ajuda para o pessoal da fazenda. Acho que foi um milagre. Todo mundo tem que agradecer a Deus”, acrescentou.
Segundo Lucilene, o piloto sentia dor do peito, por causa do impacto contra o manche da aeronave, e tinha pequenos ferimentos na cabeça e na perna. “Mas, ele está bem”, tranquilizou.

Desespero

Lucilene afirmou ainda que a apresentadora Angélica se desesperou no momento que seu marido anunciou que seria necessário fazer um pouso de emergência: “Na hora que ele avisou que ia ter que fazer o pouso forçado, a Angélica se desesperou e gritou muito”, contou, de acordo com informações do site Diário Digital.
A equipe de resgate ressaltou a perícia do piloto ao tomar decisões cruciais para o sucesso do pouso forçado: “Ele já procurou um espaço para que ele pudesse fazer o pouso de emergência. Você vê que aqui é uma região bastante acidentada, ele conseguir esse espaço e fazer esse procedimento é algo de bastante perícia”, disse o capitão do Corpo de Bombeiros Silvio Romero, lembrando que a aeronave sobrevoava a região da Serra de Maracaju no momento da falha mecânica.
O capitão do Exército Mauro Pascale, que atuou na operação de resgate, também elogiou o piloto: “Ele conseguiu aí fazer um pouso forçado, vamos dizer, com sucesso, e dado aí a energia envolvida no acidente aeronáutico, tenho certeza aí que foi uma sobrevida, uma segunda chance para esses tripulantes, passageiros e o piloto foi muito bem na operação dele, com certeza”.
O avião, que pertence à empresa Mato Grosso do Sul Taxi Aéreo, está com documentação regularizada e com manutenção válida até o dia 12 de junho, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

“Deus ajudou”

Na chegada ao hospital, o piloto Osmar Frattini concedeu uma rápida entrevista à repórter do programa Fantástico, da TV Globo, e contou que acreditava numa intervenção divina para o sucesso do pouso.
Piloto: Deus ajudou.
Repórter: Mas por que o senhor não baixou o trem de pouso?
Piloto: Porque se baixar o trem de pouso, já complica.
Repórter: Mas o que aconteceu?
Piloto: Uma pane.
Logo após a chegada ao hospital do casal de apresentadores, seus três filhos e as duas babás que estavam no avião, a Santa Casa de Campo Grande informou que todos foram submetidos a exames de tomografia e raio-x.
Luciano Huck caminhava com dificuldades e sentia dores, o que levantou suspeita de fratura em uma vértebra. Sua esposa chegou em uma maca, e os médicos suspeitavam de uma fratura na bacia. Um dos filhos do casal teve um corte no rosto.
Após os primeiros atendimentos, eles foram transferidos para uma base aérea em Campo Grande, onde embarcaram para São Paulo em dois aviões UTI móvel. Na chegada à capital paulista, foram diretamente para o Hospital Israelita Albert Einstein, onde foram submetidos a uma bateria de exames.
Gospel mais 


8º Encontro de Radialistas, Jornalistas e Amigos acontecerá na Associação de Moradores do Povoado Machado. Veja a Programação

Clique na imagem acima para ampliá-la

Prefeito Duda Macedo recebe a presidente do IPHAN


O prefeito Duda Macedo, recebeu na manhã da quarta-feira, dia 13/05, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – o IPHAN, a doutora Jurema de Souza Machado. 
Em pauta, a restauração do patrimônio do Município: Paço Municipal, Casa da Cultura Américo Sima e Estação Ferroviária. Na conversa ficou certo de quais seriam os primeiros passos para a revitalização dos prédios citados. 

Concluída obra emergencial da adutora e o abastecimento de água será normalizado

A construção da obra emergencial no povoado Pedra Branca, em Laranjeiras, foi concluída na madrugada desta quinta-feira (14/05), por volta das 3h, após cinco dias do rompimento da estrutura. 

O abastecimento de água deve ser normalizado nesta segunda-feira (18/05). As bombas serão religadas na sexta-feira (15/04). A água deve voltar gradativamente em Aracaju, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro.
Entenda 
O abastecimento de água foi interrompido desde o último sábado (09/05), em virtude da queda da ponte de Pedra Branca, que cedeu e rompeu duas adutoras responsáveis pela distribuição de água do São Francisco para Aracaju e região metropolitana.

Apóstolo Estevam Hernandes prega união das igrejas evangélicas: “O ímpio sabe andar junto, e nós não”

O apóstolo Estevam Hernandes, líder da Igreja Renascer em Cristo, pregou a unidade das denominações evangélicas no Brasil durante um evento que reuniu pastores e bispos em São Paulo.
Durante o “Café da Unidade em Prol da Marcha Para Jesus 2015″, organizado pela Confederação das Igrejas Evangélicas Apostólicas do Brasil (CIEAB), Hernandes disse que “precisamos ser curados da criancice espiritual” e promover parcerias entre as igrejas: “O ímpio sabe andar junto, e nós não sabemos”, afirmou.
“O dia que eu for maduro ao ponto de alguém falar mal de outro pastor e eu disser: ‘Eu te repreendo em nome de Jesus por você tentar estragar nossa unidade’, eu estou sarado”, acrescentou o líder da Renascer.
Reforçando o discurso da unidade, o apóstolo demonstrou expectativas em relação aos efeitos dessa proposta: “Nós vamos ser uma nação sarada espiritualmente, em nome de Jesus! Está na hora da gente se misturar!”, disse, segundo informações do Guia-me.
Sobre a Marcha Para Jesus, Estevam Hernandes disse que o evento “contribui para o crescimento da igreja” porque expõe o movimento evangélico às pessoas na sociedade: “Faz com que elas tenham a visão certa e adequada, quebra estereótipos, destrói paradigmas”, adjetivou.
Em São Paulo a Marcha Para Jesus vem perdendo público nos últimos anos. A edição 2015 terá o tema “Exaltando o Rei dos reis” e será realizada no dia 04 de junho, na semana seguinte à do Rio de Janeiro.
O trajeto será o tradicional e já conhecido do público, partindo da estação Luz do Metrô às 10h00 e concentrando os fiéis na praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, ao lado do aeroporto Campo de Marte.
Gospel mais

Pesquisa mostra o que acontece dentro de cobra que engoliu jacaré

Veja que interessante é uma cobra devorando um jacaré. Parece coisas inacreditáveis onde dificilmente acreditaríamos. Mas existe sim e não somente jacaré, cobra também devora boi, vaca e etc...
Perceba o que acontece por dentro do corpo de uma serpente quando ela engole, por exemplo, um jacaré?
O biólogo americano Stephen M. Secor, professor da Universidade do Alabama, analisou radiografias de uma píton birmanesa enquanto ela digeria sua presa.
No total, a cobra precisou de seis dias para digerir o jacaré inteiro.
"O jacaré se decompõe lentamente graças à ação combinada do ácido clorídrico e a enzima pepsina", explica Secor à BBC Mundo. "É surpreendente a facilidade com que as pítons podem digerir presas desse tamanho."
Segundo ele, as enzimas no intestino delgado têm a tarefa de romper a pele resistente do jacaré.
Secor e sua equipe já haviam feito o mesmo experimento com cobras engolindo pombas e ratos. Segundo eles, a principal diferença é a de que a serpente gasta mais energia para digerir as duras escamas do réptil do que nos casos anteriores.

Dia 1
É possível ver perfeitamente o corpo do jacaré, com a cabeça no lado esquerdo do raio-X. A serpente expandiu seu corpo para se moldar ao tamanho de sua presa.
© Foto: Fornecido por BBC No primeiro dia, a serpente expande seu corpo para se moldar ao tamanho do jacaré.

Dia 2

No interior do intestino delgado da píton, o tecido mole do jacaré se dissolve e seu esqueleto começa a se romper. A taxa metabólica da cobra aumenta consideravelmente para separar enzimas e ácidos suficientes para fazer a digestão.
© Foto: Fornecido por BBC O esqueleto do jacaré começa a ser rompido no segundo dia de digestão.


Dia 3
As escamas e os ossos do jacaré aparecem sendo digeridos. Durante esses dias, a serpente fica praticamente imóvel e, assim, se torna mais vulnerável a possíveis ataques.
© Foto: Fornecido por BBC Durante quase todo o período de digestão, a cobra fica praticamente imóvel.

Dia 4
No raio-X é possível ver que restam apenas as partes mais resistentes da presa. As enzimas e bactérias do intestino da cobra trabalham a todo o vapor.
© Foto: Fornecido por BBC Após a digestão total, uma píton pode passar semanas sem precisar se alimentar novamente.

Dia 5
Restam apenas alguns fragmentos do jacaré. Nesse momento, a principal tarefa do aparelho digestivo da cobra é eliminar os gases do processo de digestão.
© Foto: Fornecido por BBC No quinto dia, o raio-x mostra que restam apenas alguns fragmentos do jacaré.

Dia 6
A digestão termina. A partir desse ponto, segundo explica o biólogo, a píton pode ficar semanas ou até meses sem a necessidade de comer.
© Foto: Fornecido por BBC

Fonte: Do MSN,COM



Multidão foi a Praça Wlisses Maynard concorrer a prêmios promovidos pela Prefeitura de Laranjeiras

Uma multidão se concentrou na Praça Wlisses Maynard, centro de Laranjeiras, Estado de Sergipe, nesse último domingo, 10/05, para concorrer a vários prêmios que a Prefeitura Municipal de Laranjeiras promoveu em comemoração ao Dia das Mães.
O evento é tido como a 3ª edição da Grande Festa do Dia das Mães que já virou tradição no município, contou com mais de 160 prêmios entre eletrodomésticos, eletrônicos, utilidades para o lar e uma moto tão sonhado pelos correntes de 50 cilindradas. Todas as mães ganharam nem se quer uma bolsinha que a prefeitura através da Secretaria de Assistencia e Desenvolvimento Social adquiriu para elas e fortes homenagens. “Foi um dia lindo, foi um dia de festa”, conta uma participante do evento e que ganhou uma cama box. Para ela que nunca ganhou nada em toda a sua história foi um prazer, uma felicidade grande está em um evento desse porte. “Tanta gente dentro e fora da quadra”, disse a jovem DMS em tom engraçado por ter saído do sufoco mas de ganhar um prêmio.

A ganhadora da moto foi Galvânia dos Santos que emocionada por ter ganhado o presente agradeceu ao evento promovido pela prefeitura na pessoa administradora de Juca de Bala – ele que é o atual prefeito da cidade.
Para muitos que não acreditam, nesse dia passou a acreditar ao ver tantos prêmios espalhados no placo e saber que um desses poderia ser dessa pessoa. Foi uma tarde de lazer onde além de ganhar prêmios, crianças puderam participar de pula-pula e se divertiam enquanto as mães e toda aquela gente participaram de shows ao final do evento.
Para o gestor Juca de Bala, a intenção é gerar a autoestima na comunidade valorizando a mulher enquanto mãe.  Para ele o objetivo desse evento foi atingido superando prêmios e a grande participação em geral da comunidade laranjeirense. Ele se diz preparado para o próximo Dia das Mães e com mais novidades e inovação.
Com informações da TDantas Comunicação e Marketing/Prefetura de Laranjeiras/Fotos: Evaldo Moura


Tragédia em Laranjeiras – A ponte de Pedra Branca desaba e tem acidente

Neste sábado, 09/05, aproximadamente por volta do meio dia, a Ponte que fica no Bairro Pedra Branca, município de Laranjeiras – Sergipe, BR 101 e que faz divisa entre Laranjeiras e Maruim desabou e fez várias vítimas entre animais e pessoas que passavam por lá. Essa ponte era bastante frequentada e passava por ela duas tubulações de água do Rio São Francisco, que supostamente há quem diga que foram elas as causadoras do acidente.
No momento do desabamento, segundo o líder comunitário de Pedra Branca, Manoel Carlos, ia passando um comboio com 60 animais entre cavalos e burros que vinham de feiras livres. 
Os condutores desses animais foram atingidos também e foram conduzidos pela SAMU. Muitos dos animais apareceram já boiando no Rio Sergipe, rio esse que passa por baixo da ponte. Uma grande perca, dizem moradores pela história da ponte. Segundo Manoel Carlos, “uma relíquia de mais de 80 anos e símbolo de Pedra Branca”.
Os indícios mostram que na ponte por onde passava os animais não era de uso por conta de passar a citada tubulação e que veio a se romper causando o desabamento. Ao lado tem uma outra ponte bastante movimentada por veículos e esta não foi atingida, mas o trânsito ficou lento por conta da movimentação de curiosos e até do acidente.




Lula responde a novo ataque de Época, agora sobre metrô na Venezuela

Jornal GGN - O Instituto Lula publicou na tarde desta sexta-feira (8) a resposta que encaminhou à equipe de reportagem da revista Época, veículo que o petista classificou como indigna de crédito. Na semana passada, Época noticiou que o ex-presidente seria investigado por tráfico de influência internacional envolvendo obras que beneficiariam a Odebretch com recursos do BNDES. Dessa vez, Época questionou Lula sobre o financiamento de um metrô na Venezuela.
Em resposta, Lula informou que os financiamentos do BNDES para a construção do metrô em Caracas tiveram início em contratação feita em dezembro de 2001, portanto, durante o governo FHC. "O valor inicial desta contratação foi de U$ 107 milhões, conforme relatório assinado pelo então presidente do BNDES, em conformidade com uma política de incentivo às exportações de serviços brasileiros."
Segundo o repórter de Época, Thiago Bronzatto, o caso do metrô é investigado tanto pelo Tribunal de Contas da União quanto pelo Ministério Público Federal. A revista quis saber o que Lula está ciente disso, além do que foi discutir com o ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em 2009 e 2011.
Abaixo, a nota do Instituo Lula e as perguntas da reportagem de Época ao ex-presidente.

Do Instituto Lula
Recebemos nesta sexta-feira (8) novas perguntas da Revista Época (seguem abaixo) para sua edição de amanhã. As perguntas voltam para um assunto tratado pela revista em matéria publicada pelo mesmo repórter, Thiago Bronzatto, no dia 3 de abril de 2015, na qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não foi ouvido, mesmo com a matéria se referindo ao ex-presidente (leia aqui).
Na época, o BNDES respondeu a matéria, apontando vários equívocos nela. Segue a nota, aqui. Esperamos que a revista ao repetir a matéria ao menos não repita os erros do mês passado.

Segue abaixo a resposta que foi enviada para a revista nesta tarde.

Caro Thiago,
Como deve ser de seu conhecimento, os financiamentos do BNDES para a construção do metrô de Caracas, na Venezuela, tiveram início em contratação datada de 13 de dezembro de 2001, antes, portanto, do governo do ex-presidente Lula. O valor inicial desta contratação foi de U$ 107 milhões, conforme relatório assinado pelo então presidente do BNDES, em conformidade com uma política de incentivo às exportações de serviços brasileiros. Naquela ocasião, o presidente da Venezuela, país contratante, era Hugo Chávez.
Como deve ser também de seu conhecimento, ao longo de seu governo o ex-presidente Lula manteve reuniões trimestrais com o então presidente Chávez, para tratar de temas bilaterais e regionais. O encontro a que se refere, em maio de 2009, insere-se neste quadro.
Como também deve ser de seu conhecimento, depois que deixou o governo o ex-presidente Lula continuou mantendo contatos com chefes de Estado e de Governo de outros países, nas viagens que faz ao exterior ou recebendo-os no Brasil.
Em 2011, Lula viajou para Caracas para realizar uma palestra contratada pela Odebrecht, realizada no Hotel Marriott de Caracas, às 10h do dia 2 de junho de 2011, para empresários, diplomatas e autoridades governamentais, e noticiado então pela Folha de S. Paulo. Na viagem, Lula foi recebido pelo então presidente Hugo Chávez.
O ex-presidente Lula não é parte citada em qualquer procedimento investigatório de que tenha conhecimento, por parte do Ministério Público ou do Tribunal de Contas da União.
Quanto aos procedimentos do TCU relativos ao financiamento de exportações de serviços brasileiros, já noticiados pela revista ÉPOCA em 3 de abril e mencionados em sua mensagem, informamos que o ex-presidente Lula não considera esta revista uma fonte de informação digna de crédito.
Assessoria de Imprensa do Instituto Lula
***
Mensagem do repórter de Época, Thiago Bronzatto, ao Instituto Lula

Tudo bem?
Estamos fazendo uma matéria para a próxima edição da revista Época deste fim de semana sobre o financiamento concedido pelo BNDES para a construção do metrô de Caracas. Eu gostaria, portanto, de esclarecer algumas dúvidas com vocês que dizem respeito ao senhor ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Seguem abaixo as minhas questões:
1-) Em maio de 2009, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o então presidente da Venezuela Hugo Chávez em Salvador. Nesse encontro, foi discutida a liberação de uma linha de crédito do BNDES para a construção do metrô venezuelano?
2-) Naquela ocasião, o ex-presidente Lula sabia que a Odebrecht seria a responsável pela obra?
3-) Em junho de 2011, o ex-presidente Lula viajou para a Venezuela para se encontrar com o então presidente Hugo Chávez. O que foi discutido nesse encontro?
4-) Essa viagem foi paga pela Odebrecht? Por quê?
5-) O senhor ex-presidente Lula tem conhecimento de que o financiamento concedido pelo BNDES para a construção do metrô venezuelano está sendo investigado tanto pelo TCU quanto pelo MPF?
O meu prazo final é hoje às 16h.
Qualquer dúvida, estou nos contatos abaixo.

Seis dicas para evitar fraudes com o seu CPF

Nos últimos dias, um site que divulga o CPF sem autorização tem causado preocupação de pessoas que temem ser vítimas de fraudes devido à exposição dos dados. Na página, basta colocar o nome para achar o CPF correspondente.
Com o documento em mãos, o fraudador pode tentar contratar serviços no nome da vítima ou fazer crediários com os dados falsos. Em muitos casos, o verdadeiro dono do CPF só vai descobrir o golpe quando estiver com nome sujo.
Para evitar o problema, a Folha reuniu seis dicas de especialistas sobre como proteger o CPF de golpes. Confira abaixo:

1 - Guarde o CPF em local protegido
A dica é colocar o documento no bolso da frente da calça ou deixar em algum lugar escondido na bolsa. Isso evita a ação de batedores de carteira ou mesmo que o dono perca o CPF durante uma ação simples, como ao sacar dinheiro ou utilizar outro documento, por exemplo.

2 - Nunca forneça dados a estranhos
A orientação serve também para ligações telefônicas ou e-mails nos quais se busque confirmar números de documentos e informações pessoais. Desconfie, pois podem ser criminosos querendo usar os dados em golpes.

3 - Não informe dados de documentos em promoções
Principalmente quando o sorteio for promovido por um estabelecimento comercial pequeno. Lojas e empresas pouco confiáveis podem repassar as informações pessoais de cadastros para pessoas interessadas em usar esses dados em fraudes.

4 - Mantenha o antivírus do computador atualizado
Com essa ação, o usuário evita a instalação de programas maliciosos que podem roubar dados pessoais da máquina.

5 - Não perca os documentos de vista
Ao entregar o CPF para fazer um cadastro, mantenha os olhos nele. Isso vale para quando o documento for solicitado na abertura de um protocolo ou negócio.

6 - Consulte regularmente a situação do seu CPF
A maioria das empresas de informações financeiras oferece a possibilidade de o consumidor consultar a situação do documento e saber, por exemplo, se está com o nome sujo. Na Serasa, dá para consultar gratuitamente a situação do CPF em uma das agências da empresa, por carta ou via procuração em uma agência.
No SCPC, da Boa Vista Serviços, a consulta é on-line. Basta preencher um cadastro no site que, em seguida, o consumidor receberá uma senha por e-mail. O sistema informa os dados do credor, o valor da dívida e permite renegociação on-line.

 

Fonte: Folha Online - 07/05/2015


Gestores, crianças e adolescentes debatem políticas públicas durante conferência

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Prefeitura de Laranjeiras promoveu na manhã de ontem, (06), a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento aconteceu no Clube Recreativo Antônio Carlos Franco.
Durante todo o dia representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Planejamento e Geral, Conselho Tutelar, UFS, poder legislativo municipal e os Adolescentes debateram os temas “Política e Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente” e o “Fortalecimento dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”.
De acordo com o presidente do CMDCA, Reginaldo Andrade, a conferência municipal é uma etapa para a realização das conferências territorial e estadual, que acontecem neste mês de maio e setembro, respectivamente. “Nesta conferência municipal realizada ontem, escolhemos delegados que vão participar da conferência territorial, neste mês de maio, em São Cristóvão e lá vamos eleger novos representantes para a conferência estadual, que será realizada em setembro deste ano”, disse.
Reginaldo Andrade acrescentou ainda que este é um momento para ouvir as crianças e os adolescentes e saber o que eles esperam das políticas públicas nesta área. “Nestes eventos, ouvimos as crianças e adolescentes e, a partir disso, direcionamos as ações das políticas públicas de acordo com as reais necessidades desta parcela da população”, acrescentou Reginaldo.

Delegados eleitos para a conferência Territorial;
Crianças e Adolescentes
- Tarsila Alves - Escola Municipal Prof. José Monteiro Sobral.
- Geisielly Nascimento – Escola Municipal Prof. José Monteiro Sobral.
- Beatriz Santiago - Centro Educacional São José.
- Naely Campos - Centro Educacional São José.
- Luiz Felipe Souza - Escola João Ribeiro.
- Pedro Vinícius Bezerra - Centro Educacional São José.

Representantes dos Gestores
- Reginaldo Andrade - Presidente do CMDCA
- Ana Lúcia.
- Gabriel Lourenço.
- Arlete Sacramento.
- Ivo Augusto
TDantas Comunicação e Marketing/DECOM PML/Fotos: Evaldo Moura.


Quem perdeu prazo pode acertar conta com Leão

por BRUNO DUTRA

Receita libera envio de declaração de contribuinte atrasado. Multa mínima é de R$ 165

Rio - Contribuintes obrigados a prestar contas com o Fisco — pessoas físicas que tiveram rendimentos tributáveis superiores a R$26.816,55 em 2014 — e perderam o prazo já podem entregar a declaração à Receita. Mas os atrasados terão de pagar multa mínima de R$ 165,74 ou de 1% ao mês sobre imposto devido, se for o caso. A pena é limitada a 20% do total e a Receita acresce à multa juros indexados à Selic durante o atraso.
Nessas condições, a multa pela na entrega do formulário após o prazo pode ser bem salgada. Por exemplo: se o imposto devido do contribuinte for de R$ 20 mil no ano, o valor atingirá R$ 4 mil (20% sobre R$ 20 mil).
De acordo com o sistema, assim que entregar a declaração com atraso e imprimir o recibo, o contribuinte recebe notificação da multa e o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), que é um boleto para pagamento. Quem está nessa situação tem 30 dias para quitar o débito. Caso os valores sejam mais altos, é possível procurar unidade da Receita e fazer o parcelamento, assim como destaca o supervisor nacional do Imposto de Renda da Receita, Joaquim Adir.
A ideia, segundo Adir, é que esses contribuintes possam usar o mesmo software do IR para fazer a declaração. O atraso na entrega do formulário, vale destacar, não impede o contribuinte de receber normalmente a restituição a que tenha direito, se for o caso. Entretanto, se não pagar a multa pelo atraso, o valor será deduzido da restituição. “Se optar por pagar a multa, receberá a restituição integral, corrigida pela taxa Selic”, explica Adir.
Já se o contribuinte tiver imposto a pagar, incidirá juros e multa sobre o atraso. O primeira parcela a pagar venceu no dia 30 de abril.

Dá para consultar malha fina
Com o fim do prazo de entrega da declaração, a Receita começa a processar os documentos e, a partir de hoje, já é possível ter acesso ao “Extrato da Declaração do Imposto de Renda”, para saber se há inconsistências nas informações. O contribuinte saberá se está na malha fina.
É necessário abrir o sistema disponível no portal e-CAC, usando código de gerado na página da Receita, ou com uso do certificado digital emitido por autoridade habilitada.
“A Receita permite que o contribuinte acesse detalhadamente o processamento da declaração através de um código. Caso tenha sido detectada divergência, o Fisco aponta o item problemático e orienta como fazer a correção”, explica o diretor tributário da Confirp Consultoria Contábil, Welinton Mota.
Fonte: O Dia Online - 05/05/2015

Juízes condenados por improbidade não perderão a função

Prolator da liminar que, em 15 de setembro do ano passado, deferiu à magistratura brasileira o surpreendente e generoso “auxílio-moradia” (R$ 4.377,73 - assim mesmo, com centavos, mas sem qualquer tributação), o ministro Luiz Fux, do STF, apresentou há poucos dias um grande número de sugestões de alterações ao anteprojeto da nova Lei Orgânica da Magistratura.
Conforme revelado pelo jornalista Felipe Recondo, em texto publicado no saite ´Jota´, “Fux fez 73 sugestões de mudança no texto”. Mais: “em nenhum momento Fux propôs redução da longa lista de auxílios” já existentes no anteprojeto original.
O jornalista também critica que “o texto do novo estatuto da magistratura fica, a cada dia, mais corporativo e distante da sua real função, que é modernizar a Justiça, garantir as prerrogativas dos magistrados e atualizar uma legislação de outros tempos”.
Eis sete dentro dos 73 novos penduricalhos pinçados pelo jornalista:
1. Fux propõe que os ministros do STF possam aumentar o próprio salário, sem que se submetam ao controle do Congresso Nacional.
2. Juiz condenado por improbidade não perderá a função;
3. Os juízes terão gratificação a cada três anos de trabalho;
4. O presidente da República e os governadores perderão a prerrogativa exclusiva de nomear desembargadores;
5. Os juízes auxiliares dos tribunais superiores poderão ganhar supersalários, com rendimentos superiores aos de ministros do STF;
6. As férias para o Judiciário serão “mais gordas”;
7. Juízes poderão se afastar de suas funções para prestar serviços a embaixadas do Brasil no exterior.
Estas e outras dezenas de propostas foram formalizadas no momento em que o Conselho Nacional de Justiça, presidido por Ricardo Lewandowski, sofre um processo de esvaziamento.
O jornalista Recondo arremata informando que com as emendas de Fux, o texto da nova Loman “retira poderes do Conselho Nacional de Justiça e retrocede no controle que começou a ser feito há poucos anos sobre as nem sempre eficientes corregedorias dos tribunais locais”.
Explicando as férias “mais gordas”
Provenientes da “rádio-corredor” da OAB Nacional, o Espaço Vital teve acesso ontem (04) a novos potins que detalham as férias “mais gordas” propostas por Fux.
• Enquanto o trabalhador comum brasileiro recebe adicional de um terço anual sobre o salário, os magistrados (que já recebem dois terços anuais), embolsariam um salário a mais para cada 30 dias de repouso. Seria a “grana em dobro”, para desfrute das melhores viagens, hotéis mais encantadores, além de uma sobra para as compras.
• E não é só: “os feriados compreendidos dentro do período de descanso não serão computados como tal e acarretarão o deslocamento do término das férias”. Assim, por exemplo, sorte maior de quem sair em férias no Carnaval, ou na Semana Santa (cujos feriados começam na quarta-feira que antecede a chegada do coelhinho pascal).

Fonte: Espaço Vital - www.espacovital.com.br - 05/05/2015

Em esquema de fraude, 502 pessoas declararam no IR a mesma empregada

por SOFIA FERNANDES
Machado/Editoria de Arte/Folhapress
A Receita Federal espera recuperar até R$ 7 bilhões de pessoas físicas que fraudaram o Imposto de Renda em declarações feitas principalmente no ano passado.
Entre os "casos pitorescos" de despesas inexistentes destacados pela Receita, está o de 502 pessoas que declararam pagar contribuição patronal para uma mesma empregada doméstica.
Para declarar o gasto com doméstica, a receita exige o nome, o CPF e o NIT (Número de Identificação do Trabalhador).
O Fisco já intimou 80 mil contribuintes entre março e abril e até o fim deste ano espera autuar 280 mil pessoas que sonegaram imposto.
No ano passado, a Receita autuou 350 mil contribuintes, recuperando R$ 6,7 bilhões em tributos devidos.
De acordo com o subsecretário de Fiscalização da Receita Federal, Iágaro Jung, o perfil mais visado pela fiscalização da Receita é de profissionais liberais - médicos, advogados, entre outros -, que omitiram rendimentos, além de empresários.
A maior parte dos investigados não caiu na malha fina em anos anteriores. Por meio de um cruzamento posterior e mais refinado de dados, o Fisco detectou inconsistências, como dinheiro no exterior, venda de imóveis, operações relevantes na Bolsa - todas essas ações não declaradas.

OPERAÇÕES

Segundo Jung, declaração de pensões alimentícias falsas para abatimento na declaração foi uma das fraudes mais comuns detectadas pela Receita neste ano.
Há indícios de que cerca de 25 mil declarações forjaram pensões, uma sonegação total de R$ 375,4 milhões. O combate a esse tipo de fraude suscitou até uma operação especial, batizada de "Filhos do Vento", concentrada principalmente no Distrito Federal.
Houve casos de escritórios de contabilidade em que 100% dos seus clientes deduziram do imposto a pensão alimentícia, sendo que a fatia dos contribuintes que declaram à Receita pagar pensão é de 6,5%.

RIGOR

Jung frisou que a Receita conta com métodos cada vez mais modernos de fiscalização e cruzamento de dados, o que tem ampliado a capacidade de identificar fraudes.
Por meio do laboratório de lavagem de dinheiro, em parceria com a Polícia Federal, é possível identificar de que computador a declaração está sendo transmitida, o que facilita a fiscalização de escritórios de contabilidade.
A multa aplicada ao contribuinte que tiver a fraude comprovada é de 150% sobre o imposto devido. Quando o contribuinte tenta atrapalhar a fiscalização, a multa pode chegar a 225%, e ele ainda pode ser responsabilizado criminalmente.
Quem for autuado pela Receita pode recorrer da decisão nas delegacias da Receita. Se a decisão for mantida, pode apelar ao Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) e, depois, ainda recorrer judicialmente.
Por isso, não há previsão de quando os créditos gerados a partir das autuações entram nos cofres do governo.
A Receita reforça o pedido para que os contribuintes tenham cuidado com as informações prestadas em suas declarações e que, caso tomem nota de alguma inconsistência, façam a autorregularização, o que evita o pagamento de multa.
O prazo para a declaração do Imposto de Renda 2015 vai até 30 de abril. São esperadas 27,5 milhões de declarações. Até agora, cerca de 12 milhões apresentaram o documento.


Fonte: Folha Online - 17/04/2015




Recebo duas aposentadorias. Como declaro? Tire essa e mais 104 dúvidas

A Folha oferece serviço de esclarecimento de dúvidas dos leitores sobre como preencher a declaração do IR 2015 –referente a rendimentos de 2014. O serviço será publicado até 30 de abril, último dia para o envio da declaração à Receita. As respostas, dadas pelos consultores da IOB/Sage, serão publicadas no caderno Mercado, de terça-feira a sábado, e compiladas nesta página.
As novas perguntas e respostas são adicionadas ao pé da página.
Veja a resposta para a dúvida 104: "Tenho 88 anos e recebo duas aposentadorias. A soma dos rendimentos isentos e não tributáveis fica acima do limite permitido, de R$ 23.241,01. Tributar o valor excedente não é dupla tributação?"
Clique no link abaixo para acessar as mais de 104 dúvidas: Duas ou mais aposentadorias, Como declaro? Tire suas dúvidas


Gestantes de Laranjeiras recebem kits para bebês

A prefeitura de Laranjeiras realizou nesta quinta-feira, (16), a entrega de kits para gestantes atendidas pelas secretarias de Saúde e Assistência Social do município. As futuras mamães receberam das mãos da primeira-dma, Jussimara Leite, fraldas, mamadeiras, banheira, entre outros produtos que vão auxiliá-las após o nascimento dos bebês.
De acordo com a primeira-dama, o programa desenvolvido pela prefeitura de Laranjeiras auxilia no fortalecimento do grupo familiar. Como também, as gestantes são acompanhadas periodicamente pela equipe de atendimento psicossocial do município.

“Nesta etapa, 20 gestantes foram beneficiadas com um kit que vai auxiliá-las após o nascimento dos bebês. Acreditamos que isso promova a integração entre as mamães e os recém-nascidos, fortalecendo assim o vínculo familiar. Desde 2014, realizamos esta entrega. Durante o acompanhamento, as gestantes também participam de oficinas para a confecção do enxoval nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Tudo é executado com muito carinho”, disse Jussimara Leite.

TDantas Comunicação e Marketing/DECOM PML.
Fotos: Evaldo Moura.

Apoio à redução da maioridade penal é de 87% entre os brasileiros, diz pesquisa do Datafolha

A proposta de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos é apoiada por 87% dos brasileiros, de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha.
O levantamento entrevistou 2.834 pessoas de 171 cidades diferentes, entre os dias 9 e 10 de abril, e mostrou um aumento do apoio da sociedade à redução da maioridade penal. Na última pesquisa do tipo feita pelo Datafolha, há quase nove anos, 84% das pessoas entrevistadas se mostravam a favor da mudança na lei.
O número de pessoas contrárias a essa mudança é de 11%, mesmo percentual da pesquisa feita em agosto de 2006. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais, ou para menos.
Em seu relatório, o Datafolha apontou que o maior apoio à redução da maioridade penal é registrado nas regiões Centro-Oeste, com 93% de aprovação, e Norte, com 91%. Já as maiores rejeições são encontradas entre os brasileiros que têm formação no Ensino Superior, 23%, e os que possuem renda familiar mensal superior a 10 salários mínimos (R$ 7.880,00), 25%.
O alto número de aprovação da proposta mostra, segundo o sociólogo Antônio Lavareda, que há uma espécie de “unanimidade” sobre a questão, já que “quase nove em cada dez brasileiros” está a favor. Em entrevista à rádio Band News FM, Lavareda disse que “os jovens infratores têm discernimento para responder pelos delitos cometidos”. Ouça:
Gospel mais

Crise da Petrobras faz cidade fluminense descer do céu ao inferno

por LUCAS VETTORAZZO
Mauro Pimentel/Folhapress
Quem visita Itaboraí, município de 227 mil habitantes a 51 km da capital do Rio, encontra uma cidade estagnada à esperada da retomada do Comperj, refinaria da Petrobras em construção desde 2008 no local.
As denúncias de corrupção levantadas pela 
Operação Lava Jato paralisaram o empreendimento e levaram a uma onda de demissões.
A obra chegou a ter 35.500 trabalhadores no pico das atividades, em agosto de 2013, de acordo com a Petrobras. Em dezembro, eram 23.000. No mês passado, 10.600. Atualmente, segundo o sindicato local, restam 4.500.
Apesar dos cartazes que avisam que não há vagas, operários desempregados fazem fila na porta dos escritórios de empreiteiras em busca de oportunidade.
A Folha esteve por duas vezes em Itaboraí na última semana. O arrefecimento da atividade econômica é perceptível na cidade. Prédios comerciais recém-inaugurados com placas de "aluga-se" nas fachadas de vidro espelhado estão sem locatários. Hotéis, que antes hospedavam engenheiros e gerentes da obra, não têm movimento.
As demissões começaram de maneira pontual a partir do início do segundo semestre do ano passado, como reflexo do modelo de gestão da então presidente da estatal Graça Foster, que passou a rever os contratos e represar aditivos.
Quando o teor da delação premiada do ex-diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras, Paulo Roberto Costa, responsável pelo Comperj, veio a público, em outubro do ano passado, a Petrobras congelou os contratos e vieram demissões em massa.
A Petrobras tinha contratos com 24 empreiteiras no Comperj em janeiro, 16 das quais investigadas.

O êxodo rumo a Itaboraí começou em 2006, quando o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou as obras de terraplanagem de um terreno de mais de 45 km quadrados na cidade, que até então tinha a economia movida pelas fábricas de cerâmica e pelo cultivo de laranjas e plantas ornamentais.



A população cresceu 21% nos últimos 14 anos, segundo o IBGE.
Estima-se que 70% dos trabalhadores da obra sejam de outros Estados. Muitos ficaram sem ter como voltar depois de perderem o emprego.
A prefeitura estima que 140 ex-funcionários do Comperj estejam sem ter onde dormir na cidade. Entre 2008 e 2011, os gastos com assistência social subiram 218%.
"Vou mandar minha mulher e minha filha de volta para a Bahia e vou procurar emprego em outros Estados. Creio que a situação do Comperj não vai melhorar tão cedo", disse o montador de andaime João Batista Moreira dos Santos, 30, demitido em janeiro.
Moreira vive há quatro anos em Itaboraí, onde casou, teve uma filha, hoje com 2 anos, e construiu uma casa. Seu último trabalho foi na Toyo Setal, investigada na Lava Jato. "A casa é própria, mas a comida não é."
A paralisação das obras frustrou o mercado imobiliário e reduziu o movimento do comércio. A avenida 22 de maio, a principal da cidade e por meio da qual se chega ao Comperj, é um termômetro da economia local.
Cinco prédios comerciais –um deles com heliponto, duas torres de salas e um hotel– estão prontos, mas sem locatários. A reportagem contou 35 placas de "aluga-se" ao longo da avenida.
De acordo com a prefeitura, há 4.000 salas comerciais vazias na cidade. O percurso de 20 quilômetros do centro da cidade ao canteiro levava no passado cerca de duas horas no horário de pico. Atualmente, são 30 minutos.

Entenda a Crise
O orçamento inicial do Comperj era de R$ 6,5 bilhões. Hoje está em torno de R$ 13,5 bilhões. O primeiro prazo anunciado para sua conclusão foi em 2011. A Petrobras chegou a dizer que o empreendimento ficaria pronto em abril deste ano, mas depois da investigação, a obra está sem prazo.
Os contratos passam por investigação da Lava Jato, do TCU e de uma auditoria interna da Petrobras.
Operários afirmam que estão pagando o preço da corrupção dos políticos e que foram abandonados pelo governo. O soldador desempregado Leno Ferreira Corrêa, 63, demitido da obra no ano passado, defendeu prisão aos corruptos.
"Estamos pagando o pato por uma coisa com a qual não temos nada a ver. Se entrarmos no mercado e pegarmos um quilo de arroz, vamos presos na hora. Esses corruptos aí têm que ir para a cadeia", disse ele, que tem cinco filhas e é morador da cidade.
Fotografia: RICARDO BORGES e MAURO PIMENTEL
Fonte: Folha Online - 13/03/2015






21/10/14

Igreja Monte de Sião comemora o Dia das Crianças com festa e brinquedos




A Igreja Pentecostal Monte de Sião em Laranjeiras realizou no último sábado, dia 18/10, uma festa comemorativa ao Dias das Crianças. A festa foi comemorada no povoado Gameleiro com dezenas de crianças. Lá elas ganharam vários presentes, comeram cachorro-quente, algodão doce, bolo  e brincaram de pula-pula.
Ano passado o pastor Miguel não esteve presente, mas esse ano ele foi, participou e presenteou as primeiras crianças. Foi um dia diferente para as crianças e isso tem causado ou mesmo despertado a vontade nas mesmas de frequentarem a igreja por estarem sendo acatadas. Na Igreja do Povoado Gameleiro já existe um grupo formado por somente crianças. Elas ensaiam, fazem apresentação em dias de cultos que são todas as segunda e quinta a partir das 19 horas, bem como louvam muito bem. São as crianças dando um show nos grandes!!!! Mais informações, clique aqui





01/10/2014

As tristes condições impostas aos advogados, todos os dias

por Eunice Dias Casagrande, advogada (OAB-RS nº 35.677)

Lendo sobre o desagravo que a OAB vai fazer à advogada ofendida pela juíza de Taquari, assim como a manifestação do colega Claudio Candiota sobre o (mau) exemplo de como as coisas não andam no Judiciário do RS, me sinto à vontade para lamentar a situação geral deste importante poder e as tristes condições com que nós, advogados, somos obrigados a trabalhar todos os dias.

Não são só juízes que abusam do poder da caneta. As dificuldades são crescentes e não se vislumbra nenhuma boa vontade no sentido de ajudar a superá-las. Nem mesmo os servidores cartorários trabalham de forma a facilitar (e ajudar) os procuradores a consolidar direitos dos cidadãos que buscam o Judiciário.

Assim como o advogado que atua na ação que moureja há mais de quatro anos na comarca de Taquara, também estou “colecionando causos” do Judiciário.

E somente para citar alguns exemplos mais atuais, menciono a 4a Vara Cível de Porto Alegre que fornece guias de depósito de condenações para o Banco do Brasil (o que o Judiciário não veda), mas depois, por determinação do Juízo, não aceita expedir alvarás para pagamento por este mesmo banco, obrigando a parte a pedir oficio para transferência do valor para conta no Banrisul, procedimento este que demora cerca de 20 dias para ser feito, muito embora um TED não demore mais do que 10 minutos.

Na 9a Vara Cível de Porto Alegre, as partes litigam anos e quando chega o momento de efetivamente receberem o que lhe é devido, os servidores informam que a expedição de alvará (de valores depositados voluntariamente pelos devedores) demora 30 dias, no mínimo. 
Mais informações, clique aqui







Serviço Essencial: Energia elétrica não pode ser cortada enquanto dívida é questionada

O fornecimento de energia é um serviço essencial e não pode ser cortado como forma de coação para que o consumidor pague dívida que está sendo questionada. Esse foi o entendimento aplicado pela juíza Luciana Viveiros Corrêa dos Santos Seabra, da 4ª Vara Cível do Guarujá (SP), para determinar o fornecimento ininterrupto de energia elétrica a uma família de baixa renda.

De acordo com a ação, apresentada pela Defensoria Pública de São Paulo, a família já havia feito um acordo com a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL Piratininga) para quitar dívida anterior. Porém, com o aumento no valor cobrado, a família deixou novamente de pagar a conta e teve o serviço cortado. A família, entretanto, questionou a cobrança, alegando que não houve uso que justificasse o aumento.
 
Mais informações, clique aqui

Nesta sexta-feira a Votorantim Cimentos realiza formatura do programa Evoluir em Laranjeiras


jovens que visitaram a fábrica e foram informados sobre o programa
O evento acontecerá com turmas que se formaram no cursos de mecânica industrial promovido pela Votorantim Cimentos unidade de Laranjeiras. Será nesta sexta-feira, dia 03/10, em parceria com a Prefeitura Municipal de Laranjeiras, através da Secretaria de Educação e o Colégio Técnico Henrique Henry

O curso gratuito teve duração de dois anos e contemplou jovens, com idades entre 18 e 29 anos, moradores da região de Laranjeiras. Os alunos, agora, receberão o diploma de conclusão do curso, certificado pelo Colégio Técnico Henrique Henry.

A Votorantim Cimentos acredita que é corresponsável pelo desenvolvimento sustentável das localidades em que atua, por isso sempre desenvolve programas socioambientais com foco na geração de oportunidades e inclusão no mercado de trabalho. “Com o Programa Evoluir, a empresa oferece aos jovens oportunidades de formação técnica e de acesso ao primeiro emprego”, explica Danilo Valadares, gerente da fábrica de cimento em Laranjeiras.

Programa Evoluir

O Evoluir foi criado em 1983 e seu principal objetivo é oferecer educação profissional técnica, alinhada com as exigências do mercado de trabalho moderno, para jovens de baixa renda em municípios com oferta limitada de escolas.  Além de qualificá-los por meio de cursos técnicos industriais, o programa busca promover o desenvolvimento integral dos jovens por meio de atividades socioeducativas e apoiar a sua inserção no mercado de trabalho, tanto na Unidade local da Votorantim Cimentos, quanto em outras empresas. Mais informações, clique aqui






30/09/2014

Municípios, estado e União oferecem 32.790 vagas

Há vagas para todos os níveis de escolaridade

Veja as vagas e os prováveis concursos que estarão acontecendo em todo Brasil. Fique por dentro

SELEÇÕES ABERTAS

PETROBRAS
Vagas: 8.088
Escolaridade: Níveis Médio e Superior
Salários: De R$ 2.821,96 a
R$ 8.081,98
Edital: www.cesgranrio.org.br
Prazo: De 25 de setembro a 20 de outubro
Taxa: De R$ 40 a R$ 58

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO DE JANEIRO
Vagas: 90
Escolaridade: Nível Médio
Salários: R$ 3.518,13
Edital: fgv.br/fgvprojetos/concursos
Prazo: 15 de outubro
Taxa: R$ 58

PREFEITURA DE GUAPIMIRIM
Vagas: 344
Escolaridade: Níveis Médio, Técnico e Superior
Salários: De R$ 850 a R$ 6.500
Edital: www.ibap-rj.org.br
Prazo: 30 de setembro
Taxa: De R$ 75 a R$ 100

CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
Vagas: 22
Escolaridade: Nível Superior
Salários: R$ 7.645,82
Edital: concursos.rio.rj.gov.br
Prazo: 8 de outubro
Taxa: R$ 80



CONVITE: Fundação da Associação dos Guardas Municipais de Laranjeiras

Os membros que formam a Comissão da Guarda Municipal de Laranjeiras, estão convidando a todos para que no dia 29 de setembro a partir das 16 horas, possam participar da Fundação da Associação dos Guardas Municipal de Laranjeiras. A reunião acontecerá na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Punicipais de Laranjeiras, localizada na Avenida Rotary, em frente ao Centro de Tradições.

Você é nosso Convidado e os membros agradecem desde já pela sua presença.

Representantes da Associação do Povoado Machado reúnem-se com a gerência da Unidade Laranjeiras da Votorantim Cimentos


Ana Angélica, Carlos Alberto, Danilo(gerente), Preto, Andrea e Danielle
Nesta sexta, dia 26/09, dois representantes da Associação de Moradores do Povoado Machado reuniram-se com a gerencia da Unidade Laranjeiras da Votorantim Cimentos e discutiram temas que poderão ajudar no desenvolvimento do povoado. O gerente Danilo juntamente com a sua equipe, Ana Angélica, Sabrina, Danielle e Andrea, demonstrou o interesse em criar situações que estabeleçam melhoria para a Comunidade do Povoado Machado e “pretendo saber o que comunidade pensa”, disse. Na reunião foi discutido assuntos voltado ao pó, projetos que criem a geração e renda, e o Aprendiz – Votorantim Cimento – que é um programa da fábrica que beneficia jovens. Mais informações, clique aqui

23/09/14

Curso de Liderança Cidadã está acontecendo no Clube Recreativo de Laranjeiras


A Palestrante Regina - São Paulo
Os Grupos dos Conselhos planejando ações
No Clube Recreativo Prefeito Antônio Carlos Franco, em Laranjeiras, está acontecendo durante todo o dia, o Curso de Liderança Cidadã para qualificar e fortalecer os grupos dos Conselhos em Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro e Itabaiana. O curso é oferecido gratuitamente com direito a lanches e almoço na fábrica de cimento durante dois dias e deverá perfazer 16 horas/aula. O primeiro dia foi hoje, 23/09, e contou com mais de 25 pessoas, onde houve dinâmica, treinamento e palestra sobre o tema. Todo o evento e oferecido pelo ReDes Nacional – um programa para desenvolvimento sustentável e apoiado pela Unidade de Laranjeiras da Votorantim Cimentos. Regina e Luiz Fernando, ambos de São Paulo e Aline (Bahia) estão ministrando o curso e para os grupos que fazem parte dos conselhos das cidades de Laranjeiras, Socorro e Itabaiana. Todo esse trabalho é acompanhado pelas representantes da Unidade de Laranjeiras da Votorantim Cimentos Ana Angélica e Sabrina, que também participam do curso e passam experiências. Mais informações, clique aqui

Os super-ricos do Brasil


HÁ UM GRUPO muito pequeno de brasileiros que tem renda média de R$ 198 mil por mês, cerca de 116 vezes a renda média do país. Trata-se de umas 140 mil pessoas, 0,1% dos maiores de 18 anos. Esse milésimo da população ficou com cerca de 11% da renda entre os anos de 2006 e 2012. O grupo do 1% mais rico, ficou com 25%. Os 5% do topo, com 44%.

Sim, quase metade, proporção muito maior que registram os dados da Pnad do mesmo período, essa mesma Pnad que saiu na semana passada. Na média das Pnads, o 1% mais rico ficou com algo em torno de 15% da renda nacional. Os 5% mais ricos, com 35%.

Trata-se das primeiras contas sobre a concentração de rendimentos entre os mais ricos do país calculadas com base nas declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física, um trabalho de Marcelo Medeiros, Pedro Ferreira de Souza e Fábio Avila de Castro, todos da Universidade de Brasília.

A Pnad mente? Não, claro que não. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE lida, como diz o nome, com uma amostra, uma parcela representativa da população, que responde perguntas sobre sua renda, entre outros assuntos. No caso da pesquisa baseada no IR, lida-se com registros formais de declaração de renda, limitados a 25 milhões de pessoas, com rendimentos maiores.

Certas características da amostra e do questionário fazem com que a Pnad subestime tanto a renda média como a dos mais ricos. Os entrevistados podem omitir informações, dar respostas imprecisas ou mesmo desconhecer com precisão seus rendimentos, em especial em relação a aplicações financeiras.
 
Mais informações, clique aqui

Enquanto o lixão não é fechado, os catadores participam de reunião e unem-se um ao outro para agilizar o processo da política de recursos hídricos em Laranjeiras.

Desde o dia 2/08, que o lixão em todo país deveria ter fim. O número ainda é muito grande dos municípios que não resolveram ainda o problema e continuam com o lixão funcionando normalmente. A lei federal cria políticas que determinam o fechamento do lixão; é a “Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)”, cujo objetivo é acabar com os lixões e armazenar os resíduos sólidos em aterros sanitários.
Para muitos prefeitos, o maior problema está no investimento para se construir o aterro sanitário e esse deve ser um dos motivos da existência de vários municípios não terem cumprido o prazo, mesmo sabendo da possibilidade de pagarem multas, e até, certo ponto, ficarem inelegíveis até o ano de 2016.
Normalmente, após constituir o aterra sanitário, precisará que as prefeituras façam o monitoramento. Não é somente fazer e pronto. Com o lixão, o município não tem tantas despesas além do transporte de material, mas com o aterro sanitário vai gerar muito mais despesas operacionais, pois irá precisar de trator, compactador, sistema de tratamento, monitoramento entre outros serviçosMais informações, clique aqui









Casais que usam o Facebook têm mais chance de se divorciar, diz pesquisa

Não é difícil encontrar casais que decidem desativar o Facebook para evitar possíveis problemas na relação. Mas a escolha, agora, pode ter fundamento científico.



Um estudo realizado por pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Chile e da Universidade de Boston (EUA) indica que a chance de divórcio é maior em casais que utilizam a rede social com frequência.


A pesquisa comparou a taxa de divórcios registrada entre 2008 e 2010 em 43 estados dos EUA e a penetração do Facebook (número de contas por estado) no mesmo período nas regiões.



Os resultados revelaram que um crescimento de 20% de usuários do site em um estado se correlaciona a um aumento de pouco mais de 2% de casos de separação, relação que se manteve constante mesmo quando os cientistas levaram em conta variáveis como situação de empregabilidade e idade dos casais. Mais informações, clique aqui

31/08/14

O que acontecerá em Laranjeiras no tradicional Desfile Cívico


A Prefeitura Municipal estará realizando uma grande festividade
O Desfile cívico acontecerá em Laranjeiras como todos os anos acontece no Brasil inteiro. A Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Laranjeiras programou um tema específico com bases nos festejos culturais e tradicionais uma vez que é juntado nesse dia cores, fantasias e manifestações folclóricas. “Festas Populares”, foi assim definido o tema baseado em Laranjeiras ser o berço da cultura sergipana.
O Desfile tão esperado acontecerá no domingo, dia 07/09, a partir das 14 horas pelas ruas da cidade e com a participação de estudantes das mais diversas escolas do município, guarda municipal, agentes do Demutran, servidores públicos, a tradicional banda marcial e a esperada fanfarra. Mais informações, clique aqui








28/08/14

Contas de luz no Nordeste sobem mais de 20%


A diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) definiu nesta terça-feira (26) uma série de reajustes anuais na conta de luz de consumidores do Nordeste, todos acima de 20%.

Em Alagoas, a Ceal (Companhia Energética de Alagoas) foi autorizada a dar um reajuste aos consumidores residenciais de 29,75%. A distribuidora atende um milhão de unidades consumidoras, em 102 municípios do Estado.

A diretoria da agência aprovou um reajuste de 22,25% para os consumidores residenciais da Cemar (Companhia Energética do Maranhão), que atende 2,1 milhões de unidades consumidores, em 217 cidades do Estado.
No Piauí, o reajuste autorizado foi de 24,7%. A Cepisa (Companhia Energética do Piauí) atende 1,1 milhão de unidades consumidoras, em 224 cidades.
Os consumidores residenciais da Paraíba, atendidos pela distribuidora Energisa, sentirão um aumento de 20,83% na conta de luz. A empresa atende 1,3 milhão de unidades consumidoras, em 216 municípios do Estado.
Todos esses novos valores passarão a valer a partir da próxima quinta-feira, 28 de agosto.
Segundo a Aneel, os fatores que explicam os reajustes são: custos das distribuidoras com compra de energia, transmissão e pagamento de encargos setoriais. Mais informações, clique aqui

27/08/14

Aos 40 anos ainda há tempo para se planejar e formar reserva financeira


Chegou aos 40 anos e não começou a pensar em aposentadoria? Não se desespere: ainda dá tempo para formar uma boa reserva financeira.
Saiba que não está sozinho. "É comum a pessoa chegar a essa faixa etária e só então pensar em aposentadoria. É, em geral, um momento financeiro favorável para fazer aportes maiores", diz Marcus Marinho, gerente de produtos da Mongeral Aegon.
"Antes tarde do que mais tarde", resume Fabiano Lima, diretor técnico de vida e previdência da SulAmérica.
É importante avaliar seu orçamento e suas dívidas. Antecipar a quitação do financiamento imobiliário para reduzir gastos fixos quando parar de trabalhar é uma recomendação de José Vignoli, economista do Meu Bolso Feliz, portal de educação financeira do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). Mais informações, clique aqui







Aos 86 anos, morre o empresário Antônio Ermírio de Moraes


Presidente de honra do Grupo Votorantim morreu em casa, em São Paulo.
Sepultamento será realizado nesta segunda; ele deixa esposa e nove filhos.
Morreu na noite deste domingo (24) em São Paulo, aos 86 anos, o empresário e presidente de honra do Grupo Votorantim, Antônio Ermírio de Moraes. Segundo informações da assessoria de imprensa da empresa, ele morreu em sua casa, no Morumbi (Zona Sul), por insuficiência cardíaca.
O corpo do empresário será velado a partir das 9h desta segunda-feira (25) no Salão Nobre do Hospital Beneficência Portuguesa. A partir das 16h, o cortejo deve seguir ao Cemitério do Morumbi, onde ele vai ser sepultado. Antônio Ermírio deixa a esposa, Maria Regina Costa de Moraes, com quem teve nove filhos.
Em nota, o Grupo Votorantim afirmou que perdeu um "grande líder" que "defendia o papel social da iniciativa privada para a construção de um país melhor".
O empresário nasceu em São Paulo em 1928. Seu pai, o engenheiro pernambucano José Ermírio de Moraes, criou o Grupo Votorantim, comprando as ações de uma empresa de tecelagem. Mais informações, clique aqui









Projeto de lei tornará obrigatória a presença da Bíblia Sagrada no acervo de bibliotecas públicas

Um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional poderá exigir que as bibliotecas públicas do país mantenham ao menos um exemplar da Bíblia Sagrada em seus acervos. A proposta, de autoria do deputado federal Filipe Pereira (PSC-RJ) foi aprovado na Câmara e agora é analisado no Senado. Mais informações, clique aqui

22/08/14

Inauguração da Casa do Folclore Zé Candunga contou com políticos, artistas, poetas e amigos


Nesta sexta-feira, 22/08 a noite foi inaugurada a Casa do Folclore Zé Candunga um local que abrigará representações folclóricas da cidade contou com as presenças de vereadores, secretários do governo municipal, artistas plásticos e poetas, e muitos amigos. A Casa fica confrente a Escola Estadual Professora Zizinha Guimarães, Travesse Coronel de Freitas, centro de Laranjeiras e possui um grande acervo que narra a histórias e manifestações dos grupos folclóricos existentes.  
Na abertura, uma das filhas falou sobre a importância de se manter viva essa história cultural, “Não deixem morrer o folclore e a cultura da cidade”, falou com entusiasmo por “amar Laranjeiras”, sinalizou o prefeito Juca de Bala. O Secretário da pasta Evanilson Calazans não falou muito, mas citou o “Mosaico Cultural” como um marco de vivenciar e lembrar ou mesmo relembrar pessoas importantes que fizeram parte da história de diversos grupos folclóricos e não estão mais presentes nos dias de hoje. No “Mosaico lá está dona Lalinha, seu Raimundo, seu Oscar, Lourdes e tantos outros marcados na história cultura de Laranjeiras”, falou o Evanilson Calazans, citando ainda que é uma referencia histórica para os brincantes dos festejos folclóricos da cidade.

Encontramos várias peças no acervo relembrando o passado de pessoas que usaram ferramentas como trajes do cacumbi, chegança, cuica (dos lambe-sujos), instrumentos como parte das brincadeiras que alegram centenas de pessoas no Brasil inteiro.
Vane nos falou ainda que “quando um folclorista vier a falecer ele poderá ser velado na Casa do Folclore, pois é pra isso também a casa”, acrescenta o Secretário de Cultura acreditando que o próximo passo agora é a construção do Museu Municipal. “Não é justo que os quadros dos grandes anfitriões da cultura laranjeirenses como João Ribeiro, Horácio Hora e tantos outros quadros desses personagens fiquem no Museu de São Cristóvão, como é o caso atualmente”, finaliza o Secretário. Mais informações, clique aqui

Julho tem a pior criação de vagas em 15 anos; é ′fundo do poço′


Julho tem a pior criação de vagas em 15 anos; é ′fundo do poço′,
O país registrou o menor saldo de criação de vagas de trabalho com carteira assinada para julho desde 1999.

O total de empregos formais gerados no mês foi de 11.796, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (21) pelo Ministério do Trabalho.

O saldo de criação de vagas é 71,5% inferior ao de julho do ano passado, quando foram geradas 41,5 mil vagas.

O resultado de junho já havia sido ruim. Naquele mês, o total de vagas criadas (25.363) foi o pior para o mês desde 1998.

De janeiro a julho, foram criados 632,2 mil novos postos no país. Os dados fazem parte do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

O número de julho é a diferença entre 1,746 milhão de contratações e 1,735 milhão de desligamentos.

FUNDO DO POÇO

Para o ministro do Trabalho, Manoel Dias, o país chegou ao "fundo do poço", mas a partir de agosto haverá uma retomada do ritmo de criação de empregos.

Ele defendeu que o país continua criando vagas, ao contrário de muitos países no mundo, que sofreram forte impacto no mercado de trabalho em decorrência da crise.

Julho é o quarto mês seguido com fechamento de vagas na indústria de transformação. No mês, houve uma queda de 15,4 mil postos no saldo de vagas nesse setor. Segundo Dias, o governo ainda espera que o ano termine com saldo positivo de vagas nesse setor.

"Nos meses de maio e junho, a desaceleração da indústria levou à redução das contratações e aumento das demissões. Em junho tivemos decréscimo, redução do número de trabalhadores dispensados. Esperamos que agora, no Caged de agosto, ele venha positivo."

Outros setores que puxaram o fraco desempenho foram o de ensino, com menos 3.219 vagas, e o de serviços de alojamento e alimentação, com menos 1.231 postos –baixa registrada no mês de encerramento da Copa do Mundo.

O ministério justifica que as férias escolares justificam o resultado do setor de ensino.

Os setores de serviço e agricultura foram os que mais contribuíram para o saldo de contratações do mês, com a criação de 11,9 mil e 10 mil vagas, respectivamente.

As regiões que puxaram a criação de vagas no país foram Norte (9.438 novos postos), Centro-Oeste (6.324) e Nordeste (6.013 vagas)
Mais informações, clique aqui

Semana do Folclore em Laranjeiras está sendo marcada por grandes realizações culturais nas ruas e nas escolas

Secretário de Cultura do Município de Laranjeiras, Evanilson Calazans, nos informa com tristeza que a apresentação de grupos folclóricos de Laranjeiras estaria se apresentando hoje no programa de cadeia de televisão nacional “Encontro com Fátima Bernardes”, não irá mais acontecer em virtude de a produção desse programa ter avisando previamente.  No facebook ele diz “...cabeça pra frente nada como um dia após o outro”, sinalizando que o evento da cultura popular não pode parar. Mas avisa que, independente desse programa, o evento continua em outro programa de televisão “Você em Dia”, da TV Atalaia/Record.
A Semana do Folclore em Laranjeiras tem acontecido de maneira abrangente e ruas da cidade ficam enfeitas nas cores dos grupos que estão se apresentando durante toda a semana que terá encerramento hoje, dia 24/08. São grupos folclóricos espalhados por várias ruas da cidade. Mais informações, clique aqui


A Semana do Folclore que está sendo realizada desde o dia 18/08 tem como objetivo rememorar a cultura que um dia surgiu com o fim de está sempre presente na vida de todos. O evento vem acontecendo no Colégio Estadual Gilberto Freire, em Nossa Senhora do Socorro, e encerra hoje.
Tudo foi iniciado com um breve relato sobre o conceito de folclore para os alunos da escola obtendo assim por parte desses alunos suas opiniões e lembranças.
Para a professora Joseilde Arcanjo “foi gratificante descobrir que nossas crianças e adolescentes  em sua vida ainda trazem  lembranças boas da infância de seus pais e vão com certeza passar para seus filhos”. Ela cita isso por entender que essas crianças estão atentas a cultura de sua escola e de sua gente e isso é que fará com que seja no futuro até mesmo distante, essas mesmas crianças estarão passando para outras pessoas esse aprendizado, essa cultura que tem envolvido pessoas como elas para o momento tão brilhante como o que está acontecendo agora.  “As crianças aprenderam brincadeiras novas, se divertiram e quiseram mais”, diz a professora. Mais informações, clique aqui




Saiba quais são os serviços bancários que não podem ser cobrados

Nestes últimos anos, não bastassem os juros bancários exorbitantes, os bancos descobriram o quanto poderiam faturar com a cobrança dos famosos “serviços bancários”. 
É tarifa que não acaba mais, para todo e qualquer tipo de serviço, desde tirar extrato até usar o cartão. E as tarifas e seus valores aumentam mês após mês. 
Mas há serviços que não podem ser cobrados, ou seja, estão isentos de tarifação. 
Um destes serviços é o da conta-salário, sobre a qual não pode ser cobrada nenhuma tarifa pela sua movimentação normal. Mais informações, clique aqui

Descumprir contrato de show não gera indenização por dano moral


O descumprimento contratual não é suficiente para configurar o dano moral indenizável, pois trata-se de mero aborrecimento. Com esse entendimento, aplicado pelo juiz substituto Delintro Belo de Almeida Filho, a 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás decidiu que a empresa Aline Barros
Produções Artísticas não deve pagar indenização moral por cancelamento de um show.
A cantora fica obrigada, apenas, a ressarcir a primeira parcela do contrato de apresentação. Para o relator, a situação não demonstrou ato ilícito da artista gospel para justificar o dano moral. De acordo com os autos, o contratante, Pedro Barbosa dos Santos, pagou a primeira parcela, no valor de R$ 15 mil, para a apresentação. Mais informações, clique aqui

Conselho Redes em Laranjeiras recebe a visita das pesquisadoras da Fundação Getúlio Vargas

Reunião do CMDL com as representantes da Fundação Getúlio Vargas
Membros do CMDL-ReDes, Raquel e Cecília sentadas 
Aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 15/08, na sede do Condem, em Laranjeiras, uma reunião entre os membros de Diretoria do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Programa Redes de Laranjeiras, mais conhecido por CMDL-ReDes para que fossem apresentadas as pesquisadoras Maria Cecília e Raquel Sobral que acompanharão as atividades do Conselho. Elas fazem parte da Fundação Getúlio Vargas e inicialmente vieram a Laranjeiras com o objetivo de conhecer informações do conselho e especialmente da cidade.
Maria Cecília - representante da Fundação Getúlio Vargas
Raquel Sobral - representante da Fundação Getúlio Vargas
Elas se apresentaram e perguntaram sobre a situação do conselho junto a sociedade, tendo como princípio as dificuldades encontradas para o desenvolvimento da cidade. Mais informações, clique aqui


Silvio Santos volta a integrar lista de bilionários da ′Forbes′

Silvio Santos voltou a fazer parte da lista de bilionários elaborada pela revista norte-americana "Forbes".

No início de 2014, o proprietário do SBT foi retirado da lista devido à desvalorização do real ante o dólar, segundo a publicação. Os bens do empresário brasileiro, na época, foram avaliados em US$ 900 milhões.

Depois de analisarem novas informações sobre as companhias de Silvio Santos, a revista afirmou que é "seguro dizer" que ele está de volta ao clube dos bilionários. Sua fortuna é agora avaliada em torno de US$ 1 bilhão.

Silvio Santos entrou para a lista pela primeira vez no ano passado. Em março de 2013, sua fortuna era avaliada em cerca de US$ 1,3 bilhão pela revista.
 
Mais informações. clique aqui


Dilma afirma que aumento do preço de combustível é ′possível′

Questionada neste domingo (10) se a queda de 25% no lucro da Petrobras no primeiro semestre poderia forçar um aumento no preço dos combustíveis em breve, a presidente Dilma Rousseff afirmou que é "possível", mas que não poderia fazer uma avaliação precisa sobre isso neste momento sem ter conhecimento de todos os dados.
"Não especulo nem alimento especulação no mercado. No futuro pode ser que tenha aumento. Não estou dizendo que vai ter ou não vai ter, só que é possível. Não é minha competência decidir sobre isso."
Na semana passada, o ministro Guido Mantega (Fazenda) disse que em todos os anos houve correção nos preços da gasolina e que o comportamento do governo é continuar com reajustes normais, mas negou que haverá "tarifaço" após as eleições de outubro.
O lucro da Petrobras no semestre caiu de R$ 13,894 bilhões, no primeiro semestre de 2013, para R$ 10,352 bilhões, nos seis primeiros meses deste ano, com impacto da importação de combustíveis e enfrentando dificuldade para elevar a produção.
O resultado é registrado mesmo em um cenário de elevação da produção de petróleo, de corte de custos, de mais refino de derivados no país e de câmbio favorável.
No período, a produção de petróleo subiu 1% no semestre, com uma média de 2,566 milhões de barris por dia. A meta da companhia é fazê-la subir 7,5% este ano.
O lucro da companhia caiu pelo segundo trimestre seguido, fechando em R$ 4,959 bilhões entre abril e junho, 20% abaixo do registrado no mesmo período de 2013, quando a Petrobras teve lucro de R$ 6,201 bilhões.
Já em relação ao primeiro trimestre de 2014, houve diminuição de 8% ante os R$ 5,393 bilhões registrados no período. Ao contrário do ocorrido nos primeiros três meses do ano, desta vez a empresa não teve de lançar as despesas relacionadas ao plano de demissão voluntária, que havia reduzido o lucro dos três primeiros meses do ano em R$ 1,6 bilhão.
A empresa atribui a queda do lucro no 2º trimestre ao pagamento de juros da dívida, com impacto de R$ 766 milhões no resultado, "associadas à menor receita financeira, decorrente do menor saldo médio de aplicações financeiras". Ao todo, a despesa financeira líquida da Petrobras no trimestre foi de R$ 940 milhões.
Outro motivo alegado pela companhia é o crescimento das despesas com impostos. Mais informações, clique aqui


O governo federal deve elevar o preço da gasolina nas refinarias entre 5,5% e 6% neste ano após as eleições de outubro, afirmou à Reuters nesta segunda-feira (11) uma fonte do governo próxima ao núcleo do Executivo.
O cálculo do reajuste ainda é preliminar e servirá para dar algum alívio aos preços para a Petrobras, segundo a fonte. A estatal vem trabalhando com preços defasados se comparados com o mercado internacional, o que causa prejuízos na sua área de abastecimento.
Nesta segunda, o diretor de Finanças e Relações com Investidores da Petrobras, Almir Barbassa, afirmou que o reajuste nos preços dos combustíveis é necessário para redução do endividamento da empresa.
A decisão pelo aumento agora leva em conta o arrefecimento que a inflação deve dar neste segundo semestre, a necessidade de fortalecer o caixa da companhia e a regra de elevação anual do preço dos combustíveis.
Na semana passada, em entrevista à Reuters, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, já havia indicado que os preços da gasolina seriam elevados em 2014.
A última vez que houve reajuste nos preços da gasolina foi em novembro do ano passado, quando a Petrobras anunciou aumento médio de 4% da gasolina e de 8% no diesel nas refinarias. Na época, especialistas calcularam que a alta da gasolina ao consumidor final seria de cerca de 3%.
"O aumento (deste ano) vai dar um colchão à Petrobras que, na eventualidade de disparada do preço do barril lá fora, não precisará fazer movimentos bruscos de preços no mercado interno. Da mesma forma que não precisará lidar com distorções de preços caso haja movimento de baixa da cotação internacional", disse a fonte.
Em julho, o preço da gasolina vendida pela Petrobras no Brasil ficou 14%, em média, abaixo dos valores internacionais, segundo levantamento da GO Associados. Mais informações, clique aqui







Conferência sobre a Missão Integral da Igreja aconteceu em Natal - Rio Grande do Norte. Sergipe estava lá!

Palestrante Bob Moffitt olhando para o dublador Pr. Nelson
A Conferência colocou em prática a Formação de Facilitadores de Missão Integral, que aconteceu no bairro Alecrim, Natal/RN, nos dias 22 e 23/07, mas o pessoal de Sergipe chegou por lá dia 21 e ficou até 24. 
Pres. ALEF, Pr. Leandro Silva e Bob Moffit
O treinamento com o pastor Bom Moffitt (dos Estados Unidos) teve uma duração de 15 horas. Foi um treinamento intensivo que capacitou os participantes a multiplicar para outros a visão bíblica para a transformação social com base na igreja e receber formação prática e ferramentas para colocá-la em prática imediatamente. Esse treinamento foi idealizado por Bob Moffitt e Darrow Miller, fundadores da DNA - Disciple Nations Alliance e preletores do Congresso ALEF para Pastores e Lideres com o tema “Evangelho Integral", realizado em outubro de 2013 em Natal/RN. Bob e Darrow são autores de livros como "Se Jesus Fosse Prefeito - Transformação e a Igreja Local" (Jocum Editora) e "Discipulando as Nações - O Poder da Verdade para Transformar Culturas" (Fato É Editora). 
Público atento ao debate e as discussões
Na palestra proferida pelo então Bob, os participantes tiveram  oportunidades de debater sobre a transformação de comunidades começando pela igreja. Para o palestrante, tudo começa na medida que se trabalha para fazer avançar o Reino de Jesus, vivendo uma vida na presença de Deus, sob a autoridade de Deus, e para a glória de Deus. Mais informações, clique aqui




Rosivaldo representa a Comissão dos Guardas Municipais de Laranjeiras em Brasília


GUARDAS MUNICIPAIS - Foi aprovado no Senado Federal o Estatuto Geral das Gaurdas Municipais. Com isso os guardas poderão ter direito ao uso de armas, terão poder de polícia com a incumbência de proteger tanto o patrimônio como a vida. Mais informações, clique Aqui

182 Anos de Emancipação Política de Laranjeiras


Do apogeu a atual decadência
Por Ton Santos
Radialista, Professor e Técnico de Segurança no Trabalho
Marco histórico
Nesta data festiva de Emancipação Política os laranjeirenses não tem nada comemorar, pois deveriam estar orgulhosos em viver e residir no município que fosse um exemplo de prosperidade e de respeito ao ser humano no tocante a qualidade de vida. Pois sempre foi e é uma cidade economicamente viável para se administrar. Reportando a sua vasta história ela sempre se destacou economicamente, politicamente e socialmente entre o final do Século XVIII e meados do Século XIX, recebendo títulos históricos de “Atenas de Sergipe”, “Empório Industrial”, e “Empório Comercial” como também aqui é chamado de berco da cultura sergipana, através dos seus ilustres filhos que marcaram e marcam história no município e em Sergipe, entre eles, se destacou João Ribeiro, Horácio Hora, Manoel Baienhense, Zizinha Guimaraes, Edithe Vinhas, Augusto Franco, Dona Lalinha, Seu Oscar, Seu Raminho, e os mais recentes ilustres Nogueira, Cal, Mérito, Genaro Brota, jornalista Arisosvaldo Sizino Franco,  o prof. Manoel Campos e o inesquecível Alô Você (o pulular Arnaldo). Mais informações, Clique Aqui




Representantes de cooperativa, governo municipal, empresas e a sociedade debatem a implantação da Coleta Seletiva em Laranjeiras

Todos já sabem que o dia 2 de agosto está marcado para fim dos lixões em todo Brasil. Um assunto que já vem sendo discutido há anos e foi nesta segunda-feira, dia 28/07, que várias pessoas representando segmentos da sociedade e governos debateram no auditório da Secretaria de Turismo sobre a Implantação da Coleta Seletiva no município de Laranjeiras.
Talita de Oliveira, representante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, é que vem palestrando em diversas cidades sobre o assunto. Nos disse que Laranjeiras está sendo contemplada também, e que é a quinta cidade visitada e receber as orientações devidas e falou sobre a elaboração do Plano Municipal da Coleta Seletiva para que seja implantado o serviço e toda maneira que venha dá ênfase no processo que estabeleça a Coleta Seletiva como uma questão de educação para que haja não somente a ação do poder público, mas também a participação de toda sociedade, empresas e etc juntos nessa parceria. Evaldino – Secretário Geral da prefeitura de Laranjeiras enfatizou seu interesse em dar total apoio e “o prefeito Juca está disposto a colaborar e servir de maneira que o problema seja resolvido”. 
Um vídeo foi apresentado focando a cidade de Tibagi, no Paraná, como uma cidade modelo de como é realizado todo trabalho de coleta e reciclagem através de projeto do Recicla Tibagi. Esse projeto motivou e mobilizou toda uma comunidade para a separação do lixo e reciclagem. “Serve de exemplo a ser aproveitado”, cita a palestrante.
O lixão acabando, a forma de coleta e reciclagem sendo bem desenvolvidos e realizados com eficiência, vários benefícios serão levados para a cidade e um desse é a diminuição da poluição. Nesse sentido, a Assessora de Meio Ambiente da Votorantim Cimentos Unidade Laranjeiras, Amélia Esper, disse ter já reunido com o pessoal da cooperativa e representantes da prefeitura para tratar do assunto e que também se coloca a disposição para ajudar, como tem feito isso na cidade de Nossa Senhora do Socorro. Mais informações, clique aqui





100 mil aposentadorias do INSS terão valor reduzido

por MAX LEONE

Correção foi determinada pelo TCU após auditoria. Erro de informações é o principal motivo

Rio - Mais de 100 mil aposentados por tempo de contribuição e também por idade vão ter os valores de seus benefícios do INSS revisados em todo o país. A determinação é do Tribunal de Contas da União (TCU), após ter feito auditoria nos bancos de dados do instituto e constatado irregularidades. Segundo relatório do tribunal, outros mais de 415 mil benefícios apresentaram falta de cadastros, como campos para preenchimento de nome em branco, data de nascimento, nomes de titulares e das mães sem sobrenomes ou abreviados. O INSS tem 180 dias para fazer os acertos. 

Os técnicos do TCU se debruçaram sobre um total de 12.532.960 de benefícios. Sendo 8.286.009 aposentadorias por idade e 4.246.951 por tempo de contribuição . O montante representa R$11,9 bilhões na folha do INSS.
De acordo com o relatório do TCU, foram encontrados 2.305 benefícios com suspeitas de acumulação indevida. Para a equipe da auditoria, as principais causas para a concessão irregular são: falha no sistema, erro do servidor que liberou o benefício, concessão por recurso, divergências de dados cadastrais do segurado e fraude. Mas a concessão ou revisão por meio de decisão judicial é considerada a que mais propicia erros, tendo em vista a baixa segurança do sistema quando benefícios são deferidos ou reativados a pedido Justiça. 
Mais informações, cliqe aqui




Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira

Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica oferece mais de 280 mil vagas gratuitas para ensino técnico. Candidatos precisam ter feito a prova do Enem

Estão abertas a partir desta segunda-feira (21) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Nesta edição serão ofertadas gratuitamente 289.341 vagas em ensino técnico. As inscrições devem ser feitas no site do Sisutec.

Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada como bolsistas integrais. 
Mais informações, clique aqui






Site lista 20 melhores carreiras para equilibrar vida pessoal e profissional

Um levantamento do site americano de carreiras Glassdoor indicou quais são as carreiras que permitem melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional. O emprego de cientista de dados, profissionais especializados em análise de dados, é o campeão.

O estudo foi baseado em classificações realizadas pelos funcionários entre julho de 2013 e julho de 2014. O Glassdoor reúne avaliações de profissionais sobre as empresas em que trabalham.
A satisfação dos funcionários foi medida em uma escala de cinco pontos, sendo que um representa muito insatisfeito e cinco, muito satisfeito.
Os profissionais que têm carreiras listadas no ranking de melhores carreiras dizem que seus empregos dão a eles a oportunidade de se divertir, gostam dos colegas de trabalho e podem tirar folgas facilmente quando necessário.
"Profissionais com um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal tendem a relatar maior satisfação em seus empregos", disse Scott Dobroski, analista de tendências de carreira em Glassdoor, ao site Business News Daily. Abaixo as profissões: 
Mais informações, cliqu aqui






TCU condena ex-diretores da Petrobras por prejuízo com Pasadena, mas inocenta Dilma

por Tiago Miranda

Parlamentares da oposição questionam posição do tribunal de isentar de culpa os membros do conselho de administração da estatal

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou, na última quarta-feira (23), o ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli e outros dez diretores da estatal a pagar o prejuízo de 793,2 milhões de dólares com a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. O acórdão do tribunal inocentou os membros do conselho de administração da estatal, entre eles a então comandante do colegiado, a presidente Dilma Rousseff.

O secretário de Controle Externo da Administração Indireta do TCU, Osvaldo Perrout, confirmou a inocência do conselho de administração em seu depoimento nesta tarde aos integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras. “Na análise dos técnicos do TCU, não há responsabilidade dos membros do conselho. Isso foi reafirmado mais uma vez”, disse o relator da CPMI, deputado Marco Maia (PT-RS). O depoimento do secretário aconteceu a portas fechadas, a pedido do depoente, e ele não falou com a imprensa após o encontro.

Perrout é o chefe da área que fez o parecer para subsidiar o voto do ministro José Jorge, relator no TCU do processo sobre Pasadena. Um primeiro relatório feito em 4 de junho pelo auditor Alberto Pereira, que coordenou o caso, responsabilizou o conselho. Um novo parecer, revisado duas semanas depois, isentou o colegiado. Foi este texto que serviu de base para o acórdão aprovado hoje pelo TCU. 
Mais informações, clique aqui




Fabiano Rocha reúne moradores e faz remanejamento na diretoria da Associação


Hoje pela manhã, dia 20 de julho, reuniram-se vários moradores da Invasão do Povoado Bom Jesus. O objetivo da reunião, segundo Fabiano Rocha, que está como presidente, foi reunir os moradores e fazer um remanejamento na diretoria que agora está composta de vinte dois cargos:
Presidente: José Fabiano Rocha Costa; Vice-Presidente: Neide Alves dos Santos; Primeira Secretária: Renata Ramos Santos; Segunda Secretária: Elis Rejane Jesus Oliveira; Primeira Tesoureira: Jucineide Alves Santos; Segundo Tesoureiro: Erivaldo dos Santos Oliveira; Diretor de Ação Social e administrativo: Antonio Alves da Silva Filho; Diretor de Esportes: José Almir dos Santos; Diretor de Cultura: João Batista Santos. No Conselho Fiscal ficaram: João Vieira Santos, Divarci dos Santos e Valter José Correia; e como Suplentes: Luzinete de Jesus, Cristiano da Silva e Célio Santos de Souza. Mais informações, clique aqui






7º Encontro de Radialistas, Jornalistas e amigos acontecerá no próximo sábado

 
O evento acontecerá como todos os anos diante de uma vasta programação. Será neste sábado, dia 26 de julho, a partir das 13h00 no Clube Recreativo de Laranjeiras.
A organizadora Lídia Teles nos disse que a cada ano tem um curiosidade diferente e de forma mais organizada. Ela acredita que o público para esse novo evento será bem maior que o anterior, pois muita gente tem sido envolvido e convidada para prestigiar e receber as homenagens, como sempre tem ocorrido. O fato novo, explica ela, “é a exposição dos 30 anos de Nogueira” – que apresentará seus quadros repletos de cores e imagens, esculturas e objetos culturais.  Junto com a abertura haverá ainda grandes nomes artísticos locais como Adilson Laranjeiras, Luiz Douglas e Manu Araújo que estarão fazendo o show regado a voz e violão. Mais informações, clique aqui








Aneel: conta de luz pode subir em agosto se não houver solução para gastos das elétricas

Segundo diretor-geral da agência, se não for encontrada forma de aliviar as despesas das distribuidoras, empresas terão de subir tarifas

Romeu Rufino foi reconduzido ao cargo de diretor da Aneel nesta quarta (Divulgação)

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, afirmou nesta quarta-feira que muitas distribuidoras precisarão repassar o custo elevado da energia no mercado livre aos consumidores, por meio de reajustes na conta de luz já em agosto. O aumento pode ser evitado, segundo o diretor, se o governo e as distribuidoras entrarem em acordo sobre como os gastos recentes com a compra de energia de curto prazo serão amortizados. Entre as empresas que podem ter mudanças em suas tarifas em agosto estão a Celesc (SC), a CEB (DF) e a Celg (GO). "Aquilo que não tiver uma solução via empréstimo ou qualquer outra fonte de recurso, será refletido no processo tarifário“, disse Rufino a jornalistas, após ter sua recondução ao cargo de diretor-geral na Aneel aprovada pela Comissão de Infraestrutura do Senado. Mais informações, clique aqui





Preocupado com a situação do Lixão que irá ser fechado a partir de agosto, prefeitura de Laranjeiras aciona cooperativa e meio ambiente.

A situação do lixão em todo país é de que irá se fechado a partir de agosto. Cada município terá o compromisso em sua cidade de resolver o destino do lixo, pois com o fechamento dos lixões, a preocupação agora é o que fazer diante dessa problemática. Como será resolvida essa questão? Preocupado com essa situação, a Prefeitura Municipal de Laranjeiras, através do Secretário Geral Evaldino Calazans, acionou representantes do meio ambiente e da cooperativa de reciclagem para discutir a melhor forma de trabalhar esse assunto visando a conscientização da comunidade no tocante a separação do lixo para facilitar o chamado “coleta seletiva”, em outras palavras, facilitar o transporte pegar o que é aproveitável  e o que não é aproveitável em transportes ou dias diferenciados, e que para isso usará de meios de carro de som, panfleto entre outras atividades conscientizando a todos moradores de Laranjeiras, incluindo o comércio também. 
Evaldino propôs que o galpão provisório seja na “sede da matança” situada á rua dos caianos. Este local servirá para receber todo material reciclável que será coordenado pela cooperativa. “A Prefeitura de Laranjeiras tem pressa, o lixão será fechado a partir de agosto”, fala o Secretário que pediu agilidade da Cooperativa no tocante a regularidade. Com o fim do lixão, a prefeitura fica obrigada a encontrar uma maneira de ajudar os catadores que trabalham no lixão. Mais informações, clique aqui





Ciclo de palestra sobre “Visão orgânica do ser humano e das organizações”, atraiu público de Itabaiana, Laranjeiras e Socorro

O evento contou com o apoio do Programa ReDes, Votorantim Cimentos e órgãos públicos
 Aline Oliveira, consultora e palestrante do evento
Público presente
O evento aconteceu no Clube Recreativo de Laranjeiras na quinta-feira, 10/07 e durante todo o dia propôs para os presentes a conscientização de estar seguro naquilo que quer visando a realização de projetos para a coletividade não pelo uso do ‘eu’, mas pela força de vontade, pela humildade e pela certeza de que se faz necessário insistir em grupo ou mesmo com as ideias desse pelo melhor de uma comunidade.
A palestra proferida pela consultora Aline Oliveira, que prestou esse tipo de consultoria de organização e mobilização de grupos durante dois anos no “território” assim como fala ela, em Laranjeiras, Itabaiana e Nossa Senhora do Socorro. Estes municípios estavam presentes durante toda palestra, tida por todos como uma forma incentivadora e motivadora. Mais informações, clique aqui



Feriado de 8 de julho altera o comércio

As redes Bompreço, Extra e GBarbosa não funcionarão em Sergipe no próximo dia 8, feriado estadual em homenagem à emancipação política de Sergipe.
No dia 8 de julho, data em que se comemora a emancipação política do estado, os horários de funcionamento das repartições públicas e do comércio serão alterados. Os órgãos da administração municipal e estadual não funcionarão na próxima terça-feira, bem como as Unidades de Saúde da Família (USF) e Centros de Especialidades (Cemar) do Bairro Siqueira Campos e Conjunto Augusto Franco. 
Já os serviços considerados essenciais, as Unidades de Pronto Atendimento da Zona Norte (Nestor Piva) e Zona Sul (Fernando Franco) funcionarão normalmente. Os serviços emergenciais do Estado, como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, polícias Militar e Civil, o Samu 192 Sergipe, hospitais e demais unidades de saúde de urgência ficam excluídos da aplicação deste Decreto e estarão de plantão para atender as demandas da população. Mais informações, clique aqui






Remédios devem ficar até 12% mais baratos neste mês

por VANESSA SARZEDAS
O governo federal ampliou a lista de medicamentos que estão livres da cobrança de PIS/Cofins.

Na semana passada, uma lista com 174 substâncias que terão o imposto zerado foi divulgada.

A isenção deverá fazer com que o preço de mais de mil medicamentos tarjas preta e vermelha caia 12% para os consumidores ainda neste mês, segundo Nelson Mussolini, presidente-executivo do Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de SP).

Do total, o Agora selecionou 50 remédios essenciais para o tratamento de doenças graves como câncer, diabetes e depressão.

Para que o preço fique menor, é preciso que as novas listas de valores cheguem às farmácias, o que não há data exata para ocorrer.

As substâncias isentas foram divididas em três grupos, sendo o primeiro composto por monodrogas (com uma única substância) de tarja vermelha ou preta; o segundo grupo, de substâncias associadas
de tarja vermelha ou preta; e o terceiro grupo, com substâncias para medicamentos usados em nutrição parental (para quem não consegue se alimentar), hemodiálise e diálise (casos de insuficiência renal) e substitutos do plasma e expansores plasmáticos, com tarja vermelha.

A seleção da reportagem conta com os remédios do primeiro grupo.

Desconto

A inclusão eleva de 69% para 75,4% a quantidade de medicamentos comercializados com desconto.

De acordo com o Ministério da Saúde, a escolha foi feita com base nos problemas de saúde crônicos e degenerativos, nos programas do governo instituídos por meio de políticas públicas e na necessidade de medicamentos para a população. 
Mais informações, clique aqui

Justiça de Sergipe condena TIM a pagar multa de R$ 15 milhões

A Justiça de Sergipe condenou a TIM a pagar R$ 15 milhões por propaganda enganosa. A companhia teria comercializado pacotes de internet móvel de banda larga sem que houvesse tecnologia para disponibilizar a velocidade de acesso ofertada. A ação foi proposta pelo Ministério Público Federal, segundo notícia do portal UOL. Mais informações, clique aqui




Reunião entre representantes da Sec. de Meio Ambiente da Prefeitura, Cooperativa e Cimesa discute e planeja o futuro da reciclagem em Laranjeiras

A reunião foi convocada por Amélia, assessora de Meio Ambiente da Votorantim Cimentos Unidade Laranjeiras, mas que contou com as presenças do próprio gerente Danilo, Sabrina e Vanúzia. Presentes ainda os representantes da Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Laranjeiras, o técnico Paulo e Rufino onde a Secretária Manuela não pode se fazer presente, do pastor Adroaldo e dos representantes da Cooperativa de Reciclagem Carlos Alberto e José Augusto. Foi hoje, 03/07, na própia Unidade de Cimentos em Laranjeiras.
O Paulo citou s questão da problemática dos lixões que terão fim a partir de agosto solidarizando com os catadores que tiram seus sustentos dos lixões. Ele acha que todos os catadores devem ser beneficiados através de políticas públicas que assegurem a partir do fim dos lixões, os seus sustentos e falou um pouco no consorcio como uma provável saída para o problema. Amélia também pegou uma carona e reforçou a questão do Plano de Coleta Seletiva sendo questionado por Sabrina a respeito do Consorcio ser entre Laranjeiras e Nossa Senhora do Socorro. Não disse Rufino e continuando, falou sobre a importância de a cooperativa não ficar na dependência de órgãos públicos. Vanuzia preocupada questionou sobre dados mais envolventes como  pessoas e famílias serem cadastradas e posteriormente beneficiadas, mas o presidente provisório da Cooperativa de Reciclagem Montes Claro respondeu que são mais de 3 mil casas cadastradas e que oferecem a elas orientação para a separação do material reciclável e dos prováveis cooperados que já somam em torno de 20. Alguns já são beneficiados através do processo de reciclagem. Chegam a ganharem uma gratificação ou mesmo contribuição que ajuda muito nas despesas dessas pessoas e famílias. Mais informações, Clique aqui




"Lei da Palmada", foi sancionada. Mas o que muda mesmo? Leia na integra o conteudo

Foi publicada hoje a Lei nº 13.010/2014, popularmente - e equivocadamente - referida como 'lei da palmada'. O novo diploma legal alterou parcialmente o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), inserindo 3 novos artigos: o 18-A, o 19-A e o 70-A.
Contrariamente ao que foi propagado pelos meios de comunicação, a mudança legal não criminalizou a palmada, mas, sim, previu sanções administrativas para a violência infantil. A nova redação do ECA afirma, agora, que crianças e os adolescentes têm o direito de serem educados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina ou educação.
A legislação define como castigo físico aquele que resulta em sofrimento físico ou lesão. Ou seja, a legislação não proíbe o uso de 'palmada'. O que a norma proíbe é que o menor sofra fisicamente ou seja lesionado, sob o pretexto de correção disciplinar. A definição legal é ampla? De certa forma, sim. O Judiciário ainda terá que estabelecer os devidos limites. Mas não existe legislação boa sem intérpretes racionais. É a prática social comumente aceita a que deverá definir o limite do razoável, nesses casos.
A mudança legal também impede o tratamento cruel ou degradante da criança, ou seja, a violência psicológica.
Particularmente, entendo que nenhuma das duas condutas acima referidas eram lícitas, mesmo antes da mudança legal. Tanto a violência física, causando sofrimento ou lesão corporal, como a violência psicológica já eram proibidas pela legislação penal e pelo próprio ECA. Senão, vejamos. Mais informações, clique Aqui






Petrobrás perde R$ 13 bi na Bolsa após acordo sobre áreas do pré-sal

por FERNANDA NUNES E KARIN SATO

Analistas financeiros dizem que a concessão de novas áreas para exploração de petróleo deve pesar no caixa da estatal, que pode ter de fazer nova capitalização; especialista calcula que os gastos para desenvolver os campos podem superar US$ 245 bilhões

RIO/SÃO PAULO - Os R$ 15 bilhões em bônus e antecipações, a serem pagos pela Petrobrás à União por quatro áreas do pré-sal da Bacia de Santos, são pouco perto dos investimentos para explorar o petróleo. A petroleira deverá gastar de US$ 245 bilhões a US$ 380 bilhões na instalação de plataformas e infraestrutura de escoamento da produção, segundo cálculo do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

O CBIE utilizou como base a estimativa de gasto de US$ 200 bilhões para o campo de Libra, também no pré-sal, licitado em 2013. A avaliação do mercado um dia após o anúncio da contratação direta é de que o projeto exigirá muito mais do caixa da empresa, o que contribuiu para desvalorizá-la. 

A perspectiva de que os gastos da estatal vão crescer nos próximos anos e de que faltam fontes de recursos continuou incomodando o mercado nesta quarta-feira, 25, com quedas nas cotações. As ações ordinárias (com direito a voto) caíram 3,34% e as preferenciais, 1,98%. Em dois dias, o valor de mercado (multiplicação do total das ações pela cotação final do pregão) da Petrobrás recuou R$ 13,25 bilhões, para R$ 217,65 bilhões. 

Confirmado, o investimento em plataformas e infraestrutura corresponderá a US$ 35 bilhões em cinco anos, no mínimo, ou a um adicional na área de Exploração e Produção da Petrobrás de 22%, considerando os US$ 153,9 bilhões previstos para a área no Plano de Negócios da companhia, relativo ao período de 2014 a 2018. 

As condições geológicas e técnicas das áreas são parecidas, o que permite comparar as áreas envolvidas na contratação direta - Búzios, Entorno de Iara, Florim e Nordeste de Tupi - e Libra, disse Adriano Pires, diretor do CBIE. A diferença está na dimensão das reservas. Em Libra, são 8 bilhões de barris de óleo equivalente (boe, que inclui gás natural) e nas quatro áreas variam de 9,8 bilhões a 15,2 bilhões. 
Mais informações, clique Aqui





Saiba como utilizar melhor o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

por Iris Marini

Especialista dá dicas para trabalhador usar FGTS da melhor maneira, uma vez que rende abaixo da inflação registrada. Ter cautela na utilização do dinheiro é um dos conselhos

Todo trabalhador brasileiro com contrato de trabalho formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e, também, trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros e atletas profissionais têm direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O diretor não empregado e o empregado doméstico podem ser incluídos no sistema, a critério do empregador, segundo a Caixa Econômica Federal, banco público a cargo do benefício. 

“O recolhimento do FGTS para empregado doméstico é opcional. No entanto, ao decidir fazê-lo, os recolhimentos posteriores passam a ser obrigatórios e não podem ser interrompidos, salvo se houver rescisão contratual”, alerta a Caixa.

O Fundo foi criado em 1967 pelo Governo Federal para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. É constituído de contas vinculadas, abertas em nome de cada trabalhador, quando o empregador efetua o primeiro depósito. O saldo da conta vinculada é formado pelos depósitos mensais efetivados pelo empregador, ou o tomador de serviços, equivalentes a 8% do salário pago ao empregado, acrescido de atualização monetária e juros. No caso de contratos de menores aprendizes, o percentual é de 2%. O Fundo não é descontado do salário, é obrigação do empregador. 
Mais informações, clique Aqui





Preços da Copa: cerveja é vendida a R$ 13 e vaga para estacionar chega a R$ 100

Restaurantes dobram o preço do quilo e sites cobram R$ 3 mil por ingressos, enquanto Procons tentam coibir os abusos de preços nas cidades-sede do Mundial

Profissionais, comerciantes e empresários tupiniquins parecem ter aproveitado a Copa do Mundo no País para aplicar o famoso jeitinho brasileiro e lucrar mais com o aumento da procura por serviços pelos turistas durante o evento. 

Unidades dos Procons nas cidades-sedes do evento receberam diversas denúncias por práticas abusivas nas relações de consumo. Entre os casos que chamam atenção, estão a cobrança de até R$ 120 por período em estacionamentos perto dos estádios, corridas sem taxímetro, preço diferente para estrangeiros em restaurantes e até taxa de cobrança para entrar em bares.

Estacionamentos cobram somente por período

O Procon-PR, no Paraná, classificou os preços cobrados por estacionamentos no entorno da Arena da Baixada como "exorbitantes". Consumidores denuciaram taxas entre R$ 50 e R$ 100 por período durante os jogos, mais que o dobro do valor de R$ 20 cobrado em dias comuns.

Geralmente, os preços mais altos são negociados diretamente com os consumidores e não aparecem em placas ou nas fachadas dos estabelecimentos.

E também: Aluguel de quarto na Copa chega a R$ 60 mil

O órgão de defesa do consumidor também recebeu denúncias de que os estabelecimentos se recusaram a cobrar valores por hora em dias de jogo. A prática, aponta o Procon-PR, contraria o Código de Defesa do Consumidor. 

Os estabelecimentos flagrados cometendo as irregularidades foram notificados pelo órgão do Estado. Agora, devem ser incluídos em um processo administrativo e podem ser multados. 

O Procon-RJ também recebeu queixas de estacionamentos que cobravam em torno de R$ 100 ao redor do Maracanã. O órgão planeja fazer uma operação para questionar os motivos do aumento junto aos comerciantes. Caso o órgão identifique prática abusiva, os estacionamentos podem ser multados. 

Restaurantes sobem preços e bares criam taxa de entrada

No Rio de Janeiro, consumidores apontaram ao Procon-RJ que quatro restaurantes no bairro de Ipanema têm praticado preços diferenciados durante o Mundial. Em um deles, a cobrança do quilo da comida subiu de R$ 40 para R$ 80. Questionado por moradores da região, o dono de um dos estabelecimentos chegou a apontar que cobraria o "preço antigo" para o frequentador. 
Mais informações, clique aqui




O que muda com a entrada em vigor do Marco Civil, segundo o Ministério da Justiça

Vários pontos da lei vão precisar de regulamentação. O grande desafio, a partir de agora, fazer com que lei não fique só no papel

Lei 12.965/14, conhecida como o Marco Civil da Internet, foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff no último dia 23/04 e entra em vigor a partir de hoje (23/06). Mas qual será a diferença a partir de então? Confira a seguir algumas das principais mudanças promovidas pelo Marco Civil da Internet, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil.

Proteção à privacidade dos usuários A partir da entrada em vigor do Marco Civil da Internet a operação das empresas que atuam na web deverá ser mais transparente. A proteção dos dados pessoais e a privacidade dos usuários são garantias estabelecidas pela nova Lei.

Isso significa, por exemplo, que as empresas de Internet que trabalham com os dados dos usuários para fins de publicidade – como aqueles anúncios dirigidos que aparecem no seu perfil nas redes sociais – não poderão mais repassar suas informações para terceiros sem o seu consentimento expresso e livre.

A proteção aos dados dos internautas é garantida e só pode ser quebrada mediante ordem judicial. Isso quer dizer também que se você encerrar sua conta em uma rede social ou serviço na Internet pode solicitar que seus dados pessoais sejam excluídos de forma definitiva. Afinal, o Marco Civil da Internet estabelece que os dados são seus, não de terceiros. Por isso, fique atento com relação à atualização dos termos de uso dos serviços e aplicativos que você utiliza!

Outra inovação promovida pelo Marco Civil da Internet é a garantia da privacidade das comunicações. Até a Lei entrar em vigor o sigilo de comunicações não era válido para e-mails, por exemploA partir de agora o conteúdo das comunicações privadas em meios eletrônicos tem a mesma proteção de privacidade que já estava garantida nos meios de comunicação tradicionais, como cartas, conversas telefônicas, etc.

A afirmação em Lei de que o conteúdo das comunicações privadas em meios eletrônicos é dado sigiloso é um avanço importante, que garante aos novos meios de comunicação a mesma proteção já garantida aos meios de comunicação tradicionais.

Liberdade de expressão e a retirada de conteúdo do ar Outro grande avanço garantido pelo Marco Civil da Internet é a maior proteção da liberdade de expressão na Internet. A Lei assegura a liberdade de expressão, como preconizado na Constituição de 1988, garantindo que todos sigam se expressando livremente e que a Internet continuará sendo um ambiente democrático, aberto e livre, ao mesmo tempo que preserva a intimidade e a vida privada.

A grande mudança que a nova Lei promove é com relação à retirada de conteúdos do ar. Antes de sua entrada em vigor, não havia uma regra clara sobre este procedimento. A partir de agora a retirada de conteúdos do ar só será feita mediante ordem judicial, com exceção dos casos de “pornografia de vingança”. Pessoas vítimas de violações da intimidade podem solicitar a retirada de conteúdo, de forma direta, aos sites ou serviços que estejam hospedando este conteúdo.

Homenagem a uma amiga que se foi: Neide da Sedução do Arrocha

Quero homenagear essa brilhante pessoa, amiga e competente. Estudiosa e batalhadora. Seu nome é Rivaneide, mais conhecida por Neide da Banda Sedução do Arrocha. 
Eu, Carlos Alberto e João Miguel no passado um pouco distante, tivemos a oportunidade de empresariar uma banda na qual ela fazia parte. Neide era a vocalista juntamente com nosso amigo Del, hoje Humberto Lins. 
A banda que empresariávamos era XODO SUCESSO onde Quenaz era tecladista, Manoel era o baixo. Neide e Del vocalistas e todos os finais de semana estávamos tocando em lugares diferentes. 
Neide sempre demonstrava o interesse pela música, tinha vontade de continuar nessa luta em busca sempre de se adequar a voz, que era uma grande voz. 
Se foi alguém muito importante e conhecida por todos, alguém que queria vencer e fazer da música um meio de curtição e profissionalismo. 

Neide foi assassinada barbaramente e morreu no dia de ontem, 18/06/2014. 

Que DEUS a tenha em bom lugar e abençoe toda família que sofre nesse momento!!!

Presidente do Conselho CMDL-ReDes, Manoel Carlos se reúne com o Secretário Geral da Prefeitura Evaldino Calazans

Secretário atende pedido do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Programa Redes de Laranjeiras
Semana passada os membros e representantes do CMDL-ReDes reuniram-se e discutiram projetos para Laranjeiras. Além de falar sobre o que ocorreu durante todo o Bingo, que foi realizado no dia 08/06, itens como uma Sede para o Conselho e alguns apoios que solicitarão a prefeitura de Laranjeiras se fazem necessário para o mantimento e fortalecimento do conselho. Mais informações, clique Aqui




Conselho CMDL-ReDes presta conta do Bingo e faz elogios pelos dois anos a Aline, Consultora do programa Redes

A reunião aconteceu na manhã de hoje, dia 12 de junho, na Colônia de Pescares Z-14, em Laranjeiras. Membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento do programa Redes em Laranjeiras fizeram uma avaliação do Bingo realizado no Clube Recreativo domingo 08, e classificaram como bom, apesar de algumas folhas que foram focadas. O Bingo com mais de 20 prêmios incluindo uma geladeira teve um saldo de 1.436,50 (hum mil quatrocentos e trinta e seis reais e cinquenta centavos), explicou o tesoureiro Edmilson Silva. O evento faturou 3.834,50 e teve um gasto de 2.398,00.  Apesar da pouca divulgação e das vendas não terem superado a expectativa, o bingo envolveu muita gente.
Terminada a parte da prestação de contas referente ao bingo, foi a vez dss membros da diretoria do Conselho resolveram elogiar Aline pela dedicação e consultoria presta durante os dois anos que esteve com eles. Manoel Carlos, Edmilson, Carlos Alberto, Itelma, Antônio Carlos e Ademar fizeram sermões e elogiaram como competente os trabalhos que Aline desenvolveu junto ao Conselho e um até disse: “não nos abandone”, no bom sentido, como falou Ademar.
Aline emocionada falou que o grupo tem força de vontade, mobiliza e pensa no coletivo. “Presencio isso desde os meus dois anos que estou na consultoria desse grupo”, falou Aline. Mais informações, clique Aqui






Mercado aposta em queda de Dilma em pesquisas e Bolsa sobe mais de 2%

Assim como no final da semana passada, o principal índice da Bolsa brasileira disparou mais de 2% nesta segunda-feira (9) com o mercado comprando a ideia de queda nas intenções de voto na presidente Dilma Rousseff (PT) em pesquisas eleitorais previstas para esta semana.

O Ibovespa subiu 2,15%, para 54.273 pontos. É a maior pontuação desde 14 de maio deste ano, quando ficou em 54.412 pontos –nível mais alto em 2014.

Mais uma vez as ações das estatais impulsionaram o índice: as ações preferenciais (sem direito a voto) da Petrobras ganharam 2,21%, enquanto o Banco do Brasil teve alta de 2,91% e os papéis preferenciais da Eletrobras avançaram 1,93%.

"O cenário está focado na eleição. Hoje, foram publicados novos dados da pesquisa Datafolha divulgada na semana passada, mostrando que a Dilma perde em São Paulo. É o maior colégio eleitoral do país, por isso o resultado alimenta expectativa de que a presidente continuará caindo nos próximos levantamentos", diz Leandro Ruschel, diretor da escola de investimentos Leandro & Stormer.

De acordo com o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), está prevista para amanhã a divulgação de uma pesquisa do Ibope sobre a eleição presidencial de outubro, que foi contratada pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo. Na quarta-feira, deve sair levantamento da Vox Opinião encomendado pela Editora Confiança.

Na sexta-feira passada, o Ibovespa já havia registrado forte ganho de 3,04% repercutindo a queda de três pontos percentuais de Dilma na pesquisa Datafolha, para 34%. 
Mais informações, clique Aqui





TRT-2 declara greve do metrô em SP abusiva e desconta dias parados

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região, em São Paulo, considerou abusiva a greve dos funcionários do metrô e determinou que os dias parados serão descontados das folhas de pagamento. A paralisação já dura quatro dias e vem sendo considerada uma das mais longas da história do metrô.

Além de condenar a greve, o TRT paulista ainda determinou que o índice de reajuste salarial dos empregados parados será de 8,7%. O julgamento aconteceu na manhã deste domingo (8/6) e cabe recurso da decisão.

Também ficou decidido que a multa estabelecida pela desembargadora Rilma Aparecida Hemetério, vice-presidente judicial do TRT-2, caso a greve continue, será no valor de R$ 100 mil por dia de paralização, a ser paga solidariamente pelos sindicatos dos trabalhadores. O valor, que já soma R$ 400 mil neste domingo, será revertido para  o Hospital do Câncer de São Paulo.

Quanto ao reajuste salarial, o último valor proposto pelo sindicato dos metroviários foi de 12,2%. O metrô havia oferecido 8,7%. Como não houve acordo, o TRT-2 analisou as propostas das partes e do Ministério Público do Trabalho para, então, decidir pelos 8,7%. O TRT concluiu, ainda, pela autorização do desconto pelos dias parados, além de não assegurar a estabilidade dos grevistas.

A Seção de Dissídios Coletivos (SDC) do TRT de São Paulo também analisou o cumprimento da liminar que previa o funcionamento total do efetivo nos horários de pico, o pagamento da multa arbitrada, a estabilidade dos grevistas, o piso salarial dos engenheiros, entre outros temas. Além disso, caso a greve persista após o julgamento, foi atribuída multa adicional de R$ 500 mil por dia.

O relator do caso e presidente da SDC, desembargador Rafael Pugliese, afirmou que "o direito de greve não pode ser balizado em autoritarismo ou no exercício arbitrário de escolhas subjetivas. Não houve atendimento mínimo à população, gerando grande transtorno, inclusive, no âmbito da segurança pública”. 
Mais informações, clique Aqui




Cesta básica subiu em 15 de 18 capitais em maio, diz Dieese

De acordo com a Pesquisa Mensal da Cesta Básica de Alimentos, as maiores elevações foram registradas em Fortaleza (5,42%) e Recife (4,90%)

São Paulo - O valor da cesta básica manteve a tendência de alta em maio e subiu em 15 das 18 capitais pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

De acordo com a Pesquisa Mensal da Cesta Básica de Alimentos, as maiores elevações foram registradas em Fortaleza (5,42%) e Recife (4,90%).

Já as três capitais que apresentaram queda nos preços da cesta básica foram Campo Grande (-2,05%), Florianópolis (-0,38%) e Brasília (-0,10%).

No acumulado dos primeiros cinco meses de 2014, as 18 capitais apresentam alta no valor da cesta básica.

Neste cenário, as maiores elevações foram registradas em Brasília (14,31%), Curitiba (13,24%) e São Paulo (12,01%). Já as capitais que tiveram os menores aumentos foram Manaus (1,76%) e Salvador (4,67%).

Entre todas as capitais, em maio, São Paulo foi a que registrou o maior valor para o conjunto de itens essenciais, R$ 366,54. O valor representou uma alta de 2,43% na comparação com abril.



A segunda maior cesta foi observada em Porto Alegre (R$ 366,00), seguida por Vitória (R$ 352,76). Já os menores valores médios no mês passado foram apurados em Aracaju (R$ 241,72), João Pessoa (R$ 272,35) e Salvador (R$ 277,52). Mais informações, clique Aqui






Perda de popularidade da Copa faz empresas ′fugirem′ do evento, diz especialista

Lucas Lima/Folhapress
O professor Rafael Alcadipani no prédio da Fundação Getulio Vargas (SP), onde dá aulas

A perda de popularidade da Copa já fez algumas empresas desembarcarem de projetos ligados ao evento, de acordo com Rafael Alcadipani, professor da FGV e um dos maiores especialistas em estudos organizacionais no país.
O cenário que recebe o torneio também escancara a improdutividade brasileira.
Desde o início dos protestos, no ano passado, o acadêmico envolveu-se em um trabalho de campo para conhecer a organização da polícia nos confrontos. Para Alcadipani, as manifestações e greves esperadas para a Copa preocupam não só o governo, mas também as empresas, que pressionam governantes para coibir os atos.
Leia, a seguir, os principais trechos da entrevista. Mais informações, clique Aqui






Minha história: Ex-menino de rua cria agência de turismo bilionária

Dono da Flytour, companhia de turismo com faturamento anual de R$ 4 bilhões, Eloi de Oliveira fugiu de casa aos oito anos para escapar dos maus-tratos do cunhado alcoólatra.
Foi menino de rua, dormiu em albergues e, com os dentes quebrados, teve dificuldades para arrumar um emprego até encontrar Stella Barros, que lhe deu uma oportunidade de trabalho e um sofá para dormir na maior agência do país à época.
Helena Wolfenson/Folhapress
Eloi de Oliveira, presidente do grupo Flytour, no sofá que mantém para lembrar a origem humilde 

Sou de uma família pobre, de Esteio, no Rio Grande do Sul. Fui o 14º de 15 filhos. Quando minha mãe faleceu no parto do último, meu pai começou a dar as crianças a amigos e parentes. Foi minha irmã, que tinha 14 anos e já era casada, quem me pegou e quis me criar, em Porto Alegre. Ela fazia pastéis, e eu, um menino gago, vendia depois da escola.
Hoje tenho uma empresa de turismo que fatura R$ 4 bilhões por ano, com 2.700 funcionários e 220 escritórios. A Flytour tem 40 anos, sempre atendendo só clientes corporativos e agências. Mas daremos um novo passo neste ano. Entramos no varejo. Vamos vender lazer diretamente para a pessoa física. Até 2018, serão 426 novas lojas, principalmente em shoppings, para concorrer com CVC, Marsans e outros.
Eu tinha oito anos quando fugi de casa pela primeira vez. O marido da minha irmã bebia muito. Ele era agressivo e isso ficou insuportável. Escapei num dia em que ele me deu dinheiro e mandou ir buscar pinga.
Fiquei no centro da cidade, até que o juizado de menores me prendeu. Então eu tive que voltar a vender pastéis. Mas, na primeira oportunidade, fugi de novo.
Nas ruas, eu ouvia falar de São Paulo. Por isso resolvi pedir carona e viajar. Ia de cidade em cidade, mentindo que tinha uma tia na cidade seguinte. Na época era fácil.
Assim cheguei à praça da Sé e fiquei lavando carro até ser preso de novo pelo juizado e mandado de ônibus a Porto Alegre. Quando cheguei, entrei numa loja e inventei que era de São Paulo. Ajudaram-me com uma vaquinha e eu viajei de volta.
Numa dessas viagens, parei para trabalhar numa padaria. Por acidente, derrubei os pães e o padeiro me xingou. Chamei-o de "corno", ele me deu um soco na boca e perdi os dentes. Mais informações, clique Aqui

Laranjeiras poderá ter nos próximos dias grandes eventos culturais com princípios tradicionais

 
Estivemos com o Secretário de Cultura de Laranjeiras Evanilson Calazans, hoje pela manhã em seu gabinete. Conversamos sobre como as coisas estão sendo desenvolvidas no governo Juca referente a cultura e outras ações. Conversamos também sobre muitas outras coisas boas de “...quando uma árvore começa a dar frutos”.
Laranjeiras poderá ter de volta muitas culturas que foram esquecidas e apagadas. São culturas que deixaram morrer, mas que serão resgatadas no presente sendo mais volumoso em qualidade e quantidade e muita gente ganhará com isso. Segundo Vane, “ganhará com vendas de produtos artesanais, comidas típicas, movimentação artísticas e da terra”. O comercio poderá abrir suas portas e vender mais nesses eventos. Ele fala assim também pensando no Mini Shopping, pois acredita que numa somação com os lojistas desse centro comercial, todos saiam ganhando tanto no campo financeiro como no de maior participação de pessoas que visitarão e comprarão. Mais informações, clique Aqui





Enem 2014: Inscrições vão até 23 de maio. Não deixe de fazê-la!!!

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 começaram na última segunda-feira (12) . Os interessados em participar devem acessar a página do Enem (http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/) e efetuar inscrição até o dia 23 de maio. O prazo para o pagamento da taxa de R$ 35 vai até o dia 28 de maio. Alunos de escolas públicas e estudantes que comprovem baixa renda estão isentos da taxa. Confira edital completo(http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=09/05/2014&jornal=3&pagina=109&totalArquivos=344).
Os candidatos já podem começar se preparando para o exame, acessando o aplicativo do Enem. O banco de questões da Empresa Brasil de Comunicação reúne itens de 2009 a 2013 para o estudante treinar para exame. O acesso é gratuito e pode ser utilizado para treinar para as provas que serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro.
A previsão do Ministério da Educação (MEC) é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam no exame, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões registrados no último ano. Mais informações, Clique Aqui

Prazo para pedir revisão de benefício do INSS é de 10 anos

É de dez anos o prazo de decadência do segurado para pedir revisão do ato de concessão de benefício previdenciário. A decisão é do juiz federal Bruno Carrá, da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU), que negou pedido a um segurado da Previdência Social de rever seu benefício. O relator se baseou no artigo 103 da Lei de Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213/1991).
Em seu voto, Carrá manteve os julgamentos do juízo de 1º Grau e da Turma Recursal de São Paulo, que já haviam decidido pela improcedência do pedido formulado na petição inicial, e explicou que independentemente do mérito, o direito de reivindicar a revisão estava extinto.
O relator explica que “o ponto a ser considerado, então, é o de saber se será possível o reconhecimento de ofício da prejudicial de mérito em referência. Isso porque, conquanto não tenha sido formulado pedido contraposto no ponto, é certo que o simples provimento do recurso atentaria contra a perfeita aplicação do Direito à espécie, na medida em que se estaria acolhendo uma pretensão já decaída”.
Segundo os autos, o autor aposentou-se pelo Regime Geral da Previdência Social em 1º de março de 1989, mas só ajuizou ação previdenciária contra o INSS em 5 de maio de 2008. Seu objetivo era a revisão do benefício mediante aplicação do piso nacional de salários como divisor para apuração de salários mínimos no momento da concessão da sua aposentadoria.
Mas conforme o artigo 210 do Código Civil e por aplicação analógica do artigo 219, parágrafo 5º, do Código de Processo Civil, o direito do autor de reivindicar essa revisão decaiu em 28 de junho de 2007, dez anos depois de a MP 1.523-9/1997, convertida na Lei 9.528/1997, entrar em vigor.
No caso em questão, a data de edição da MP foi escolhida como marco inicial de contagem do prazo de dez anos porque se trata de benefício concedido em 1989 — antes de 28 de junho de 1997 — e, até então, não havia norma regulamentando a decadência desse direito. Mais informações, CLIQUE AQUI





Opinião: Divórcio é um risco quando a mulher ganha mais

Quando li na semana passada que Angela Ahrendts receberia até US$ 68 milhões como presente de boas vindas ao ser contratada pela Apple, a primeira coisa em que pensei foi em seu marido.
Essa mais recente adição à vasta pilha de dinheiro que ela já controla deve ter catapultado seu marido, Gregg, ao topo da lista mundial do "minha mulher ganha mais que eu".
É uma notável realização. Não sei se os dois se gostam, mas certamente estão juntos há muito tempo. Conheceram-se na escola e Gregg deixou o emprego para acompanhá-la ao Reino Unido, quando ela se tornou presidente da Burberry.
Ele parece ter passado os oito últimos anos cuidando dos três filhos do casal, reformando a casa e preparando o jantar para recebê-la quando ela retorna de um longo dia de trabalho cambaleando sobre seus saltos de 12 centímetros.
Suspeito que o verdadeiro gênio de Ahrendts esteja menos na forma pela qual ela persuadiu pessoas a comprar capas de chuva de 22 mil libras com acabamento em penas de avestruz do que em persuadir Gregg a se casar com ela - e se manter ao seu lado desde então.
Já não é mais particularmente raro que mulheres tenham o maior salário da casa - nos Estados Unidos, um quarto das mulheres ganham mais que seus maridos, hoje -, mas continua a ser raro que um relacionamento como esse funcione.
Um livro da jornalista Farnoosh Torabi, lançado na semana passada, reúne dados que demonstram o quanto isso é difícil: as mulheres que ganham muito bem têm dificuldade para arranjar um marido, e quando o fazem a probabilidade de que ele seja infiel é cinco vezes maior do que no caso de outros maridos.
A mulher provavelmente cuidará de proporção maior das tarefas caseiras; ainda que, caso o marido contrarie as estatísticas e comece a cozinhar e passar roupa, é provável que se sinta tão emasculado que perca a vontade de fazer sexo. Por qualquer das duas vias, o próximo passo é o divórcio.
O livro, "When She Makes More", é uma leitura deprimente e parece ter saído diretamente dos anos 50. Mas tenho uma desagradável sensação de que sua mensagem central não está de todo errada.
Pensei em minhas muitas amigas que ganham mais do que seus maridos, e lembrei de que entre elas o número de divorciadas é alto o bastante para causar suspeita.
Uma amiga se queixou de que não sabia mais para que servia seu marido, porque ele nem ganhava muito dinheiro e nem mostrava qualquer desejo de ajudar em casa. Não admira que a versão dele para os acontecimentos fosse diferente: por ela insistir em dominar tanto no plano profissional quanto no caseiro, ele se sentia emasculado e sem função. Mais informações, CLIQUE AQUI




Justiça Federal define que cultos afro-brasileiros, como a umbanda e candomblé, não são religião

A Justiça Federal no Rio de Janeiro emitiu uma sentença na qual considera que os “cultos afro-brasileiros não constituem religião” e que “manifestações religiosas não contêm traços necessários de uma religião”.
A definição aconteceu em resposta a uma ação do Ministério Público Federal (MPF) que pedia a retirada de vídeos de cultos evangélicos que foram considerados intolerantes e discriminatórios contra as práticas religiosas de matriz africana do YouTube.
O juiz responsável entendeu que, para uma crença ser considerada religião, é preciso seguir um texto base – como a Bíblia Sagrada, Torá, ou o Alcorão, por exemplo – e ter uma estrutura hierárquica, além de um deus a ser venerado.
A ação do MPF visava a retirada dos vídeos por considerar que o material continha apologia, incitação, disseminação de discursos de ódio, preconceito, intolerância e discriminação contra os praticantes de umbanda, candomblé e outras religiões afro-brasileiras. “Para se ter uma ideia dos conteúdos, em um dos vídeos, um pastor diz aos presentes que eles podem fechar os terreiros de macumba do bairro”, disse o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Jaime Mitropoulos. Mais informações, clique Aqui




Bolinha tem feio também ação social e solidária

Conversamos um pouco com Bolinha, ele que é o administrador da Funerária e Assistência a Família, um plano que vem tomando conta de Laranjeiras, o PAFL. Bolinha como é mais conhecido, tem apoiado eventos de toda natureza tais como o dia das mães, das crianças, entre tantos outros fazendo doação de toldos para que as pessoas possam acomodar-se em um ambiente distante da chuva e do sol.  Ele é também o vice-presidente de uma associação estadual do plano funeral que tem ampliado em todo Estado esses serviços e aproveita para convidar a todos a ingressarem nesse Plano e que está disponível em sua loja situada à Travessa Profª Oliveira, 09, próximo ao Calçadão, centro de Laranjeiras/SE, também para tirar Xerox de documentos e etc. Vá lá e não perca mais tempo.
Mais informações, clique aqui: Plano de Assistência a Família






Comissão dos Guradas do Município de Laranjeiras fará uma manifestação nesta quarta

CONVITE
A COMISSÃO DOS GUARDAS DO MUNICÍPIO DE LARANJEIRAS ESTÁ CONVIDANDO TODOS OS COMPANHEIROS E A COMUNIDADE EM GERAL PARA SE FAZER PRESENTE NO ATO PÚBLICO NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, DIA 21 DE MAIO, A PARTIR DAS 08H00 DA MANHÃ, CONFRENTE A PREFEITURA MUNICIPAL DE LARANJEIRAS.
NESTA OPORTUNIDADE NÓS ESTAREMOS REIVINDICANDO OS DIREITOS TRABALHISTAS QUE O PREFEITO JUCA DE BALA TEM NOS NEGADO ATÉ O PRESENTE, POIS O MESMO NÃO NOS ACENOU ATÉ O MOMENTO EM DAR OS DIREITOS ADQUIRIDOS PELA LEI MUNICIPAL E FEDERAL, SÃO ELAS: 30% DE PERICULOSIDADE, 15% DO NÍVEL I – QUE FOI RETIRADO DESDE O ANO PASSADO, AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO E AUXILIO FARDA, SABEMOS QUE OS MUNICÍPIOS DE CARMOPOLIS, ROSÁRIO, SOCORRO, ESTÁNCIA, ARACAJU, ENTRE OUTROS JÁ CONQUISTARAM ESSES DIREITOS E AGORA NOS ESTAMOS NA LUTA E A SUA PRESENÇA É DE SUMA IMPORTANCIA.


Atenciosamente, 

Comissão dos Guardas Municipal de Laranjeiras

Enem 2014: Inscrições vão até 23 de maio. Não deixe de fazê-la!!!

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 começaram na última segunda-feira (12) . Os interessados em participar devem acessar a página do Enem (http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/) e efetuar inscrição até o dia 23 de maio. O prazo para o pagamento da taxa de R$ 35 vai até o dia 28 de maio. Alunos de escolas públicas e estudantes que comprovem baixa renda estão isentos da taxa. Confira edital completo(http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=09/05/2014&jornal=3&pagina=109&totalArquivos=344).
Os candidatos já podem começar se preparando para o exame, acessando o aplicativo do Enem. O banco de questões da Empresa Brasil de Comunicação reúne itens de 2009 a 2013 para o estudante treinar para exame. O acesso é gratuito e pode ser utilizado para treinar para as provas que serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro.
A previsão do Ministério da Educação (MEC) é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam no exame, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões registrados no último ano. Mais informações, clique Aqui





Mais de oito mil funcionários da Petrobras pedem demissão

Inscrição para o Plano de Incentivo ao Desligamento Voluntário representa 12,4% do efetivo total da companhia
Rio - As despesas da Petrobras com as demissões dos 8.298 empregados que aderiram ao Plano de Incentivo ao Desligamento Voluntário PIDV) devem chegar a R$2,4 bilhões, conforme provisão do demonstrativo contábil do primeiro trimestre da companhia. O desembolso vai gerar impacto negativo no resultado da empresa entre janeiro e março de R$1,6 bilhão. A estatal, no entanto, espera compensar o gasto em nove meses após a saída dos funcionários.
A petroleira quer reduzir os custos com pessoal em R$ 13 bilhões até 2018. O total de empregados inscritos representa 12,4% do efetivo da companhia, e mais da metade vai se desligar da empresa neste ano.
O PIDV pagará de R$ 180 mil a um teto de R$ 600 mil a funcionários que aceitaram a oferta. Mas o limite pode ser ultrapassado por profissionais que ficarem sete meses no processo de transição previsto pelo programa. De acordo com o plano, os funcionários serão classificados em cinco faixas, segundo a área de atuação. Apenas os classificados nas faixas A (alta complexidade e alta importância), com prazo de transição de até 24 meses; B (baixa complexidade e alta importância), 12 meses; e E (continuidade operacional), prazo que pode se estender por três anos, receberão benefícios acima do teto.
Aprovado pela Diretoria Executiva da Petrobras, o programa de demissões é voltado a empregados aposentados pelo INSS que continuam trabalhando e os que têm tempo e idade para para requerer o benefício previdenciário, mas ainda não deram entrada no processo de aposentadoria.
A iniciativa procurou também os que podem se desligar da companhia a qualquer momento, por terem idade igual ou superior a 55 anos até o dia 31 de março, quando terminou o prazo de adesão ao PIDV.
Conforme nota divulgada ontem pela estatal, o projeto foi desenvolvido de forma a adequar o efetivo da companhia — cerca de 85 mil funcionários — aos desafios do Plano de Negócios e Gestão 2014-2018 e às metas do Procop — Programa de Otimização dos Custos Operacionais.
A proposta visa conciliar “a necessária retenção do conhecimento, indispensável ao crescimento e à continuidade operacional, segura e sustentável da companhia”

Jornal britânico compara Dilma aos irmãos Marxos ir

O jornal britânico "Financial Times" comparou a presidente Dilma Rousseff aos irmãos Marx em editorial publicado ontem. Com suas trapalhadas, o grupo de comediantes americanos fez sucesso no teatro, no cinema e na TV a partir da década de 1920.
Entre as "trapalhadas" de Dilma, o diário financeiro cita os preparativos para a Copa do Mundo e a Olimpíada, o risco de desabastecimento de energia e a deterioração do cenário econômico.
Para o "FT", Dilma enfrenta três desafios no curto prazo. O escândalo envolvendo a Petrobras e a crise energética são dois deles, ao afetar a imagem de Dilma como administradora e tecnocrata. Ambos, no entanto, ainda não repercutiram nas urnas.
Mas o terceiro desafio, diz a publicação, pode ter consequência eleitoral: a Copa.
os irmão comediantes Chico (esq.) e Groucho Marx (centro)
O jornal britânico considera que há um grande risco de protestos, como os ocorridos em junho do ano passado, tomarem as ruas novamente, principalmente se a seleção brasileira for mal na Copa.

Número de famílias endividadas sobe em abril, diz CNC


Fatia de famílias que relataram ter dívidas alcançou 62,3% em abril, ante os 61% de março
O número de brasileiros endividados cresceu na passagem de março para abril, segundo a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) divulgada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), nesta terça-feira (29).
A fatia de famílias que relataram ter dívidas alcançou 62,3% em abril, ante os 61,0% de março.
No entanto, o total de endividados ainda foi menor do que o verificado em abril de 2013, quando somava 62,9% das famílias.
A pesquisa da CNC considera como dívidas as parcelas a vencer entre cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro.

Inscrições abertas: concursos públicos têm salários de mais de R$ 20 mil

A Polícia Rodoviária Federal, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Tribunal de Justiça do Estado do Paraná estão com concursos abertos para um total de 441 vagas. Os salários variam de R$ 2.043,17 a R$ 21.657,46, dependendo do cargo e da instituição.
Para o processo seletivo da Conab, estão disponíveis 219 vagas de ensino superior para candidatos formados em Administração, Contabilidade, Direito, Economia, Engenharia, Agronegócio, Auditoria e Comunicação Social. As inscrições podem ser feitas no site do Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) até as 22h de 28 de maio, com o pagamento de uma taxa de R$ 46.





Hoje foi um dia de casamentos no Fórum de Laranjeiras

Zé Nelson também foi um dos que estava lá se casando com sua amada Letícia Carla

Nove casais no Fórum Levindo Cruz - localizado no Conjunto Manoel do Prado Franco, se casaram hoje, dia 24/04/2014, pela tarde. O Dr. Amintas Noronha, juiz da Comarca, foi quem celebrou o casamento. Falou da importância de se conhecer e o compromisso que todos estarão assumindo a partir da oficialização do casamento. Ele responsabilizou um a um pela responsabilidade, mas também reforçou da necessidade de estar junto ao lado de uma companheira e de se ter uma família. Até brincou com Zé Nelson comparando o tempo que ele tem junto ao lado de sua pretensa esposa. Depois saiu perguntando a cada um o “aceita se casar com...”. Dezenas de pessoas e convidados estavam no recinto do Fórum presenciando os casamentos.
Zé Nelson, que se converteu e está congregando na Igreja do Pastor Miguel, casou-se com Letícia Maria (também evangélica)  perante amigos e familiares. Esse casal contou também com os irmãos Elilson e Nilson (de Valda) como testemunhas. No final, ele convidou os amigos para participarem De um Coffee Break em sua residência localizada no Conjunto Denize Fontes. Mais informações, clique Aqui







Concurso do Inpe com salário de R$ 9,2 mil tem inscrições até sexta-feira

As 68 oportunidades são para as cidades de Cachoeira Paulista (SP) e São José dos Campos (SP)
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) está com inscrições abertas até sexta-feira (25) para concurso que deve preencher 68 vagas em níveis técnico e superior. Os salários variam de R$ 4.004,56 a R$ 9.282,05.
De acordo com os editais, as oportunidades são para as cidades de Cachoeira Paulista (SP) e São José dos Campos (SP). A carga horária é de 40 horas semanais.

Reunião decide oficializar o dia do Grande Bingo depois de conseguir todos os prêmios.


Na reunião aberta do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Programa Redes de Larajieiras, Aline fala que só estará no polo/Sergipe até junho. Ela é quem vem orientando o conselho em Laranjeiras e pelo que parece é um dos que mais vem destacando na cidade. Em um encontro Aline projetou o Conselho de Laranjeiras citando as iniciativas que até o momento estão sendo realizadas, a exemplo do apoio ao projeto Entreposto de Pesca, construção do blog para divulgação das ações, o calendário anual que foi montado, visitas as empresas e parcerias que foram formalizadas entre a Cimesa, Fafen, Prefeitura de Laranjeiras e outras instituições. Mas o foco maior agora é o Grande Bingo que será realizado para captação de recursos do Conselho, no dia 08 de junho de 2014, no Clube Recreativo de Laranjeiras.
Os diretores do conselho estão satisfeitos com as discussões que vêm tendo pelo melhor da cidade e projetam já, depois do bingo, o evento que homenageará pessoas destaques. É o “Cidadãos de Destaques na Comunidade” e logo após será feito um levantamento das demandas das comunidades para viabilizar caminhos que solucionem os problemas apresentados nestas comunidades.


Governo pode desistir do novo aumento no IPI dos carros

Para especialistas, situação dos estoques, histórico de decisões e proximidade das eleições tornam o recuo possível
A queda de 2,1% nas de veículos no primeiro trimestre deste ano parece ter assustado muita gente. Fontes próximas ao Governo Federal informam que a possibilidade de manutenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) nos atuais níveis tem sido conversada em alguns ministérios. A proposta inicial do Ministério da Fazenda era retomar a cobrança da alíquota integral em julho.
Se esse é um dos efeitos das constantes reclamações da indústria automotiva, ainda não se sabe. Publicamente, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) afirma não ter discutido essa possibilidade com o governo e o Ministério da Fazenda informa, também oficialmente, que ainda não há decisão sobre o assunto. Mas o fato é que o imposto pesou no bolso de quem comprou carros em março e desencorajou quem tinha vontade de trocar de veículo.
O IPI passou para 3% em janeiro e poderá chegar a 7% em julho no caso de carros mil. Somando a obrigatoriedade do airbag e dos freios ABS, o carro 1.0 ficou mais caro, perdeu apelo e mercado. No caso dos carros de maior motorização, o imposto já está em 9% e pode ir a 11%.

Deixar o IR para a última hora pode valer a pena; saiba quando

Quem tem restituição a receber terá o valor corrigido pela taxa Selic.

Atualmente em 11%, rendimento é maior que a maioria das aplicações.
Apesar de os especialistas orientarem sempre a entrega da declaração de IR no início do prazo, há casos em que é vantagem deixar para enviar nos últimos dias. Quem tem restituição para receber e não vai precisar do dinheiro pode ter um rendimento melhor que o de outras aplicações se ficar para os lotes finais, já que o valor devido pela Receita é corrigido pela taxa Selic do período.
“Force a barra de planejar para receber a restituição porque você ganha. Em vez de receber no primeiro lote e colocar na poupança, deixe para o último entregando perto do fim do prazo”, diz Elvira de Carvalho, assessora tributária da King Contabilidade. Ela lembra, no entanto, que a estratégia não vale para quem tem mais de 60 anos ou usou a certificação digital porque essas pessoas têm prioridade em receber a restituição, não importa quando entregue a declaração.

Selic
A taxa básica de juros está em alta desde abril do ano passado e alcançou 11% ao ano na última reunião do Banco Central, no início do mês. Há expectativa de que ela continue aumentando porque a inflação não está dando sinais de queda e a Selic é usada como uma forma de tentar conter a alta dos preços.
Em 12 meses, a poupança está rendendo pouco mais de 6%, a bolsa caiu mais de 10% e os fundos de renda fixa subiram perto de 8%, segundo a Soma Investimentos. Só o dólar supera o rendimento da Selic no período, mas é uma aplicação arriscada e pouco recomendada.




Aposentados podem ter reajuste de 5,3% em 2015; veja valores

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que recebem acima do salário mínimo poderão ter um reajuste de 5,3% nos seus benefícios no ano que vem.
A previsão foi divulgada na terça-feira (15) pelo governo federal, com o envio, para o Congresso, da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que define os parâmetros para os gastos do ano seguinte.
O índice de reajuste segue previsão do governo para a inflação pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) deste ano, medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Se a estimativa do governo se confirmar, o valor máximo dos benefícios do INSS passará dos atuais R$ 4.390,24 para R$ 4.622,92.
Os aposentados vêm reivindicando, nos últimos anos, um aumento acima do índice da inflação do ano anterior; até agora, sem sucesso.







Lei de Cotas aumenta em 225% vagas para negros e indígenas

RIO - A Lei de Cotas, instituída pelo governo federal nas universidades brasileiras em 2012, já reflete, em dois anos, uma realidade completamente nova no que diz respeito à inclusão social nas instituições de ensino superior. Dados de um levantamento feito pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da UERJ mostram, por exemplo, que o número de vagas reservadas para negros, pardos e indígenas subiu 225% de 2012 para 2014. Naquele ano, quando a lei ainda não estava em vigor, havia 13.392 vagas separadas para entrada desse grupo nas universidades federais. Hoje já são 43.613 vagas reservadas. E o salto de 2013 para 2012, no ano inaugural da Lei de Cotas, foi substancial, chegando a 175%.
O estudo também mostra um grande aumento nas vagas reservadas para alunos egressos de escolas públicas e de baixa renda. Para se ter ideia, o número, há dois anos, era de 16.677 cadeiras reservadas para ingresso deste segmento. Em 2014, o total de vagas pulou para 29.813, num crescimento de 78%. Avaliando-se o universo geral da reserva de vagas - escolas públicas e baixa renda somando-se ao segmento de negros e indígenas - o crescimento geral na oferta de vagas foi de 155%.






Laranjeiras, Itabaiana e Socorro participam de Oficina de Integração e Participação Comunitária


Vários representantes de Conselhos participaram da Oficina de Integração e Participação Comunitária promovido pelo ReDes, que é um Programa para o desenvolvimento sustentável tendo o apoio da Cimesa, Instituto Votorantim e o BNDES.
Componentes dos Conselhos
O evento aconteceu em um auditório da cidade de Nossa Senhora do Socorro, nesta última quinta-feira, dia 20 de fevereiro de 2014, e foi dirigido por Aline que é consultora do projeto acompanhada por Eliane (ISES).
Sec. Adj. Manoel Messias (no meio)
O Secretário Adjunto de Meio Ambiente de Socorro, Manoel Messias, recebeu a todos os saudando em nome do titular da pasta, o secretário Manelito e do prefeito Fabio Henrique levando uma mensagem “reflexiva”, como denominou ele, “Missão do Fogo: Não deixe o fogo apagar”.
Eliane e Aline
A coordenadora do evento, Aline, já planejou em outros momentos, a realização desse evento e a vontade de levar ao encontro o jovem Roquinho – um dos principais baluartes pelo desenvolvimento da Cidade de Santa Luz, na Bahia, que ficou reconhecido nacionalmente pelos seus projetos nessa cidade especificamente no Povoado Rose.  
Roquinho - que palestrou no evento
Jose Roque, o Roquinho, se apresentou e contou sua história de vida que deu certo no interior na Bahia. Segundo ele, o primeiro passo para que uma luta venha dar certo “é se fortalecer para fortalecer o grupo”, e assim várias ações e projetos foram realizados desenvolvendo todos os setores da comunidade Rose, que chegou a ser visitada por mais de 13 países do mundo. Até a Globo correu atrás e realizou reportagem de nível nacional desse lugar. Mais informações, clique Aqui





Prefeitura de Laranjeiras realiza com segurança e absoluto sucesso Festa do Bairro Várzea

O evento foi realizado no espaço interno da Quadra de esportes local.
DECOM/PML com fotos de Evaldo Moura - Através da Secretaria Municipal de Cultura e da Coordenação de Eventos, comandada pelo secretário adjunto Evanilson Calazans (Vane), a Prefeitura de Laranjeiras realizou com absoluto sucesso a Festa de Nossa Senhora de Lourdes, Padroeira do bairro Várzea, de acordo com a tradição católica. 
Com excelente participação da comunidade e num clima de total segurança, a programação da festa foi cumprida. Com uma série de atrações musicais composta por bandas do município, os shows realizados na noite de sábado (15) e no domingo (16) pela manhã, agradaram ao público presente. 
O destacamento local da Polícia Militar, juntamente com o efetivo da Guarda Municipal destinado a trabalhar no evento e profissionais da empresa de segurança contratada pela produção da festa, objetivando reforçar a prestação do serviço, garantiu a segurança, onde não foi registrado nenhum incidente de violência.

Governo muda o tom e assume pela 1ª vez risco de faltar energia

Nota do Ministério de Minas e Energia diz, contudo, que chance de desabastecimento no País é baixa
BRASÍLIA - Pela primeira vez, o governo mudou o tom em relação aos recorrentes problemas de energia elétrica que ocorreram nos últimos meses e admitiu o risco de desabastecimento. Em extensa nota divulgada nesta quinta-feira, 13, pelo Ministério de Minas e Energia, no trecho final, em que o governo assegura a normalidade no fornecimento de eletricidade este ano, a garantia é condicionada a fatores climáticos e ao consequente comportamento dos reservatórios das hidrelétricas.
"Portanto, a não ser que ocorra uma série de vazões pior do que as já registradas, evento de baixíssima probabilidade, não são visualizadas dificuldades no suprimento de energia no país em 2014", diz o comunicado.
A nota foi divulgada durante reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). O secretário de Energia Elétrica do Ministério, Ildo Grüdtner, limitou-se a ler o comunicado, sem responder às perguntas dos jornalistas. Mais informações, clique Aqui






Tribunal de Justiça lança edital de concurso para servidor com 238 vagas

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) publicou, nesta quinta-feira (13/02), no Diário da Justiça Eletrônico, o Edital nº 1/2014, referente ao concurso para servidor do Judiciário estadual. Ao todo, são ofertadas 238 vagas e formação de cadastro reserva para cargos de Analista Judiciário (áreas Judiciária e Administrativa) e Técnico Judiciário (áreas Judiciária e Técnico-Administrativa), para Capital e Interior.
As inscrições devem ser feitas no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), de 28 de fevereiro a 19 de março deste ano. As inscrições custam R$ 60,00 (nível médio) e R$ 100,00 (superior). As pessoas que têm direito à isenção devem preencher formulário disponível no site do Cespe/Unb, no período de 28 de fevereiro a 19 de março de 2014. Mais informações, clique Aqui







Desconto da contribuição ao INSS nos salários vai mudar em fevereiro

Quando os trabalhadores começarem a receber seus salários em fevereiro, já terão o desconto das novas contribuições ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).


Na sexta-feira (10), o Ministério da Previdência Social divulgou as novas faixas salariais e as alíquotas de descontos dos salários neste ano. Com a alteração, aumentou o valor máximo do salário a ter o desconto de 8%, que passou de R$ 1.247,70 para R$ 1.317,07.

O desconto do INSS para quem ganha o teto passou de R$ 457,49 para R$ 482,93.

A nova tabela de descontos da contribuição previdenciária muda também os pagamentos dos trabalhadores autônomos e prestadores de serviços, que fazem os recolhimentos por conta própria, pelo carnê, e das empregadas domésticas.

No Estado de São Paulo, os salários das domésticas, seguem o mínimo regional, de R$ 810 neste ano. Por isso, o valor do mínimo que será descontado de seus salários para o INSS, é de R$ 64,80. A alíquota para os patrões continua a mesma, de 12% sobre o salário. Para o piso, eles recolherão R$ 97,20. 
Mais informações, clique Aqui




Advocacia, a quarta profissão menos saudável

O saite Health entrevistou integrantes de dez diferentes profissões e definiu os advogados como "pessoas que possuem índices mais elevados de estresse e depressão do que o restante da população".

Um questionário descobriu que apenas quatro entre dez advogados recomendariam a carreira para outros.

Os 60% que estão totalmente insatisfeitos são empregados de grandes corporações advocatícias no mundo inteiro e deploram que "o serviço é cobrado por hora, o que causa os dias de trabalho a serem longos e tumultuados".

O Health diz que "os advogados jovens que não se sujeitam a esse tipo inicial de carreira não têm muita autonomia, enfrentando extremas dificuldades de conseguir empregos".

No topo da pirâmide das três piores profissões estão: bombeiros e policiais (contados juntos); profissionais de escritórios; e operadores de objetos pesados e maquinários.

Mais detalhes

O saite Health reuniu profissões de cada tipo, alertando que "quando uma empresa investe no bem-estar dos funcionários, qualquer emprego pode ser positivo para a saúde.

1. Bombeiros/Policiais - Ambas as profissões possuem altos índices de ferimentos, doenças e fatalidades relacionadas ao próprio trabalho. “Mais bombeiros morrem de ataques cardíacos no trabalho do que ao entrar em um prédio pegando fogo. É imprevisível, ter que ir do 0 ao 100 em um curto espaço de tempo; você deve ficar alerta a todo momento” - observa o trabalho

2. Profissões de escritório - Muito provavelmente não enfrentam os perigos que um policial enfrentaria, mas evidências crescentes sugerem que o sedentarismo, o estilo de vida dentro dos escritórios, está entre os dez motivos que causam danos à saúde a longo prazo. Sentar o dia inteiro está relacionado com dores nas costas, lesões repetitivas por estresse, obesidade, aumento do risco de doenças cardíacas e uma longevidade encurtada – mesmo para as pessoas que arranjam tempo para se exercitar antes ou depois do trabalho. E o que você pode fazer? Faça intervalos durante o dia, levante-se, ande um pouco ao ar livre e respire fundo!

3. Trabalhos manuais - Profissões que lidam com objetos pesados e maquinários são arriscadas. O saite Health cadastrou 65.040 casos de acidentes e doenças entre os trabalhadores de estoque que movimentam materiais, um número maior do que em qualquer outra profissão. “Algumas das profissões mais tradicionalmente conhecidas como de alto risco – agricultores, pescadores, mineiros, fazendeiros – continuem sendo considerados como tal, mas agora atingem apenas pequenas porções da população" - resume o trabalho. Outra profissão manual que está no topo da lista de acidentes e doenças do Bureau of Labor Statistics são os lixeiros e garis. A pior ocupação, de acordo com o Piores Trabalhos de 2012, foram os lenhadores.

4. Advogados - Eles possuem índices mais elevados de estresse e depressão do que o restante da população. Um questionário descobriu que apenas quatro entre dez advogados recomendariam a carreira para outros. 
Mais informações, clique Aqui






Salário mínimo para suprir despesas deveria ser de R$ 2.748,22, diz Dieese

SÃO PAULO – Para que um trabalhador conseguisse suprir as despesas básicas durante janeiro de 2014, ele deveria receber um salário mínimo no valor de R$ 2.748,22, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (06) pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).
O valor necessário é 3,80 vezes o salário mínimo vigente no período, de R$ 724. Em janeiro de 2013, o valor apurado para atender às despesas de uma família era de R$ 2.674,88, ou 3,95 vezes o mínimo da época (R$ 678). Mais informações, clique Aqui





Dinheiro na mão de brasileiro é vendaval?

Escaldado do consumo excessivo dos últimos anos, o que levou à escala da inadimplência crescer no País, o brasileiro segurou mais a carteira. Pela primeira vez o principal destino da segunda parcela do 13° salário foi a poupança. É o que revela uma pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em parceria com o Instituto Ipsos. A enquete ouviu mil pessoas em 70 cidades entre 19 de novembro e 1° de dezembro, e revela que um quarto dos brasileiros (24,5%) usou os recursos da primeira parcela para quitar as dívidas - em 2012, a parcela foi de 32,6%. Esse é o menor balanço registrado em cinco anos para o destino do salário extra.
“O resultado nos surpreendeu. Desde 2009, quando a pesquisa começou a ser realizada pela associação, o principal uso da primeira parcela do 13° era quitar as dívidas, houve forte retração na intenção este ano”, afirma o economista da ACSP, Emílio Alfieri, ao comentar a pesquisa encomendada pela entidade. De 2010 a 2012, 32,6% dos entrevistados declararam que quitariam as dívidas com esse dinheiro, o gasto com presentes também ocupou espaço no pódio.
O economista diz ainda que há muitas incertezas em relação à economia em 2014, e isso pode ter afetado a confiança do consumidor e ampliado o “desconfiometro”.
“Se essa intenção se confirmar, a poupança poderá bater novo recorde de captação. Em novembro, isso já ocorreu.”
O recuo do 13° para o pagamento de dívidas é mais uma forte evidência, segundo Alfieri, de que a inadimplência está em queda. Em outubro do ano passado, a inadimplência líquida apurada pela associação comercial fechou em 5,1%, em comparação a 5,5% em outubro de 2012. O indicador considera o saldo entre as dívidas não pagas e renegociadas do mês em relação às vendas de três meses anteriores.
A queda do calote é atribuída ao grande número de campanhas de renegociação de dívidas que circulou no fim de 2013. No passado recente, os feirões para o consumidor limpar o nome ocorriam a partir do segundo semestre. Mais informações, Clique Aqui







Inmetro divulga lista dos carros mais econômicos à venda no Brasil

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou a lista dos carros mais econômicos de 2014. Na categoria dos subcompactos, o veículo considerado mais econômico para rodar na cidade foi o Renault Clio 1.0. Com consumo médio de 9,5 quilômetros por litro de etanol e 14,3 quilômetros por litro de gasolina, o modelo básico — sem ar-condicionado e direção hidráulica — superou os concorrentes da mesma categoria. Mais informações, clique Aqui: INMETRO divulga lista de carros

 

 


Caixa derruba juros do consignado do INSS

Promoção vale para todos os aposentados e também os pensionistas que abrirem conta no banco
Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que fizerem empréstimo consignado no banco terão taxas de juros 8,8% menores. Até o dia 7 de fevereiro, a taxa será de 1,55% ao mês, nas operações de 60 meses. Atualmente o banco cobra 1,7%. 
Num empréstimo de R$ 1 mil, por exemplo, o valor da prestação, que é de R$ 26,72 com taxa de 1,70% , sairia por de R$ 25,72 com a taxa de 1,55% ao mês. Com a redução, o aposentado vai pagar o equivalente a 2,3 prestações a menos.
O teto legal para a taxa de juros dos empréstimos com desconto na folha do INSS continua em 2,14%, desde maio de 2012, apesar da insistência das entidades de aposentados em reivindicar a redução das taxas ou juros zero para a categoria. Com a taxa de 2,14%, o aposentado que faz um empréstimo de R$ 1 mil em 60 meses paga R$ 785 só de juros. Pela taxa reduzida da Caixa, o valor total dos juros é de R$ 543,20. Ou seja, R$ 241,80 a menos.

 

 

Facebook dá R$ 80 mil a brasileiro por achar falha, maior recompensa já paga


O engenheiro Reginaldo José da Silva Filho, 27, de São José dos Campos (SP), recebeu US$ 33,5 mil (cerca de R$ 80 mil) por ter descoberto e relatado uma brecha de segurança no Facebook, anunciou a rede social na noite de anteontem.
É o maior valor pago pela empresa por meio do programa Bug Bounty, de recompensa a quem denuncia falhas desconhecidas. O erro permitia invadir e controlar o servidor e ver dados privados.
Nascido em Uberaba (MG), Silva formou-se em engenharia da computação no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e já havia ganho recompensas por achados em serviços como os do Google, empresa que lista Silva no "hall da fama" de denúncia de bugs da empresa.
Segundo ele, o montante recebido é "muitíssimo acima da média" para os programas de recompensa de empresas. "Ninguém, até agora, havia encontrado uma falha tão grave no Facebook", disse à Folhapor e-mail.
A companhia informou que chegou ao valor depois de fazer uma média entre os números recomendados pelo seu time de administradores.
Em resposta, alguns dos usuários na rede classificaram a recompensa como baixa demais, por causa do potencial dano que a falha poderia causar se fosse explorada por um hacker.
O erro foi inicialmente relatado no dia 19 de novembro do ano passado. Após várias mensagens de e-mail e um período de testes, o Facebook respondeu no dia 30 de dezembro, atestando a gravidade do problema e anunciando seu pagamento.
Silva diz que, por mais que gigantes da internet invistam milhões em times com centenas de engenheiros, sempre há erros.

 

 

4,7 milhões de segurados do INSS devem se recadastrar

No país, 4,7 milhões de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ainda precisam fazer o recadastramento de suas senhas de recebimento do benefício previdenciário.

O prazo acaba no dia 28 de fevereiro.
Para fazer a chamada "prova de vida", o segurado terá que comparecer ao banco em que recebe o benefício com os documentos pessoais. Alguns exigem também um comprovante de residência.
De acordo com o INSS, 26,1 milhões de beneficiários já atualizaram seus dados em uma agência bancária. Quem não consegue ir pessoalmente ao banco deve nomear um procurador. Para isso, será preciso cadastrar o representante na agência em que o segurado recebe o benefício. É necessário apresentar a procuração registrada em cartório e um atestado médico que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário. 
Mais informações, clique Aqui



A partir de hoje, produto com preço diferente na gôndola e no caixa sairá de graça nos supermercados

Para a medida valer, cliente deve identificar a divergência antes de fechar a compra

RIO - A partir de hoje, o consumidor que encontrar valores divergentes entre o preço anunciado na gôndola e o registrado no caixa de mais de 300 supermercados do Estado do Rio poderá levar o produto de graça. Batizada de “De olho no Preço”, a campanha é resultado de um termo de compromisso firmado entre a Defensoria Pública do Rio, os órgãos do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor e das associações estadual e brasileira de supermercados (Asserj e Abras).
- Quando fazemos uma mudança de preço no sistema, às vezes, por falha de um funcionário, o preço na gôndola demora a ser atualizado, e aí acontece o erro. O consumidor que estiver atento e verificar a diferença ao passar os produtos no caixa será gratificado com a gratuidade - ressalta Aylton Fornari, presidente da Asserj. 





Conta inativa pode ser encerrada por banco após seis meses sem uso

Após o fechamento, contudo, o saldo deverá ficar disponível para recuperação por 25 anos
O encerramento de mais de 500 mil contas correntes pela Caixa Econômica Federal em 2012, noticiado pela revista Isto É, levantou várias perguntas; entre elas, a de quando um banco pode encerrar uma conta inativa. Segundo o Procon-SP e a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), o procedimento pode ser feito em contas sem movimentação há seis meses, desde que o correntista seja informado várias vezes.
Segundo guia de orientação produzido por Procon-SP e Febraban, ao verificar que a conta está inativa por 90 dias, o banco deve emitir um aviso ao correntista sobre essa situação e informar que a tarifa de manutenção permanece sendo cobrada.
É nessa hora também que o banco deve informar pela primeira vez que, caso a conta permaneça inativa por seis meses, ela poderá ser encerrada.







Laranjeiras na noite de ontem, domingo dia 12 de janeiro de 2014 se transformou em um complexo de desespero debaixo de tiroteio

Numa noite linda, milhares de pessoas curtindo suas bandas quando surgiram pessoas atirando e a multidão sem saber o que estava acontecendo saíram correndo por tudo que era lado. Teve pessoas que pularam no rio uma altura de mais de três metros, outras subiram no palco dos cantores, outros invadiam os quiosques e o alvoroço foi grande.
Foi o que aconteceu no XXXIX Encontro Cultural de Laranjeiras em seu último dia de festa durante os sete dias, que o evento termina diante de lamentações, prantos, choros e ruídos de pessoas gritando por todo lado. Nunca se viu isso em Laranjeiras e no facebook é o maior comentário. Há comentários de que a culpa é da administração, que a culpa é do secretário de cultura, que a culpa é da segurança mas esquecem que a culpa está centrada em quem cometeu a atrocidade. São elementos que se cruzaram e não gostando um do outro começaram a atirar entre eles e a multidão que não tinha culpa nenhuma quase perde nessa questão. Outros dizem que os tiros foram para atingir a Banda Parangolé e enfim, seja qual for o motivo, que os delinquentes sejam pegos, presos e paguem pelos danos causados.

Inep divulga resultado individual do Enem 2013. Saiba o seu resultado e faça uma consulta prévia por município, curso e instituição

Para acessar notas, candidatos precisam ter em mãos o CPF e a senha; inscrições do Sisu começam na segunda
Quem participou da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas foram aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro, já podem conferir as notas obtidas. 
Os resultados estão disponíveis no site no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para acessar o portal, os candidatos precisam ter em mãos o CPF e a senha de cadastro (a mesma usada para se inscrever no exame).

A partir da próxima segunda (6), estarão abertas as inscrições para o Sisu (sistema de Seleção Unificada),  pelo qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. O prazo para as inscrições termina na sexta, dia 10.

Carlos Alberto irá palestrar no III Festival da Juventude que acontecerá no Auditório da Universidade Federal de Sergipe - UFS, campus em Laranjeiras, dia 08 de janeiro de 2014

No dia 08 de janeiro de 2014, no Auditório da UFS em Laranjeiras, estará acontecendo o III Festival da Juventude com o tema "Movimento Estudantil no Século XXI". Esse evento tem uma programação voltada para fins de interesse de estudantes secundaristas como universitários bem como todos aqueles que desejem conhecer melhor o trabalho da UMES - cujo presidente é o Victor Viktor Soares. Toda programação está marcada para as 14 horas se prolongando até as 17 horas, e vai ter Apresentação Artística Cultural, Exclamação dos Membros da Mesa, Peça Teatral e Palestra sobre o Movimento Estudantil com Carlos Alberto. 
O presidente da entidade está convidando a todos para desse evento participar. Veja a biografia Carlos Alberto que fará a palestra sobre o tema 'Movimento Estudantil no Século XXI', que acontecerá no dia 08 de janeiro de 2013, uma Quarta-feira, no Auditório da Universidade Federal de Sergipe - UFS, em época do XXXIX Encontro Cultural de Laranjeiras.Mais informações, clique AQUI

Jornalista Ariosvaldo Sizino Franco foi sepultado na tarde de ontem, dia 02/01/14, diante de pessoas amigas e simpatizantes

Ari como era mais conhecido, faleceu na manhã do dia 02/01, e foi sepultado as 17:30 diante de várias pessoas amigas e simpatizantes. Antes mesmo de sair da sua casa, o advogado e membro da Academia Sergipana de Imprensa, Carlos Alberto Garcia Leite, levou uma palavra de incentivo e de conforto para a família levando o nome do jornalista como Capitão do Exercito, autorizado pelo comando do 28º Batalhão de Caçadores de Sergipe. 
Em suas palavras, fez uma pequena biografia do jornalista quando assim militou com ele há muitos anos desde quando militares no Rio de Janeiro e que fazia parte do seu jornal O LIBERAL há mais de 16 anos. No momento em que saudava colocou a bandeira do Brasil sob o caixão perante a família e, principalmente sua mãe dona Valdete. 
O vereador José Carlos Sizino Franco, também seu irmão, consentiu e puderam compartilhar esse momento difícil para todos.

Programação Completa do XXXIX Encontro Cultural de Laranjeiras

O Maior Encontro Cultural de todos os tempos tem somado pessoas de todo o mundo. A festa tem crescido a cada ano trazendo excelentes resultados para a cultura e o turismo da cidade. São sete dias de festa que em cada dia, e em cada lugar de sua programação existe uma ou centena de pessoas mostrando alí a sua cultura. A cultura do Sul, do Suldeste, do Norte e Nordeste, do Leste e Oeste de todo país.
Nestes dias são agregados valores culturais da terra e mostras histórias nacionais sem falar nos artistas que se apresentam durante todo o evento. São músicos, cantores e bandas da terra, do estado e do país engrandecendo toda festividade do XXXIX Encontro Cultural de Laranjeiras. 




Diretoria da Comissão Permanente Representativa dos Guardas Municipal de Laranjeiras, CPR-GML, já foi constituída e reconhecida

Eles estiveram em reunião com o Secretário-adjunto Gilberto Madureira em seu gabinete
Comissão visita o Secretário Adjunto da Guarda - Na manhã do dia 23(segunda-feira) de dezembro de 2013, a comissão permanente representativa dos guardas municipal de Laranjeiras(CPRGML), esteve no gabinete do secretario-adjunto de segurança pública municipal o senhor Gilberto Madureira, para apresentar a primeira diretoria eleita, que foi recebida  e reconhecida pelo mesmo.
Presentes à Reunião - Também estava presente nesta reunião o diretor da guarda municipal GM José Roberto e o secretário de gabinete o GM Djalma. Na reunião foi apresentado os diretores da CPRGML: GM Josevaldo, GM Jailton, GM Alexsandro e o GM Rosivaldo.
Da Reivindicação - A comissão apresentou ao secretario a reivindicação da categoria que é a retirada do fardamento camuflado similar o que o GATI usam que estava causando constrangimentos para a categoria, o secretario-adjunto Gilberto Madureira entendeu os transtorno sofrido pelos guardas municipal por parte deste fardamento e que nos afirmou a retirada do mesmo. Será mudado para a cor azul. Disse-nos ainda: que já mandou tingir os novos fardamentos com a cor azul-marinho, só está dependendo do fabricante do fardamento para nos entregar com a nova cor. Disse ele: assim que o fabricante fazer um modelo, eu apresentarei a vocês para apreciação da categoria. Logo os diretores unanimem aceitaram este acordo.

 

 

Notícias do XXXIX Encontro Cultural de Laranjeiras 

Prefeitura confirma programação artística do XXXIX Encontro Cultural de Laranjeiras
Já estão confirmados diversos grupos folclóricos de todo estado de Sergipe e de outros estados brasileiros, além dos grupos folclóricos locais. Os shows na Praça de Eventos serão realizados nos dias 10, 11 e 12/01 (sexta, sábado e domingo), com grandes atrações 
 
T.Dantas / DECOM-PML - A Prefeitura de Laranjeiras, através da secretaria municipal de Cultura, divulgou oficialmente a programação artística (Praça de Eventos) do 39º Encontro Cultural, que terá início no próximo dia 06 de janeiro e prossegue até o dia 12. 
Serão sete dias com atrações nos diversos circuitos, com teatro, dança, cortejo de mais de 100 grupos folclóricos, exposições, oficinas e shows musicais com artistas locais e nacionais. Este é considerado o maior encontro de cultura popular do Brasil. 
Os shows na Praça de Eventos serão realizados nos dias 10, 11 e 12/01 (sexta, sábado e domingo), com grandes atrações, entre elas: Calcinha Preta, Margareth Menezes, Geraldo Azevedo, Leo Santana e Parangolé, Pablo, Banda 8794, Saulo entre outras, que prometem lotar o espaço durante as três noites.
Na avaliação do secretário municipal de Cultura, Irineu Fontes, esta edição do encontro cultural promete ser ainda melhor do que em 2013. "A cada ano, a equipe de governo do prefeito Juca de Bala trabalha para fazer um encontro melhor, com novidades e bandas que animam o público até a madrugada. Durante os sete dias de festa, temos atrações para os diversos públicos; aqueles que vem apreciar a cultura, outros que gostam de assistir aos shows na praça de eventos e há quem aprecie as atrações do dia e da noite", destacou Irineu Fontes.
Toda uma estrutura está sendo preparada para receber os milhares de visitantes que lotam as ruas de Laranjeiras nesse período. Uma das principais preocupações da prefeitura é com a segurança dos moradores e turistas. “Tudo está sendo montado com total atenção para que, a exemplo do primeiro Encontro que realizamos no começo de 2013, esse também seja revestido de sucesso de crítica e público”, enfatizou o prefeito Juca de Bala. 
Confira a programação da Praça de Eventos:
SEXTA DIA 10/01/14
GERALDO AZEVEDO, das 22h às 23:30h
MAX E GABRIEL, das 23:30h às 01h
MARGARETH MENEZES, das 01h às 02:30h
PABLO, das 02:30h às 04h
SABADO DIA 11/01/14
BANDA SEEWAY, das 22h às 23:30h
CAVALEIROS DO FORRÓ, das 23:30h às 01h
SAULO E BANDA, das 01h às 02:30h
BANDA 8794, das 02:30h às 04h
DOMINGO DIA 12/01/14
ROJÃO DIFERENTE, das 21h às 22:30h
CALCINHA PRETA, das 22:30h às 00h
REVELAÇÃO, das 00h às 01:30h
LEO SANTANA E PARANGOLE, das 01:30h às 03h

 

 

Pesquisa mostra as melhores cores para usar em entrevista de emprego

Estar bem vestido em uma entrevista de emprego é essencial para causar uma boa impressão nos recrutadores. Mas, além das peças, as cores de roupa podem dizer muito sobre um candidato.
Segundo uma pesquisa da empresa Harris Interactive, realizada com 2.099 profissionais de recrutamento e recursos humanos dos Estados Unidos, as cores azul (23%) e preto (15%) são as mais recomendadas para a ocasião.
Laranja está no topo da lista das piores cores (25%), e é a cor mais relacionada a pessoas que não são profissionais.
"Vemos isso nas roupas que usamos no dia a dia ou nas vitrines de lojas de roupas sociais: usamos sempre o azul, o preto ou cinza. Os homens ainda podem brincar mais com as gravatas", afirma Jorge Martins, gerente da divisão de marketing e vendas da recrutadora Robert Half.
Segundo ele, vestir-se para uma entrevista pede um estudo sobre a cultura da empresa. "Empresas de algumas áreas, como criatividade, esportes e internet aceitam roupas mais despojadas."
"Para homens, a roupa ideal para uma entrevista geralmente é um terno azul, preto ou cinza, com uma camisa branca e uma gravata puxando para o vermelho escuro", diz.

 

PF publica edital com 566 vagas na área administrativa

A Polícia Federal liberou o edital contendo 566 vagas e formação de cadastro reserva na área administrativa, e que pode ser conferido nos anexos. Do total de chances, 5% são para pessoas com deficiência.
As oportunidades estão espalhadas por todos os Estados do Brasil o Distrito Federal, divididas entre o nível médio e o superior, com jornadas semanais de trabalho de 40 horas.
Para o primeiro são ofertados 534 empregos de agente administrativo. As remunerações mensais são de R$ 3.316,77. No valor estão R$ 2.043,17 de vencimento básico e gratificação de desempenho de R$ 1.273,60. Porém, a gratificação pode alcançar os R$ 1.592,00.

 

 

CMDL-ReDes de Laranjeiras se reúne e mostra documentos oficiais para os presentes

CMDL-ReDes de Laranjeiras se reúne e mostra documentos oficiais para os presentes
O Conselho Municipal de Desenvolvimento do Programa Redes de Laranjeiras, CMDL-ReDes, realizou na manhã desta quinta-feira, 21/11, uma reunião com o objetivo de apresentar sua nova diretoria bem como os documentos que se encontram já registrados. Segundo Manoel Carlos – presidente, o cartório modificou a forma de registro de documentos de associação e com isso dificultou mais os trabalhos por primeiro ter que reconhecer firma de todos da diretoria e depois autenticação de cada documento para se chegar ao registro final que é no Cartório de Ofícios de Registro e Título de Documentos. Após essa tarefa toda documentação já se encontra apta e o passo seguinte é trabalhar e abrir o CNPJ.
A reunião pública contou com a participação de mais de trinta pessoas entre elas representantes de associações e de instituições a exemplo de Alan Kardec – representando o Mova Brasil, Milton – representando o IFS, a Flora – representando o Instituto Votorantim de São Paulo, Ana Angélica – representando a Cimesa, Aline do Programa Redes entre outros.
Depois de passar para os presentes essa parte burocrática do registro de documentos, foi aberta oportunidades e o representante do IFS, o engenheiro de pesca o Sr. Milton, apresentou as ações desenvolvidas do projeto pesqueiro em Laranjeiras. 
Ele falou da necessidade de se criar redes de comercialização do pescado e fortalecer o associativismo que possa melhorar o pescado em Laranjeiras. Ele apresentou um cronograma detalhando cada tarefa que já foi e que será executada a exemplo do Comitê Gestor para acompanhamento das atividades do projeto do pescado implantado com abrangência nos povoados de Pedra Branca, Cedro, Mussuca e Bom Jesus. Esse projeto vai gerar renda para os trabalhadores da pesca. Com isso garantirá um melhor preço de comercialização que os atravessadores locais.






Situação financeira dos municípios será tema de debate hoje na Câmara

Quem quiser pode participar do debate enviando perguntas pela internet ou pelo telefone 0800 619 619.

O Plenário da Câmara dos Deputados realiza daqui a pouco uma comissão geral para debater a crise financeira dos municípios. No mês passado, os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros, receberam um documento com reivindicações do movimento SOS Municípios, incluindo a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que aumenta os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Tramitando no Senado como PEC 39/13, a proposta aumenta de 23,5% para 25,5% a participação do FPM na distribuição da arrecadação do governo federal com o Imposto de Renda e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Participe do debate sobre a situação financeira da sua cidade enviando perguntas e comentários pelo Disque Câmara (0800 619 619) e pelo portal e-Democracia.

Reclamações
Os prefeitos reclamam que os repasses com base no FPM têm diminuído por causa das desonerações feitas pelo Executivo nos tributos que compõem esse fundo (imposto de renda e imposto sobre produtos industrializados). Outra crítica se refere à aprovação de projetos que implicam aumento de despesas dos municípios sem previsão de compensação.
O SOS Municípios, que tem apoio da Confederação Nacional dos Municípios, afirma que esses dois fatores resultaram na redução da receita do FPM em R$ 6,9 bilhões. A aprovação da PEC 39/13, na visão do movimento, reduziria “o grave desequilíbrio na repartição dos impostos que atinge diretamente as prefeituras”.
De acordo com o autor do requerimento para a realização do debate de hoje, deputado Fábio Faria (PSD-RN), as prefeituras estão em situação tão crítica que muitas delas simplesmente paralisaram suas atividades no meio do ano em protesto contra os parcos recursos recebidos do FPM.
“O diagnóstico da crise financeira vivenciada pelas prefeituras do Rio Grande do Norte parece ser a realidade da grande maioria dos municípios brasileiros”, afirma Fábio Faria, que participou da reunião do SOS Municípios com os presidentes da Câmara e do Senado, ocorrida em Natal. “Essa situação é preocupante, exigindo uma ação por parte do Congresso Nacional.”

Agentes de saúde
O deputado explicou que os prefeitos querem que, quando a Câmara dos Deputados aprovar aumento de custos, repasse não só os custos, mas também os encargos para a União. Essa discussão se coloca, por exemplo, no caso do piso salarial dos agentes de saúde. A União concorda em pagar o piso, mas quer que os municípios paguem os encargos trabalhistas e sociais devidos aos trabalhadores, o que os prefeitos dizem que é impossível. "Tem que gerar um equilíbrio entre governo e município. Essa discussão que nós queremos levar. A Câmara dos Deputados pode ser parceira nesses projetos."
O movimento também pede o adiamento da votação justamente desse projeto dos agentes de saúde (PL 7495/06). A proposta está na pauta do Plenário da Câmara desta semana, mas os prefeitos pedem adequações no texto para “minimizar o impacto que a sua aprovação implicará nas contas dos municípios”.
Íntegra da proposta:


 

Fabiano Rocha sai do Movimento Estudantil e funda a Associação de Desenvolvimento Comunitário e Social da Invasão do Povoado Bom Jesus


Depois de grandes lutas no movimento estudantil, Fabiano Rocha agora vai lhe dar com associação de moradores. Ele juntamente com a comunidade da invasão do Povoado Bom Jesus fundaram uma associação, tem em que no mesmo dia tomaram a devida posse. 



Na posse um coquetel foi preparado e servido. Representantes de associações foram convidados a exemplo de Carlos Alberto e Dermival onde também manifestaram o apoio à nova associação. Fabiano disse que o objetivo dessa entidade é lutar pela invasão principalmente, mas que trabalhará projetos para a comunidade de todo povoado. 





Eles foram eleitos e empossados no dia 05 de outubro e a diretoria está formada por: Presidente Fabiano Rocha Costa, Vice-Presidente José Raimundo Tavares dos Santos, Primeira Secretária Renata Ramos Santos. Segunda Secretária Elis Rejane Jesus Oliveira, Primeira Tesoureira Neide Alves dos Santos, Segundo Tesoureiro: Erivaldo dos Santos Oliveira. No Conselho  Fiscal foram eleitos também os moradores: 1. João Vieira dos Santos, 2. Edenilson Pinheiro da Silva e 3. Felício Andrade Neto. Parabéns a toda diretoria
Veja as demais fotos abaixo:



























A nova revelação da música, Manu canta e encanta a todos os ouvintes

Manuela íris, nascida na cidade de Laranjeiras no dia 27 de novembro de 1991, filha de Maria Alzenir e Cicero Pereira, passou a se interessar por músicas desde pequena e despertou nela o prazer de cantar expressando seus sentimentos através de canções.
Sempre elogiada pela bela voz, percebeu que era o que gostava de fazer: cantar, homenageando a todos que assistiam. Apaixonada pela música decidiu seguir carreira, tendo como nome artístico Manu, como é conhecida por todos.

Manu foi homenageada pelo 6º Encontro de Radialistas e Amigos de Laranjeiras, que ocorreu no dia 27/06, recebendo o certificado de Melhor Cantora Laranjeirense.
Ela está se apresentando na Churrascaria e Pizzaria Tem de Tudo, em frente ao Posto Flecha, nos finais de semanas.
“Eu não escolhi a música, a música me escolheu”, fala Manu, um símbolo dos novos talentos da música de Laranjeiras.


Crianças dos povoados Gameleiro, Pedra Branca e Várzea recebem presentes por solidariedade da jovem Renata Leite

No domingo, 19/10, foi realizado uma festa beneficente às crianças dos povoados Gameleiro, Pedra Branca e Várzea. 
A jovem Renata Leite, idealizadora do evento, correu atrás de presentes e consegui vários brinquedos bem como outros tipos de brincadeiras para as crianças a exemplo do pula-pula oferecido por Vane – Secretário Adjunto de Cultura. 
Foram mais de 30 patrocinadores e as crianças que receberam os presentes ficaram agradecidas bem como seus pais.

O evento central aconteceu no Gameleiro, mas as crianças dos outros locais que não puderam ir, receberam os presentes em casa. Ela deixou em cada igreja que congrega uma certa quantia de presente para quem não foi.


















Patrocinadores: Professor Geraldo, Panificação Shallon, Didi das Flores, Genaro Menezes, Laurice do Material de Construção, Antônio Fernandes, Tiziu Material de Construção, Guilerme, Noelza, Eladir da Educação, ótica Nova Visão, Funerária de Laranjeiras, Shopping da Moda, Reinaldo da Educação, Farmácia Divina Misericordia, Bar e Restaurante Dinho, Marcia do Ouro, Lan House Cyber, Mercearia Itabaiana Denize Fontes, Flankele casa do peão, Suzana Butique, Marcearia do Nelsinio à Rua de Vitória, Celania Cabelereira, Ponto da Carne M e R, Farmácia de Emerson, Mercearia e Panificação Itabaiana, Mercearia da Maria, Mercearia Linhares, Mercearia Itabaiana de Flávio, Panificação e Mercearia L e L Ponto da Aurea, Nanda Variedades, Banca de Revista Elshadai, Marcearia e Frutaria Itabaiana, Cantinho da Beleza de Laucene, Alguns Amigos Anonimos, Dourinha Cabeleireira, Centro de Beleza Transforme, Loja Penote Infanto Juvenil, Paulo Madureira e Vane – secretário adjunto de cultura.



No domingo, 19/10, foi realizado uma festa beneficente às crianças dos povoados Gameleiro, Pedra Branca e Várzea. 
A jovem Renata Leite, idealizadora do evento, correu atrás de presentes e consegui vários brinquedos bem como outros tipos de brincadeiras para as crianças a exemplo do pula-pula oferecido por Vane – Secretário Adjunto de Cultura. 
Foram mais de 30 patrocinadores e as crianças que receberam os presentes ficaram agradecidas bem como seus pais.

O evento central aconteceu no Gameleiro, mas as crianças dos outros locais que não puderam ir, receberam os presentes em casa. Ela deixou em cada igreja que congrega uma certa quantia de presente para quem não foi.



















Patrocinadores: Professor Geraldo, Panificação Shallon, Didi das Flores, Genaro Menezes, Laurice do Material de Construção, Antônio Fernandes, Tiziu Material de Construção, Guilerme, Noelza, Eladir da Educação, ótica Nova Visão, Funerária de Laranjeiras, Shopping da Moda, Reinaldo da Educação, Farmácia Divina Misericordia, Bar e Restaurante Dinho, Marcia do Ouro, Lan House Cyber, Mercearia Itabaiana Denize Fontes, Flankele casa do peão, Suzana Butique, Marcearia do Nelsinio à Rua de Vitória, Celania Cabelereira, Ponto da Carne M e R, Farmácia de Emerson, Mercearia e Panificação Itabaiana, Mercearia da Maria, Mercearia Linhares, Mercearia Itabaiana de Flávio, Panificação e Mercearia L e L Ponto da Aurea, Nanda Variedades, Banca de Revista Elshadai, Marcearia e Frutaria Itabaiana, Cantinho da Beleza de Laucene, Alguns Amigos Anonimos, Dourinha Cabeleireira, Centro de Beleza Transforme, Loja Penote Infanto Juvenil, Paulo Madureira e Vane – secretário adjunto de cultura.